22 Março 2024 - 22 Março 2024

R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001, São Paulo - Brasil

Venha se inspirar, aprender e colaborar na DW! 2024.

Local: Sala 22

Vagas limitadas

Neste workshop, mergulharemos no intrigante mundo dos biomateriais e discutiremos os desafios enfrentados na pesquisa e experimentação dentro deste campo. Será uma conversa dinâmica e esclarecedora sobre as possibilidades e dificuldades de trabalhar com materiais orgânicos e sustentáveis.

Participantes:

Amanda Monteiro: De Belém do Pará, é designer de produto (UEPA), mestra em têxtil e moda (USP) e doutora em design (USP). Também participou do projeto “Novos talentos” do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), onde desenvolveu e caracterizou as propriedades técnicas de um novo material: o compósito da fibra amazônica tururi com as resinas epóxi e de mamona. Curiosa, animada e sempre disposta a encontrar novas formas de fazer, explora com a metodologia projetual as áreas do design e da engenharia de materiais. Para tanto, pesquisa metodologias de criação de novos materiais e ferramentas para apreensão da experiência do usuário.

Enzo Gonçalves Pretti: Designer de Produto, técnico do laboratório de biomateriais e digital, buscando formas de promover cada vez mais uma realidade em que o fazer e o pensar do design respeite nossas relações com o mundo. Por um futuro coletivo, sustentável e consciente de suas escolhas.

Thaís Ribeiro: Olá, sou Thais, estudante de Design de Produto apaixonada por inovação e experiência do usuário! Com formação técnica em Design de Moda e Administração. Atualmente, estou imersa no universo da experiência do usuário (UX). A curiosidade é minha aliada constante, e a leitura é meu refúgio. A bioeconomia é um tema que sempre me fascinou ao longo dos meus estudos, refletindo minha curiosidade por soluções sustentáveis e inovadoras. Vamos criar juntos e explorar novos horizontes no fascinante universo do design e da bioeconomia!

Graziela Nivoloni: Mestra em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). É coordenadora do Bacharelado em Design de Produto e Serviço do Istituto Europeo di Design. Foi co-coordenadora da Pós-graduação lato sensu em Design de Interiores Contemporâneo na mesma instituição por três anos. Atua como conselheira acadêmica do Centro de Inovação, Design e Pesquisa do Istituto Europeo di Design no Brasil. Orientou e participou da banca examinadora de diversos trabalhos dos cursos de pós-graduação lato sensu em Design Estratégico em Goiânia e Brasília por meio do IED e do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Possui 12 anos de experiência como docente, palestrante e mediadora nos campos de inovação, criatividade, processos de criação e experimentação, circularidade, colaboração, design de interiores e arquitetura. Já foi docente de cursos técnicos e de extensão do Senac São Paulo e da pós-graduação em Design de Interiores do Centro Universitário Belas Artes. Possui experiência na área profissional por meio da atuação em escritórios de arquitetura e interiores nos quais participou de projetos de residências, mostras, lojas e mobiliário expositivo no Brasil e no exterior. Sua dissertação de mestrado em Design foi selecionada pela 32º edição do Prêmio Museu da Casa Brasileira na categoria trabalhos não publicados.