Língua

Português

Início

Abril 2024

Período

Fim de Semana

Formato

Híbrido

Duração

144 Horas

Coordenador do curso

Meline Moumdjian

Preço

15 parcelas de R$1.852,00

Acompanhe o processo de concepção de uma marca de calçados e bolsas, do planejamento e design estratégico até a montagem da coleção.

Data de início: 06/04/2024, sábado e domingo, das 9h às 17h.

Descubra como criar sua própria marca de calçados e bolsas com o curso Shoes & Bags: Design and Business. Este programa especializado oferece uma abordagem prática e abrangente, permitindo que você adquira os conhecimentos e habilidades necessários para se destacar no competitivo mercado da moda. Ao explorar disciplinas como ambiente de negócios, branding aplicado e design estratégico, você será imerso em um aprendizado que abrange desde a compreensão do mercado até as estratégias para atuar nele.

Uma das principais vantagens deste curso é a oportunidade de mergulhar no universo das marcas e produtos de calçados e bolsas. Através de módulos dedicados, você terá a chance de conhecer as marcas, suas histórias e o impacto que elas têm no mercado. Essa experiência proporcionará insights valiosos e inspiração para desenvolver sua própria marca, garantindo que ela se destaque e seja relevante para o seu público-alvo.

Além disso, o curso aborda as tendências de mercado, um aspecto crucial para o sucesso no setor. Você aprenderá a realizar pesquisas de tendências globais e aplicar esses insights na criação de produtos que tenham diferencial tanto para o mercado nacional quanto internacional. Essa visão estratégica e atualizada permitirá que você antecipe as demandas do mercado e ofereça produtos inovadores.

Com o curso Shoes & Bags: Design and Business, você estará preparado para empreender no mercado de moda, criando uma marca de calçados e bolsas ou trabalhar em uma empresa do setor. Através de uma abordagem prática, teórica e orientada para resultados, você desenvolverá as habilidades necessárias para conceber, posicionar e promover sua marca com sucesso. Esteja preparado para transformar sua paixão em um negócio promissor e se destacar em um dos segmentos mais empolgantes da indústria da moda

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Shoes & Bags: Design and Business!

O curso apresenta o processo de concepção de uma marca e sua coleção de calçados e bolsas, desde o planejamento e design estratégico até a montagem da coleção. Branding e conceito da marca, assim como marketing e comunicação, são elaborados em paralelo com o design do produto, levando em consideração tendências globais e experiências de consumo.

Conheça os artigos disponíveis no mercado e sua aplicabilidade; as fôrmas e estruturas utilizadas para o planejamento e montagem de uma coleção e desenvolva habilidades de ilustração e desenho digital para criar seus modelos, sketches e apresentações de alto nível.

Arezzo&Co + IED

Há 47 anos, a Arezzo&Co trabalha para identificar comportamentos e necessidades da mulher para despertar seus desejos. Foi assim, buscando entender o universo feminino, que se tornou líder de mercado, reunindo conceito, alta qualidade e design contemporâneo bem definidos em todas as suas marcas, incluindo Arezzo, Schutz e Anacapri.

Com mais de 700 lojas no Brasil, o maior grupo de varejo de calçados femininos fashion da América Latina é parceiro do curso Shoes & Bags — Design and Business do IED.

Com a parceria, nossos alunos participam do Módulo Arezzo&Co. e participam de uma visita técnica imersiva de um dia no complexo industrial da empresa, no Rio Grande do Sul.

 

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Pensado para profissionais do setor da Moda, calçados e bolsas, com vontade de dominar a prática projetual focada nas principais demandas, seja para produção em escala ou artesanal, para varejo ou segmentos de luxo. 

Conheça algumas marcas de ex-alunos do curso Shoes & Bags – Design and Business:

  • Féder
  • Alma Shoes
  • AAreia
  • Rasteiríssima
  • Lalá Rossi
  • Adriana Farina
  • Estela Brugnolli
  • Carolina Estrela
  • Neinei
  • Mangará
  • Barbô
  • AVA
  • ING

A prática de pesquisa é fundamental para expandir a visão e entendimento sobre comportamento e funcionamento do segmento de calçados e bolsas no atual momento do mercado. Um olhar sensível, capaz de procurar, detectar e registrar comportamentos e manifestações emergentes é necessário para atender às novas demandas, saber viabilizar a concepção de novos produtos e entender como diferentes estratégias de marketing afetam diretamente o resultado de um projeto.

Módulo Internacional

O curso One Year Shoes & Bags: Design and Business oferece uma intensa experiência internacional nas cidades de Florença e Milão. A programação envolve a visita à The Micam, feira de calçados que acontece semestralmente em Milão, onde empresas e marcas de todo o mundo apresentam ali os produtos que serão tendência global na próxima estação. Outro ponto importante é a visita à Mipel – The Bag Show, evento que traz os principais lançamentos para o segmento de bolsas.

As grandes marcas do quadrilátero de moda em Milão serão visitadas com foco em todos os detalhes, pois são estes que diferenciam o produto e design italiano e o elevam ao melhor acessório de moda em pele do mundo. As ruas e lojas conceito serão exploradas a fim de provocar insights que serão aplicados nos projetos.

As experiências na região da Toscana, vão além da cidade de Florença, onde iniciamos a viagem. Esta região da Itália é o berço dos produtos de alta moda italiana em pele, alí são produzidas as bolsas e calçados em couro, das marcas de luxo de todo o mundo. Portanto nossa imersão envolve visitas técnicas à fábricas de calçados e bolsas, metalurgicas especializadas na confecção dos metais e curtumes, todas estas empresas são as que confeccionam os produtos das grandes marcas. Na cidade de Florença, faremos visitas importantes como: a Concept Store Luisa Via Roma, o Museo Ferragamo e o Museo Gucci com sua especial e única loja Gucci Garden.

O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso Shoes & bags – Design and Business é dividido em 3 fases: Fundamentação Conceitual, Fundamentação Específica e Projetual. As aulas da primeira fase contam com a participação de professores internacionais, que exercem diferentes profissões na área e lecionam em escolas no exterior. 

Ao longo do curso será desenvolvido um projeto de coleção para produto, branding, perfil do consumidor, tecnologia, com exercícios pontuais de criação pensando na segmentação do mercado. 

A jornada pelo universo da concepção projetual de bolsas e calçados termina com uma apresentação da coleção elaborada.

  • Apresentação IED + Mentoring (3h)
  • Ambiente de Negócios (12h)
  • Branding Aplicado a Moda (6h)
  • Marketing Aplicado à Moda (9h)
  • Tendências e Comportamento do Consumidor (9h)
  • Design Estratégico Aplicado ao Produto (9h)
  • Tendências de Mercado (9h)
  • Desenvolvimento de Produto (9h)
  • Planejamento de Coleção - Bolsas (9h)
  • Planejamento de Coleção - Calçados (9h)
  • Técnicas de Representação (9h)
  • Design de Produto (27h)
  • Projeto de Coleção (24h)

Docentes

Meline Moumdjian

Coordenador do curso

Fabrício Saad

Gil Tokio

Indio San

Janiene Santos

Lais Kantor Caserta

Luiz Otávio Abreu

Raul Vieira

Tâmara Viegas

Dizem sobre nós

Módulo Internacional alunos IED

O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.

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