Data

04 Março 2023

Horário

10:00 - 11:00

Local

R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001, São Paulo - Brasil

Formato

Presencial

Inscreva-se

O Design Degustação é o IED de portas abertas para você conhecer o melhor do nosso design: palestras, workshops e muito mais. Venha conhecer e aprender sobre os cursos de Pós Graduação, One Year e Extensão. Conheça toda a programação e participe das atividades que você mais se identificou. Aproveite todos os conteúdos.

O Estúdio Bola foi fundado por dois arquitetos paulistas, Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, em torno do conceito “desenho autoral e simplicidade formal” com o objetivo de criar produtos com personalidade e simplicidade estudada à exaustão.

Nesta palestra com a equipe do Estúdio Bola, vamos falar sobre sua jornada e sua relação sobre pensar e desenvolver mobiliário junto ao mercado brasileiro e internacional. A moderação fica por conta do coordenador do curso One Year em Design de Mobiliário, Alexandre Salles.

Local: Sala 22

Vagas Limitadas

Participantes: 

Equipe Estudio Bola: 

Christian Ullmann (Moderação): Formado em desenho industrial na Universidade de Buenos Aires, Argentina, reside no Brasil desde 1996. Trabalha com design estratégico, design exploratório e consultoria em design para inovação e gestão desenvolvendo produtos, projetos, sistemas e serviços. Coordena projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e América Latina, tendo produtos e trabalhos premiados na Itália, Espanha, Argentina e no Brasil. Suas áreas de maior interesse e pesquisa são questões sociais e ambientais que, desde 2000, foram redefinidas como desenvolvimento sustentável. Entrando na terceira década do século XXI, reorganiza suas ideias e pretende atuar na área de Design para Inovação Social, em um contexto de economia criativa para um sistema de economia circular. É professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico no IED Brasil, e atua como coordenador de projetos de economia circular e design para inovação social no Centro de Inovação IED Brasil, tendo coordenado os projetos: O carro perfeito para a cidade de São Paulo 2030 (Fiat Latam); Laboratório de desenvolvimento de mobiliário, empreendedorismo e economia circular — IED LAB MOB YVY — (Yvi Reciclagem), e o Movimento Lixo Invisível, em parceria com a empresa de consultoria Symnetics.

Alexandre Salles (Moderação): Alexandre Salles é arquiteto e mestre em Semiótica Urbana formado pela FAU-USP. Coordena o curso de pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo do IED São Paulo, possui vasta experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura. Fundou, em 2011, o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design.

Pode estar interessado em:

Workshops

14 março 2026 - 14 março 2026

Rio de Janeiro

Da Ideia ao Protótipo

Neste workshop conduzido por Bernardo Senna e Marcos Husky, os participantes terão uma experiência prática e intensa no processo criativo do design de produto

Workshops

14 março 2026 - 14 março 2026

Rio de Janeiro

Gestão de Projetos Criativos: Estrutura e Ritmo na Prática

Neste workshop com Carol Baltar, você vai descobrir como o cotidiano de um profissional criativo vai muito além da inspiração.

Workshops

14 março 2026 - 14 março 2026

Rio de Janeiro

Como Desenvolver a Criatividade Através das Materialidades

Nesta palestra, Luiza Godoy convida você a repensar o processo criativo a partir das materialidades.

Workshops

14 março 2026 - 14 março 2026

Rio de Janeiro

Marca, Engajamento e Inteligência Artificial

Nesta palestra, Ana Cotta conduz uma conversa provocadora sobre os desafios e as oportunidades de fazer branding hoje

Workshops

14 março 2026 - 14 março 2026

Rio de Janeiro

Primeiros Passos do Coolhunting

Durante o encontro, Daniele propõe uma atividade prática e colaborativa para explorar os primeiros passos da prática de coolhunting

Workshops

14 março 2026 - 14 março 2026

Rio de Janeiro

Desenho de Moda

Vamos explorar os princípios básicos da Ilustração de Moda, com foco na construção de croquis e representação estilizada de roupas.

Workshops

14 março 2026 - 14 março 2026

Rio de Janeiro

Oficina de Estamparia Artesanal

Neste workshop com Eleonora Alves, os participantes serão convidados a mergulhar na técnica artesanal de estamparia com carimbos

Workshops

14 março 2026 - 14 março 2026

Rio de Janeiro

Desenho, Ilustração e Percepção Visual

Você irá mergulhar na prática do desenho de observação como forma de educar o olhar, ampliar a percepção visual e refinar sua capacidade criativa.

Workshops

14 março 2026 - 14 março 2026

Rio de Janeiro

Styling e Imagem de Moda: Introdução e Prática

Neste workshop com Marta Zollinger, os participantes vivenciam uma introdução ao universo do styling de moda, combinando teoria e prática em dois momentos complementares.