IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ONE YEAR

Shoes & Bags – Design and Business

144 horas Nacional
40 horas Internacional
PRESENCIAL
19/10/2019
Candidate-se
Quer mais informações?
Sexo

RG / RNE / Passaporte

Por quê?

A crescente presença dos produtos made in Brazil no cenário fashion internacional tem provocado o interesse de profissionais em aprimorar suas habilidades para a criação e produção de acessórios de alto padrão de qualidade, de olho nas oportunidades.

Para quem?

Pensado especialmente para profissionais do setor de moda, calçados e bolsas que buscam dominar a prática projetual focada nas principais demandas, seja para produção em escala ou de forma artesanal, para o grande varejo ou para o segmento de luxo.

Como é?

O curso prepara para atuar no mercado de calçados e bolsas, da concepção e design, passando pelo desenvolvimento das peças, marca, visão estratégica e de mercado, utilização das ferramentas de marketing, até a comercialização na ponta final do varejo.


ONE YEAR EM SHOES & BAGS – DESIGN AND BUSINESS COM SEMANA INTERNACIONAL EM UMA DAS SEDES DO IED NA EUROPA

Sobre o curso

O curso de One Year em Shoes & BagsDesign and Business oferecido pelo IED São Paulo é um programa para formação de designers de calçados e bolsas, bem como de empreendedores ou executivos que queiram atuar na área.

O curso se desenvolve ao longo de 13 encontros na sede do IED São Paulo, além da semana internacional de 40 horas em uma das sedes do IED na Europa. Para esta edição, o curso traz o Módulo Empresa que contempla dois dias de imersão na planta de uma empresa do segmento no Rio Grande do Sul.

Os docentes, com vasta experiência profissional, propõem, por meio do conjunto de disciplinas, a metodologia com ênfase na pesquisa, reflexão e prática com atividades que aproximam o participante da realidade do mercado através do estudo específico do processo do Design de Calçados e Bolsas, visando fomentar a inovação quanto à utilização de matéria-prima, novos usos, novos processos fabris, e a disseminação de conhecimentos relacionados a questões atuais de sustentabilidade, globalização e identidade cultural.

O aluno irá desenvolver o projeto de uma coleção levando em consideração o produto, o branding, o perfil do consumidor, a tecnologia, além de exercícios pontuais de criação de produtos, pensando a segmentação do mercado.

Programa do curso

  • Branding
  • Ambiente de negócios
  • Marketing aplicado à moda
  • Tendências e comportamento do consumidor
  • Design estratégico aplicado ao produto
  • Tendências de mercado
  • Desenvolvimento de Produto
  • Planejamento de coleção – bolsas
  • Planejamento de coleção – calçados
  • Técnicas de representação
  • Design de Produto
  • Projeto de coleção

Semana internacional na Europa


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

MELINE MOUMDJIAN

Meline Moumdjian Designer titular da “Sapatada”, empresa de design, produto e consultoria, desenvolve projetos para empresas do mercado fabril e varejista, concebendo novos conceitos, posicionando, reposicionando e criando marcas no segmento de acessórios de moda. Aplica treinamentos específicos in company para capacitar grupos de trabalho e oferecer novas técnicas a gestores. Como membro e consultora em design estratégico do CRIED (Centro de Pesquisas Integradas do IED), capacita profissionais no segmento de design.

Formada em Comunicação Visual, é idealizadora, coordenadora e professora do curso de pós-graduação em Design de Calçados e Bolsas do Istituto Europeo di Design desde 2008, além de outros cursos de extensão voltados ao segmento.

PROFESSORES

RAUL VIEIRA

-

Designer de Produto formado em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em Design de Calçados e Bolsas pelo Istituto Europeo di Design em São Paulo.
Com mais de 10 de anos de experiência no mercado de moda, atua nos segmentos de vestuário e acessórios, tendo trabalhado com marcas como Carmim, Everlast e Fellipe Krein, onde solidificou sua experiência com bolsas em mais de 7 anos de trabalho. A trajetória profissional passa por pesquisas internacionais nos grandes centros de moda, além do trabalho de desenvolvimento de produto junto a fornecedores e fabricantes na Ásia.
Docente no no curso de One Year em Shoes & Bags do IED São Paulo, Raul é consultor na Moum House Creative Design Studio, onde desenvolve projetos e coleções para empresas do mercado fabril e varejista.


FERNANDO SOUZA

+

Consultor e professor de Marketing Digital e Mídias Sociais, Fernando é publicitário, palestrante e empreteco, atuante no mercado digital há mais de 15 anos e especialista em comunicação e mídias digitais.
Docente na São Paulo Digital School, Mirago, entre outras, leciona também nas pós-graduações do IED, FIA e FEI, além de ministrar palestras e workshops para instituições como Globosat, Abbott, Ammo Varejo, Quiksilver, GO Eyewear (Cartier, Montblanc, Evoke, Ana Hickmann, etc), Kimberly & Clark, Votorantim Cimentos, Grupo Dass, MIS, Shopping Eldorado, PUC-SP e ESALQ-USP, e desenvolver projetos para Alpargatas, Fundação Telefônica, Projeto Aprendiz, ACN Brasil, Corinthians, Big X Picanha, Editora Abril, Ticket Edenred, Microsoft, entre outras.


GIL TOKIO

+

Gil Tokio é ilustrador, professor, designer e cartunista.
Graduado em Arquitetura pela FAU USP e mestre na área de Design pela mesma escola, Gil é sócio e ilustrador do estúdio Pingado, tem trabalhado para as principais editoras e jornais do país, para o mercado publicitário, de animação e jogos digitais desde 2001, recebeu, dentre outros prêmios em Salões de Humor pelo país, o prêmio HQMix em 2006, e atua como professor do Instituto Europeo di Design e da Quanta Academia de Artes. É membro da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil e da banda maker Laikabot.

Início das aulas: 19/10/2019
Horário: sábados e domingos alternados em 12 encontros
Duração: Total 184 horas
Carga horária: 184 horas
Inscrições até: 19/10/2019

Valores:
12 parcelas de R$ 2.226,00
À vista com 5% de desconto
Parcelamento em até 24x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Branding06h
Ambiente de negócios09h
Marketing Aplicado à Moda09h
Tendências e Comportamento do Consumidor09h
Design Estratégico aplicado ao Produto09h
Tendências de Mercado09h
Desenvolvimento de Produto09h
Planejamento de Coleção – Bolsas09h
Planejamento de Coleção – Calçados09h
Técnicas de Representação09h
Design de Produto27h
Projeto de Coleção24h

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.