Data
14 Março 2025 - 14 Março 2025
Horário
14:00 - 18:00
Local
São Paulo - Brasil
Formato
Presencial
Um convite para explorar de perto as técnicas do livro Têxteis do Brasil
Nesta tarde, junto à Artesol, um ateliê experimental convida os visitantes a explorar de perto as técnicas do livro Têxteis do Brasil – Rendas e Bordados, com demonstrações ao vivo das rendeiras e bordadeiras. As pesquisadoras que contribuíram para a obra também estarão presentes, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.
Durante os dias 13 e 14, uma feira especial oferecerá peças produzidas pelas artesãs, além de exemplares do livro a preço popular. O evento é uma oportunidade única para mergulhar no universo dos têxteis artesanais, conhecer suas guardiãs e refletir sobre a importância dessas tradições para a cultura brasileira.
Onde: Pátio IED SP | R. Maranhão, 617 - Higienópolis
Quando: 14 de março
Horários: 14:00 às 18:00
Bianca Matsusaki
Designer, modelista e pesquisadora com foco em sustentabilidade e têxteis artesanais, possui ampla experiência em modelagem e atua em projetos que conectam design e práticas sustentáveis. Atualmente, é professora no Centro Universitário Senac/SP, onde leciona sobre modelagem e sustentabilidade. Sua pesquisa investiga a relação entre moda, práticas artesanais e impacto ambiental, contribuindo para a valorização dos saberes têxteis tradicionais.
Helena Kussik
Designer e antropóloga, pesquisadora e gestora de projetos no terceiro setor, com foco na valorização dos saberes tradicionais artesanais. Idealizadora da Ómana, atua no fortalecimento dos têxteis brasileiros e suas mestras. Desde 2017, atua na Artesol, onde coordena os projetos Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro e Têxteis do Brasil.
Nathália Abdalla
Designer e fotógrafa com experiência em iniciativas socioculturais, produção editorial e comunicação visual. Desde 2018, colabora com organizações como Artesol, WWF, ICMBio, Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Empodera, unindo direção de arte, fotografia e criação de publicações. Foi editora de arte da Revista Urdume (2019-2022) e cofundadora do Instituto Urdume, voltado à pesquisa e comunicação do ecossistema manual latino-americano. Em 2024, lançou a Ophicina 202, estúdio de design e laboratório gráfico dedicado a projetos autorais e comissionados.