PCTO
Percursos para as Competências Transversais e a Orientação
Mais uma vez próximos às Escolas de Ensino Secundário.
Em IED oferecemos uma ampla escolha de experiências de planejamento presenciais e online válidas para os projetos de PCTO.
Colaborando com IED, as atividades do PCTO são voltadas para os próprios alunos; de fato, a Escola poderá definir o projeto diretamente com o Tutor da sede pré-escolhida: abstract, período de desenvolvimento, total de horas de atividade e número de alunos envolvidos.
Os tópicos de nossa competência dizem respeito ao amplo espectro da indústria criativa. Isso nos dá múltiplas possibilidades de declinação, por este motivo, para que o percurso seja feito sob medida, recomenda-se um momento de Orientação aos alunos, para que possam escolher com mais conhecimento de causa.
As atividades serão declinadas com base na área de estudo do aluno e da classe frequentada, garantindo assim o envolvimento imediato dos participantes e uma melhor eficácia na transmissão dos conteúdos.
Podemos ativar atividades com laboratórios de Design Thinking, ideais para um primeiro contato com o mundo do design e do projeto onde os alunos têm a oportunidade de abordar as profissões de Designer de Produto e Designer de Interiores, laboratórios de Comunicação Eficaz e Comunicação Publicitária, percursos práticos na área da moda com insights sobre Fashion Design, Fashion Stylist e Design de Joalheria, e workshops na área de artes visuais nas disciplinas de Gráfico e Ilustração, Design de Vídeo e Som, Ilustração e Design de Mídia.
Cada laboratório tem um output concreto, diferente de acordo com o percurso escolhido, e pode desenvolver-se em parceria com empresas e instituições que colaboram com o IED.
No IED estamos firmemente convencidos de que o PCTO é uma experiência educacional, co-projetado pela escola com outras disciplinas e instituições, visando oferecer aos alunos oportunidades de formação de alto nível e qualificação. O aluno nunca é um trabalhador, mas na realidade aprende habilidades operacionais coerentes com o curso escolhido.