Data

31 Outubro 2023 - 31 Outubro 2023

Horário

19:00 - 20:30

Local

Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20020-010, Rio de Janeiro - Brasil

Formato

Presencial

Escrito de forma colaborativa por um time diverso, "Extra Bold" aborda questões práticas, históricas e conceituais do mercado de design relacionadas à inclusão e ao respeito à diversidade.

 

Ana Cotta estará presencialmente no IED Rio para receber em transmissão via zoom Ellen Lupton e Kaleena Sales para falar sobre o lançamento do livro “Extra Bold, um guia feminista, inclusivo, antirracista e não binário para designers”, escrito por Ellen Lupton, Farah Kafei, Jannifer Tobias, Josh A. Halstead, Kaleena Sales, Leslie Xia e Valentina Vergara.

Essa edição do IED Parla para o Lançamento do Livro "Extra Bold" será em inglês.

LIVRO "EXTRA BOLD"

Escrito de forma colaborativa por um time diverso de autôries, Extra Bold aborda questões práticas, históricas e conceituais do mercado de design relacionadas à inclusão e ao respeito à diversidade. Metade livro e metade gibi, zine, manifesto e guia de sobrevivência, o livro é repleto de vozes e histórias que não aparecem em outros livros sobre carreiras ou compêndios de design. Ele começa com ensaios que conectam o design ao feminismo, ao antirracismo, à inclusão de pessoas com deficiência e ao pensamento não binário. Histórias resumidas abrem o cânone do design a pessoas e práticas negligenciadas. Entrevistas, tipos de letra e projetos criados por dezenas de colaboradôries apresentam múltiplos pontos de vista, moldados por diferentes capacidades, identidades de gênero e origens raciais e étnicas. Útil e instrutivo, Extrabold explora as estruturas de poder e como transitar por elas. Entrevistas apresentam pessoas em diferentes estágios de suas carreiras, e esboços biográficos revelam a vida e a obra de figuras criativas marginalizadas pelo sexismo, pelo racismo, pelo capacitismo e por outros sistemas de exclusão. As ilustrações de Jennifer Tobias trazem calor e profundidade narrativa a cada capítulo. Sobre os autores: Ellen Lupton é designer gráfica, professora e curadora de design contemporâneo no Cooper-Hewitt National Design Museum em Nova York. Autora de Pensar com tipos e O design como storytelling, também publicados pela Olhares. Jennifer Tobias é professora universitária e ilustradora; Josh A. Halstead é ativista do design para pessoas com deficiência; Kaleena Sales é ilustradora e professora de design; Farah Kafei, Leslie Xia e Valentina Vergara são designers.

Participação

ELLEN LUPTON | @ellenlupton
Ellen Lupton is a designer, writer, and educator. She has authored and co-authored numerous books about graphic design, including Thinking with Type, Design Is Storytelling, Graphic Design Thinking, and Health Design Thinking. She is co-author of Extra Bold: A Feminist, Inclusive, Anti-Racist, Nonbinary Field Guide for Graphic Designers, with Kaleena Sales and five other authors. Ellen teaches in the Graphic Design MFA program at Maryland Institute College of Art in Baltimore (MICA), where she proudly serves as the Betty Cooke and William O. Steinmetz Design Chair. She is Curator Emerita at Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum in New York City, where her exhibitions included Herbert Bayer: Bauhaus Master and The Senses: Design Beyond Vision. 

KALEENA SALES | @kaleenasales
Kaleena Sales is an Associate Professor of Graphic Design and Chair of the Department of Art and Design at Tennessee State University, an HBCU (Historically Black College or University) in Nashville, TN. Her research and writing are rooted in racial justice and equity, with a specific focus on the ways culture informs aesthetics. Kaleena is co-author of the book, Extra-Bold: A Feminist, Inclusive, Anti-Racist, Non-Binary Field Guild for Graphic Designers, alongside Ellen Lupton, and five other diverse designers. Through her service on AIGA's Design Educators Community Steering Committee, Kaleena advocated for a more inclusive view of design history through her Beyond the Bauhaus writing series, which served as inspiration for her new book, Centered: People and Ideas Diversifying Design.

ANA COTTA | @anacotta
Ana Cotta é estrategista, consultora e professora. Acredita em novas estratégias para novos tempos, com entregas simples, conteúdo acessível e processo sempre criativo, simplificando o Branding para torná-lo real.  Sua formação em Design e especialização em Marketing e Negócios, aliadas à paixão pelos símbolos, os novos significados e a inovação, lhe dão a habilidade de unir o pensamento lógico com o criativo. De ler, coletar dados, conectar com insights de comportamentos humanos e transformar em estratégias fáceis de se entender e implementar, que sejam atemporais e relevantes para pessoas e negócios. Com mais de 25 anos de experiência, Ana atuou em centenas de reposicionamentos e construções de marcas e estratégias. Em seu portfolio, tem marcas como Globo News, Infoglobo, Ipiranga, Oi, Metrô Rio, Trussardi, Estação Primeira de Mangueira, Bondinho Pão de Açúcar, Construtora Direcional, Austral Seguros, Sonho dos Pés, Reserva e Ibeu.  É parceira estratégica de empresas e agências de branding, mentora de pequenas marcas, palestrante, professora, idealizadora e coordenadora da pós-graduação de Branding do Istituto Europeo di Design (IED).

NATHÁLIA BASIL | @‌nathbasil

Nathália Basil é pesquisadora no campo dos estudos do discurso. Mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET/RJ, com a pesquisa Diversidade da Porta pra Dentro: Uma Análise da Percepção de Profissionais Negros e Negras sobre as Ações de ESG em seus Ambientes de Trabalho - premiada no Concurso Internacional de Tesis de Postgrado Maestria y Doctorado, Premio Anamaría Harvey 2023, da ALED (Associação Latino Americana de Estudos do Discurso) - possui pós em Branding pelo Istituto Europeo di Design. Idealizadora do perfil @‌rebobinese, onde propõe ao público repensar ideias e atitudes, a partir de um lugar de empatia, já assinou a comunicação de eventos como Arte Core e Open Air Brasil. Falando sobre diversidade e inclusão, ministrou palestras e cursos para empresas e instituições como Nielsen, Coca-Cola, QConcursos, IED-Rio e Rio de Negócios.