17 Abril 2023 - 23 Abril 2023

Ex Macello - Viale Molise 62, Milão - Itália

Notas

IED no Fuorisalone 2023, no interior do espaço Alcova na área do antigo matadouro de Porta Vittoria.

Um projeto multidisciplinar realizado por estudantes para conscientizar sobre as questões de recuperação e regeneração urbana, bem como para refletir sobre a mudança da paisagem urbana e a memória histórica dos lugares

Por ocasião da Milano Design Week 2023, o IED apresenta Ecocentrico, um projeto multidisciplinar desenvolvido em colaboração com Giacimenti Urbani e apresentado no espaço Alcova, na área do antigo matadouro de Porta Vittoria. O projeto envolve professores e alunos de diferentes cursos e pertencentes a todos os campus do Grupo IED na Itália, Espanha e Brasil.

Ecocentrico é um espaço de divulgação voltado a acolher laboratórios visuais, sonoros e de materiais e workshops orientados por estudantes: um grande yurt geodésico acolherá instalações visuais, cujo conteúdo poderá ser fotográfico, áudio, vídeo e multimídia, enquanto um segundo yurt será construído ao longo da semana por ocasião de workshops abertos ao público. Além disso, será alojada uma pequena exposição, resultado do workshop “Estudos visuais urbanos”, em que os estudantes selecionados participarão nos meses anteriores à Semana de Design de Milão. O resultado do que foi experimentado durante os laboratórios e workshops convida à reflexão sobre a mudança da paisagem urbana e a memória histórica dos lugares. Ecocentrico, na verdade, expressa um compromisso do Grupo IED de aumentar a conscientização das questões da recuperação virtuosa e, por conseguinte, da regeneração urbana e social, conjugado com um objetivo pedagógico de destacar como o design, entendido como planejamento, é uma ferramenta para pensar em novas relações com o material do qual o tecido urbano está estruturado.

Giacimenti Urbani, como parceiro, disponibiliza os materiais de recuperação que serão utilizados pelos estudantes para a realização do projeto de exposição.

O antigo matadouro, que abrigará a Alcova e a instalação Ecocentrico e atualmente o centro de uma área de deterioração e abandono, será o espaço onde o novo Campus Internacional IED será construído, reunindo todas as unidades de Milão em um só lugar.

Com a contribuição da Região da Lombardia

O projeto Ecocentrico é uma das atividades promovidas pelo Grupo IED como um dos parceiros oficiais da New European Bauhaus Initiative.