Palestra | Entre fios e cores: A tapeçaria contemporânea brasileira como expressão de pesquisa e experimentação

07 Março 2024 - 07 Março 2024

R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001, São Paulo - Brasil

Notas

Esta palestra oferece uma profunda investigação no cenário da tapeçaria contemporânea brasileira, delineando a convergência de pesquisa, arte feita manualmente, materialidade e o resultado final do processo criativo.

Descubra como a materialidade ganha vida nas mãos habilidosas dos artesãos, transformando cada tapeçaria em uma narrativa visual.

Inscreva-se no formulário abaixo!

O Design Degustação é o IED de portas abertas para você conhecer o melhor do nosso design: palestras, workshops e muito mais. Venha conhecer e aprender sobre temas atuais relacionados aos cursos de Pós Graduação, One Year e Extensão. Conheça toda a programação e participe das atividades que você mais se identificou. Aproveite todos os conteúdos.

Aprofunde-se na tapeçaria contemporânea brasileira nesta palestra envolvente. Descubra como os artesãos brasileiros, com destaque para a renomada artista Bruna Octaviano, integram experimentações inovadoras em cada peça. Esta palestra proporcionará uma perspectiva única sobre como a tapeçaria transcende tradições e se reinventa de maneira visionária.

Desde o tingimento natural até a intrínseca paleta de cores, cada fio é estrategicamente selecionado para conceber peças que transcendem as fronteiras do convencional. Ao explorar espaços imaginários, esta palestra proporciona uma perspectiva singular sobre como a tapeçaria contemporânea não apenas preserva tradições valiosas, mas também as reinterpreta de maneira visionária.

Descubra como a materialidade ganha vida nas mãos habilidosas dos artesãos, transformando cada tapeçaria em uma narrativa visual que reflete a identidade cultural e a proeminente criatividade que caracteriza a produção brasileira nesse campo artístico.

Inscreva-se já e explore a tapeçaria brasileira de uma maneira única!

Entrada: Gratuita

Endereço do Estacionamento: Rua Piauí, 844

Participantes:

Bruna Octaviano: Bruna Octaviano, São Paulo: Designer e artesã Paulista, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e com especialização em Design de Móveis com a designer Angélica Santi, em 2008, pela OAD - Oficina de Arte e Design. Em Londres, entre os anos de 2004 e 2008, fez cursos ligados às Artes Plásticas e Design no Sotheby’s Institute of Art e na Central Saint Martins College of Art & Design. É docente no programa de pós-graduação e extensão do Instituto Europeo di Design de São Paulo (IED-SP); faz trabalhos junto a oficinas de estudo e criação de produtos que aproximam design e artesanato; trabalhou como designer de produto na Tok&Stok; e tece no tear de pente liço, técnica que aprendeu em Pedro II, interior do Piauí, e aprimorou em São Paulo com o professor e artista Alexandre Herbert e a tecelã Silvia Ribeiro.

Inscreva-se!