IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
PóS-GRADUAçãO

Design Estratégico e Inovação

PRESENCIAL
18 meses
25/09/2019
Segundas e Quartas: 19h30 às 22h45
Candidate-se
Quer mais informações?
Sexo

RG / RNE / Passaporte

Por quê?

O Design Estratégico configura-se como um entendimento “big picture” das demandas da sociedade, a partir de um novo mindset (modelo mental) e visão sistêmica, o que redefine a abordagem dos desafios, com foco na identificação de oportunidades para a ação.

Para quem?

Para profissionais de diversas áreas do conhecimento e de atuação profissional interessados no pensamento do Design e em sua abordagem disruptiva, com modelos capazes de gerar inovação criativa e transformar realidades, seja nos negócios ou em causas.

Como é?

Os alunos serão apresentados a novos modelos de negócios, apoiados por uma visão criativa, sustentável, responsável e colaborativa, traduzindo valores e aspirações humanas em soluções viáveis, tendo o Design como catalisador do processo de geração de valor.


Curso

A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação do IED São Paulo tem como objetivo desenvolver competências e habilidades e proporcionar experiências voltadas para a aplicação do pensamento do design como estratégia de fortalecimento da cadeia de valor do negócio.

Abordando a cultura de inovação e o pensamento estratégico no processo de criar, gerenciar e implementar novas soluções de mercado, o curso baseia-se em um conjunto de conceitos, ferramentas e processos de inovação orientados pelo design e centrados no usuário, tais como: metadesign, design thinking, human-centered design, design driven innovation, entre outros.

Focado na preparação de um mindset dedicado ao desenvolvimento de estratégias criativas, o curso ampara profissionais e empreendedores de diversas áreas de formação interessados nessa abordagem para enfrentar os atuais desafios do mercado, principalmente nas áreas de gestão, branding e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Entrega

As aulas valorizam os aspectos multidisciplinares próprios do design e trabalham a visão sistêmica e contextual em relação às contribuições e os “afetos” dos usuários na identificação de novas soluções em produtos e serviços, traduzindo valores e aspirações de pessoas em soluções futuras e viáveis.

O curso ativa nos participantes a união entre criatividade, metodologias de gestão e visão empreendedora para o desenvolvimento de negócios e projetos, tendo o design como catalisador do processo de geração de valor.

Durante os módulos, os alunos serão apresentados aos novos modelos de negócios apoiados pela visão criativa, sustentável e responsável, desenvolvendo projetos e workshops distintos em colaboração com professores, especialistas e profissionais inspiradores que compartilham seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que orientam a realização de diferentes projetos.

SEMANA INTERNACIONAL

Os alunos de pós-graduação têm acesso a uma semana internacional em uma das sedes do IED Europa, onde serão introduzidos a áreas distintas do design por meio de conteúdo teórico atrelado a experiências no mercado do design – eventos relacionados, visitas técnicas, entre outros.

A acontecer nos meses de julho ou setembro, o módulo se divide em 40 horas (ou cinco dias) e oferece aos participantes a oportunidade de expandir seu networking com profissionais de diversas áreas do design, alunos e professores do IED Europa.

MASTER CLASS

Com um encontro por semestre, a pós-graduação do IED São Paulo oferece três master classes como parte da grade curricular dos cursos, convidando profissionais de renome no mercado para apresentar temas interdisciplinares e relevantes ao universo do design, da tecnologia e da inovação, garantindo ao aluno uma visão ampla e real do mercado atual e do futuro.

CURSO ONLINE INTERNACIONAL

Desenvolvido pelas sedes europeias do grupo IED, o curso online internacional de Teoria e História do Design reúne conteúdos interdisciplinares em videoaulas, material de estudo e teses em uma plataforma virtual exclusiva, disponibilizada no início das aulas de pós-graduação. Após a conclusão das atividades, os alunos recebem certificado internacional do curso.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

FRANCISCO ALBUQUERQUE

Francisco é Designer Estratégico formado pelo Istituto Europeo di Design – SP, onde é coordenador da pós-graduação em Design Estratégico e Inovação e educador. Possui formação pelo IED-SP, IED-Madrid e ESPM-SP, leciona nos cursos de pós-graduação e extensão no IED-SP e FGV-BH. É sócio-cofundador da Arco | Hub de Inovação, tem cocriado e aplicado programas de cultura criativa e inovação em negócios para empresas como Bradesco, Air BP, Liberty Seguros, BRF, Grupo Segurador BB e Mapfre, entre outras. É mentor de projetos de inovação e de startups em diversos segmentos do mercado, aplicando o design como abordagem para criar projetos e estratégias de impacto para negócios, e co-autor do livro A Revolução do Design – Conexões para o Século XXI – IED-Brasil e dos e-books Ferramentas Visuais para Estrategistas e Pergunta Rara – Festival Educação do Centro Ruth Cardoso. Atualmente, tem agitado estudos etnográficos e grupos de discussão em temas como urban design, smart cities, economia de serviços, cultura criativa, tecnologias emergentes e negócios inovadores.

PROFESSORES

ANDERSON PENHA

-

Sócio e designer da Symnetics. Professor de Design Experimental na pós-graduação do IED e Inovação na Sustentare. Cocriador do Pitch Fights (Startup Social). CoAutor dos livros: “As 10 faces da Estratégia” e “Design Estratégico” (Altabooks). Membro do conselho editorial e colunista da revista – ABC Design. Curador da Virada Empreendedora em SP, Tech Fair 2017 e Virada da Mobilidade 2018.


CAIO ESTEVES

+

Fundador da Places for Us, primeira consultoria especializada em place branding do Brasil e primeira startup certificada com o selo B corp|Pending de impacto social, e autor do livro Place Branding, primeiro livro sobre place branding do país.
Colaborador, membro do conselho consultivo e jurado do City Nation Place, congresso internacional de place branding em Londres, membro do Institute of Place Management de Manchester-UK e associado à IPBA – International Place Branding Association.
Idealizador e coordenador do MBA Place Branding das Faculdades Integradas Rio Branco, e professor de branding no IED em São Paulo, Rio Branco-SP, Alfa-GO, SENAC-SP.

 


CAIO VASSãO

+

Arquiteto e urbanista formado e doutorado pela FAUUSP, onde é pesquisador, Caio pesquisa as relações entre cidades, cultura, alta tecnologia e processos colaborativos há mais de 20 anos, é consultor e mentor em projetos de educação, inovação e tecnologia, professor em numerosos programas de pós-graduação pelo país, tendo lecionado também em diversos cursos de graduação em São Paulo.
Hoje, pesquisa a Cidade Distribuída, um modelo avançado de urbanismo no contexto tecnológico em que a cidade é um sistema desprovido de centros, tanto em seu planejamento, como em território, e coordena o grupo Cenários Urbanos Futuros sediado na FAUUSP.


CARLA LINK

+

Mestre em design estratégico, trabalha como consultora de inovação e design. Atualmente está à frente da Talking City, empresa de design focada em desenvolver ecossistemas de inovação e governo aberto e é consultora do Pátio Digital – área de inovação aberta da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Professora do IED São Paulo.


JOSé MELLO

+

Jose Mello é inovador corporativo, empreendedor e educador com mestrado em design estratégico pelo IIT Institute of Design de Chicago e graduado no Programa Executivo de Tecnologias Exponenciais da Singularity University da Califórnia. Ao longo de mais de 25 anos de carreira, orbitou entre o empreendedorismo e o mundo corporativo ajudando empresas a buscar desenvolvimento sustentável e diferenciação através da inovação. Nos últimos 12 anos, foi o executivo responsável pela criação e implantação da estratégia de inovação para Itau, Liberty Seguros e Pirelli na América Latina.


MARIANA CASTRO

+

Jornalista formada pela PUC-SP, investiga sobre empreendedorismo criativo e novas economias – como a economia criativa, a compartilhada, a economia do propósito e a economia circular. É sócia da produtora de conteúdo F451, que publica o Gizmodo Brasil, e cofundadora do app SEM CARRO, vencedor do prêmio WSA na categoria Meio Ambiente e Energia Limpa.

Início das aulas: 25/09/2019
Horário: Segundas e Quartas: 19h30 às 22h45
Duração: 18 meses
Inscrições até: 25/09/2019

Valores:
18 parcelas de R$ 2.247,00
À vista com 5% de desconto
Parcelamento em até 36x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Teoria e História do Design18h
Workshop – Design Thinking18h
Tendências Socioculturais18h
Tecnologias emergentes e futurismo18h
Empreendedorismo e Novas Economias18h
Sustentabilidade e inovação social18h
Metadesign18h
Design Etnográfico18h
Workshop – Design Experimental18h
Gestão e Processos de Inovação18h
Design de Serviço18h
UX, Design Experience e produtos digitais18h
Branding e semiótica18h
Marketing Estratégico18h
Design de Modelos de Negócios18h
Finanças e Captação de Recursos18h
Gestão do design e métodos ágeis18h
Liderança Criativa e Team Building18h

CURSOS RELACIONADOS
02/10/2019
36 horas
PRESENCIAL
Design Thinking for Business
Abril/2020
60 horas
PRESENCIAL
Branding – Estratégia e Diferenciação de Marca
21/10/2019
144 horas
PRESENCIAL
Service Design
Abril/2020
400 horas
PRESENCIAL
UX e Design de Interação
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.