Data
28 Outubro 2023 - 28 Outubro 2023
Horário
14:00 - 18:00
Local
R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001, São Paulo - Brasil
Formato
Presencial
Venha explorar a ludicidade através das narrativas visuais dos jogos, ilustrações, HQs e experiências imersivas.
A 7ª edição do Festival GIF está chegando. No dia 28 de outubro, o Festival de Interações Gráficas, Design e Comunicação ocupa o IED com o tema "Design e experiências lúdicas", e vai explorar a ludicidade através das narrativas visuais dos jogos, ilustrações, HQs e experiências imersivas.
Conheça as exposições gratuitas que acontecem no pátio do IED Sâo Paulo e aproveite ao máximo esta experiência.
Em 2023, Fábio Yamaji completa 25 anos como animador de stop motion. Neste programa apresento uma seleção de trabalhos com técnicas e fornatos variados, acompanhados de making-ofs. São curtas, séries, comerciais, vinhetas, institucionais, clipes e longa animados à mão, quadro a quadro, na frente de câmeras 16mm, 35mm ou digital.
Fábio Yamaji (@fabioyamaji): Atua há 25 anos como animador, fotógrafo, diretor de filmes, montador e ilustrador. Realizou cerca de 250 trabalhos audiovisuais, entre curtas, longas, comerciais, séries, institucionais, vinhetas e clipes. Foi premiado três vezes no Anima Mundi e teve sete trabalhos em competição no Festival de Animação de Annecy na França. Escreveu quatro livros didáticos sobre animação para a LEGO Education. Dirigiu os curtas “O DIVINO, DE REPENTE” e “PONTOS DE VISTA”, entre outros, que acumulam juntos 38 prêmios. Professor de Animação em instituições como IED, Mackenzie, Escola Carlitos e Anhembi Morumbi (pós-graduação), também é cofundador da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Especialista em Stop Motion e Animação Experimental, palestrou em eventos como Campus Party, Anima Mundi, Anima Fórum, Cinemateca Brasileira e Pecha Kucha. Faz arte urbana com origamis. Intervenção urbana com origamis: @origanima
O desenvolvimento do projeto resultou de um esforço colaborativo que durou 3 meses, da empresa RockWorld, que tem expertise em grandes eventos como The Town e Rock in Rio, por meio da liderança dos criativos Ana Biavaschi, Cláudio Miranda Filho e pelo designer e artista visual Indio San, que incorporou técnicas inovadoras de Inteligência Artificial ao projeto.
O trabalho começou com um workshop intensivo entre as equipes de comunicação e marketing, estabelecendo assim a essência da mensagem e os conceitos fundamentais. Com esses insights, alimentamos uma base de dados de IA que, por sua vez, propôs conteúdos para a narrativa. Essa estratégia combinada resultou em 18 horas de conteúdo audiovisual, abrangendo desde avatares realistas, suas vozes, cenários e músicas, tudo co-criado pela Inteligência Artificial. Este conteúdo será exibido em painéis de LED, totalizando uma área impressionante de 350m2.
Paralelamente, o Espaço Tápias mobilizou um grupo de bailarinos e performers de destaque na cena paulista, com os estilistas Felipe Fanaia e Rober Dognani dando vida aos figurinos que complementam esta experiência imersiva.
Projeto: TEXTOS + IMAGENS + VOZES + ANIMAÇÃO + MÚSICA
Criações de conteúdo com IA para o Palco New Dance Order | Festival The Town 2023.
Videoclipe da música: América do Sul, Ney Matogrosso, para performance no The Town 2023.
Resultado:
18 horas de conteúdo (3 terabytes)
35 intervalos programados
80 minutos de músicas inéditas
20 avatares com vozes
30 min Conteúdos visuais para shows
+ 1500 imagens para cenografia
Indio San | @indio_san: É professor nos cursos de Design Gráfico e Digital, Moda, Produto e Serviço, e também Coordenador de e-learning no Istituto Europeo di Design - IED em São Paulo. Tem bacharelado em Design Gráfico (UFSM/2001) e Pós em Design Estratégico e Inovação (IED/2021). Como diretor criativo em seu estúdio, que tem uma abordagem multidisciplinar de design, colabora com as principais editoras, emissoras, agências e escritórios de design do Brasil, apresentando um amplo repertório de soluções com mais de 1200 projetos publicados, ao longo dos 20 anos de carreira.
As alunas e alunos do 3º semestre de Design Gráfico e Digital desenvolveram jogos de tabuleiro e animações aplicando os conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas com ênfase em narrativas visuais. Os temas abordados a partir das pesquisas realizadas são: tecnologia, transformação cultural, consumo consciente, sustentabilidade e curadoria da informação.
Jogo: Cosmolink | André Moreira, Guilherme Martins, Pedro Tomé, Rafael Encke e Rafael Gallucci
Jogo: Tick Tack City | Heloisa Helena De Souza Guimarães, Lara Kraiser, Manuela Pellegrini Taddeo e Michelle Kattan
Jogo: Última Missão | Ana Letícia Costa, Beatriz Rodrigues Unzelte, Jenyffer Hoffmann e Karolina Hea Min Hyun
Jogo: Mush Mania | Bruna Piteri, Giorgia Marconi, Giovanna Esposito e Luiza Jansen
Jogo: Zucas | Eduardo Siqueira, Gabriela Michielin Dias, Giuliana Bolitreau, Sofia Kalassa e Thiago Taipina
Os alunos da eletiva de quadrinhos, ministrada pelo professor do IED Gil Tokio, apresentam o projeto realizado no curso.
Na criação de universos imaginados, o desenvolvimento de personagens para habitá-los é fundamental, afinal, são eles os agentes das histórias, que nos emocionam, com todas suas fraquezas e potências. Para o projeto aqui exposto, os estudantes da disciplina de Ilustração do bacharelado em Design Gráfico e Digital, orientados pelo professor Daniel Grizante, partiram de descrições de criaturas fantásticas do folclore brasileiro apresentadas no livro Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro de Januária Cristina Alves, da Edições Sesc. A partir disto, seguiram num processo de quatro semanas com pesquisas, análises de referência e inspirações, ideação e testes técnicos, até selecionarem a versão definitiva, finalizada e agora apresentada nesta exposição. Os personagens ganham vida em sua materialização gráfica, a partir da interpretação pessoal da lenda selecionada por cada estudante.
Beco Expandido é o nosso aplicativo de realidade aumentada que dá vida a 5 obras de artistas renomados do graffti em São Paulo. O local escolhido para a experiência foi o Beco do Batman, um dos principais pontos turísticos da cidade. O app permite que os visitantes tenham uma nova visão sobre as obras através da realidade aumentada. Ao apontar a câmera do celular para os grafftis, são disparadas animações em 3D com os elementos de cada uma das artes.
Além de ser o primeiro projeto do gênero realizado no Beco do Batman, o app também permite levar a experiência em 3D para qualquer outro lugar. Os 5 artistas convidados para fazerem parte do projeto foram: Binho Ribeiro, Bugre, Enivo, Highraff e Tikka Mezsaros.
Midiadub |@midiadub: é um estúdio de produção criativa interdisciplinar formado por artistas, designers, storytellers e desenvolvedores. Nossos trabalhos interseccionam arte e tecnologia de maneira orgânica para criar histórias imersivas e interativas.
Pintura ao vivo com o artista da Ziv Gallery Dan Mabe, utilizando tinta acrílica e tinta permanente sobre tela.
Dan Mabe | @danmabe: é um artista visual da cidade de São Paulo. Suas obras abordam temas ligados a sua própria vivência e reflexões sobre a vida em grandes cidades de maneira lúdica. Para isso o artista faz uso de personagens que são cães humanizados, pelo fato do cão ser um animal urbano muito próximo ao ser humano. Suas criações transitam pela pintura em tela, esculturas, desenhos, graffiti e muralismo. Dan Mabe começou a expor suas pinturas em 1999 aos 12 anos e começou a fazer graffiti em 2006 aos 19 anos, já participou de diversas exposições no Brasil e no exterior em países como Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra.
Mídias sociais:
Tiktok: @danmabe
YouTube:@danmabe2151
Ziv | @zivgallery: A Ziv – nome que significa luz ou brilho em hebraico – começou, em 2021, como uma galeria de Arte, no Beco do Batman, templo a céu aberto do Graffiti em São Paulo, no coração do bairro da Vila Madalena. Hoje ela é parada obrigatória para os milhares de visitantes deste local icônico de São Paulo. Um porto seguro da Arte Urbana exposta e grafitada em suas paredes e muros – acompanhada da boa gastronomia e bons drinks do Ziv Café, localizado no piso superior da galeria, de onde se tem uma vista panorâmica privilegiada do Beco e seus grafittis. Com murais internos e externos, a arquitetura da galeria também é uma obra de arte – das escadas pensadas como arena aos banheiros grafitados.
Mais que uma galeria, somos uma curadoria artística e um laboratório de experiências culturais. Combinamos artistas, ambientes e cultura para dar vida às ideias mais criativas. Estamos aqui para dar suporte e oportunidades para revelar novos artistas e facilitar a sua conexão com marcas e potenciais compradores.
Mas a Ziv não é apenas um lugar, mas uma produtora cultural e curadora de espaços artísticos – um estado de espírito de criatividade que pretendemos espalhar pelo Brasil e pelo mundo! A primeira parceria para a expansão da Ziv, muito bem-sucedida, foi com o Istituto Europeo di Design (IED-SP). Funciona, desde 2022, uma galeria de Arte e café Ziv no belo pátio da sede de Higienópolis (SP) do instituto. Ali, também promovemos exposições, eventos e experiências!