Festival GIF | ORIGANIMATION: Animação com Origamis, com Fábio Yamaji

Data

28 Outubro 2023

Horário

15:00 - 17:00

Local

R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001, São Paulo - Brasil

Formato

Presencial

Inscreva-se e dê vida a figuras tridimensionais de papel através da animação quadro a quadro.

A 7ª edição do Festival GIF está chegando. No dia 28 de outubro, o Festival de Interações Gráficas, Design e Comunicação ocupa o IED com o tema "Design e experiências lúdicas", e vai explorar a ludicidade através das narrativas visuais dos jogos, ilustrações, HQs e experiências imersivas.

O objetivo deste workshop é unir o stop motion com uma arte ainda mais antiga: o Origami (dobradura de papel), surgido no Japão há mais de 300 anos. Serão produzidos pequenos vídeos onde figuras tridimensionais de papel ganharão vida através da animação quadro a quadro, usando o smartphone do participante.

Participação:

Fábio Yamaji (@fabioyamaji): Atua há 25 anos como animador, fotógrafo, diretor de filmes, montador e ilustrador. Realizou cerca de 250 trabalhos audiovisuais, entre curtas, longas, comerciais, séries, institucionais, vinhetas e clipes. Foi premiado três vezes no Anima Mundi e teve sete trabalhos em competição no Festival de Animação de Annecy na França. Escreveu quatro livros didáticos sobre animação para a LEGO Education. Dirigiu os curtas “O DIVINO, DE REPENTE” e “PONTOS DE VISTA”, entre outros, que acumulam juntos 38 prêmios. Professor de Animação em instituições como IED, Mackenzie, Escola Carlitos e Anhembi Morumbi (pós-graduação), também é cofundador da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Especialista em Stop Motion e Animação Experimental, palestrou em eventos como Campus Party, Anima Mundi, Anima Fórum, Cinemateca Brasileira e Pecha Kucha. Faz arte urbana com origamis. Intervenção urbana com origamis: @origanima

Inscreva-se!

Pode estar interessado em:

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Roda de Conversa I O que o Salone del Mobile revela sobre transições do design? I 11h às 12h

Nesta roda de conversa, Laercio Marques, Alexandre Salles, Anelise Campoi e Priscila Pirane compartilham leituras e percepções sobre os principais sinais observados na edição 2026 de um dos eventos mais relevantes do cenário global do design contemporâneo.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Workshop I Comunicação do Futuro: Workshop de especulação criativa I 11h às 13h

Neste workshop, Natalie Davantel convida os participantes a explorarem a especulação criativa como ferramenta para imaginar novos cenários, linguagens e experiências comunicacionais mais humanas, sensíveis e conectadas aos desafios contemporâneos.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Palestra de Abertura I Design para Transições: Metadesign e a Revolução Regenerativa I 10h às 11h

Nesta palestra, Caio Vassão convida o público a refletir sobre o papel do design diante desses desafios complexos e interconectados, apresentando o metadesign como uma abordagem capaz de apoiar processos de transformação cultural, social e sistêmica.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Palestra I O designer na era da IA: co-criação por meio da UX/UI I 11h às 12h30

Nesta palestra, Marcelo Falco propõe uma reflexão prática sobre a co-criação entre designers e ferramentas de IA generativa, explorando como UX e UI podem se integrar a novos fluxos criativos, estratégicos e colaborativos.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Roda de Conversa I Transição Tecnológica e Econômica no Retail Design I 11h às 12h

Nesta roda de conversa, Cintia Lie, Fabrizzio Topper e Indio San discutem como o Retail Design vem se adaptando a um cenário em que tecnologia, criatividade e impacto social precisam coexistir de forma estratégica.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Workshop I A Casa Antes da Forma: Habitar em Transição I 11h às 12h30

Neste workshop experiencial, Ila Rosete, Christian Krulikowski e Daniel Prazeres convidam os participantes a refletirem sobre os novos modos de habitar e sobre aquilo que existe antes da forma, do layout e da especificação técnica.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Workshop I Oficina de desenho e criação de calçados, bolsas e roupa I 11h às 14h

Neste workshop, os participantes serão convidados a experimentar o universo criativo do desenvolvimento de produtos de moda, explorando processos ligados ao desenho, conceito e construção visual de calçados, bolsas e roupas.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Workshop I Styling e Suas Vertentes I 11h às 12h30

Neste workshop, Drica Cruz conduz uma conversa aberta sobre as múltiplas vertentes do styling contemporâneo e os diversos caminhos profissionais que se abrem para quem deseja atuar na área.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Palestra I Contexto de Moda e Marketing Contemporâneo I 11h às 12h30

Nesta palestra, Antonio Slusarz e Ricardo Alexandre Bontempo apresentam uma leitura contemporânea sobre as mudanças que vêm redesenhando o mercado fashion, abordando desde os novos hábitos de consumo até o impacto da tecnologia e dos dados na comunicação de moda.