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ONE YEAR

Shoes & Bags — Design and Business

144 horas Nacional
Semana Internacional
PRESENCIAL
20/03/2021
Matrícula Online
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Por quê?

Aprofundar o conhecimento no segmento de calçados e bolsas, conhecendo suas especificidades e oportunidades. O curso prepara o participante para atuar no mercado global, estudando o design do produto conectado com a inovação e as tendências de consumo, conceito de marca e comunicação. 

Para quem?

Pensado especialmente para profissionais do setor de moda, calçados e bolsas que busquem dominar a prática projetual focada nas principais demandas, seja para produção em escala ou de forma artesanal, para o grande varejo ou para o segmento de luxo.

Como é?

O curso prepara para atuar no mercado de calçados e bolsas, da concepção ao design, passando pelo desenvolvimento das peças, marca, visão estratégica e de mercado, utilização das ferramentas de marketing, até a comercialização na ponta final do varejo.


ONE YEAR EM SHOES & BAGS – DESIGN AND BUSINESS COM SEMANA INTERNACIONAL NA EUROPA

Sobre o curso

O curso de One Year em Shoes & Bags — Design and Business oferecido pelo IED São Paulo é um programa para formação de designers de calçados e bolsas, bem como de empreendedores ou executivos que queiram atuar na área.

O programa é desenvolvido ao longo de 13 encontros na sede do IED São Paulo, além da semana internacional de 40 horas em Milão e Firenze. Para esta edição, o curso traz o Módulo Empresa Arezzo & Co, que contempla dois dias de imersão na planta da empresa no Rio Grande do Sul.

Os docentes, com vasta experiência profissional, propõem, por meio do conjunto de disciplinas, a metodologia com ênfase na pesquisa, reflexão e prática com atividades que aproximam o participante da realidade do mercado através do estudo específico do processo do Design de Calçados e Bolsas, visando fomentar a inovação quanto à utilização de matéria-prima, aos novos usos, novos processos fabris, e à disseminação de conhecimentos relacionados a questões atuais de sustentabilidade, globalização e identidade cultural.

O aluno desenvolverá o projeto de uma coleção levando em consideração o produto, o branding, o perfil do consumidor, a tecnologia, além de exercícios pontuais de criação de produtos, pensando a segmentação do mercado.

Parceria Arezzo&Co

Com mais de 700 lojas em todo o país, o maior grupo de varejo de calçados femininos fashion da América Latina é parceiro do One Year em Shoes & Bags — Design and Business do IED!

Há 47 anos, a Arezzo&Co trabalha para identificar comportamentos e necessidades da mulher e para despertar seus desejos. E foi assim, buscando entender o universo feminino, que se tornou líder de mercado, reunindo conceito, alta qualidade e design contemporâneo bem definidos em suas seis marcas: Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Alme.

Com a parceria, nossos alunos participam do Módulo Arezzo&Co., com acesso a uma visita técnica imersiva de dois dias em seu complexo industrial, no Rio Grande do Sul.

Semana internacional na Europa

O IED Brasil interrompeu temporariamente as atividades internacionais devido à pandemia da Covid-19 e estuda opções de reagendamento do calendário para quando for possível a retomada das viagens com segurança. Assim que definida a nova agenda, as respectivas turmas serão comunicadas.

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


COORDENAÇÃO

MELINE MOUMDJIAN
Meline Moumdjian Designer titular da “Moum House Creative Design Studio”, empresa de design, produto e consultoria, desenvolve projetos para empresas do mercado fabril e varejista, concebendo novos conceitos, posicionando, reposicionando e criando marcas no segmento de acessórios de moda. Aplica treinamentos específicos in company para capacitar grupos de trabalho e oferecer novas técnicas a gestores. Como membro e consultora em design estratégico do CRIED (Centro de Pesquisas Integradas do IED…

PROFESSORES

RAUL VIEIRA

-

Designer de Produto formado em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em Design de Calçados e Bolsas pelo IED São Paulo, Raul tem mais de 10 de anos de experiência no mercado de moda, atuando nos segmentos de vestuário e acessórios e tendo trabalhado com marcas como Carmim, Everlast e Fellipe Krein, onde solidificou sua experiência com bolsas em mais de 7 anos de trabalho. Sua trajetória profissional passa por pesquisas internacionais nos grandes centros de moda, além do trabalho de desenvolvimento de produto junto a fornecedores e fabricantes na Ásia. É docente no curso de One Year em Shoes & Bags do IED São Paulo e consultor na Moum House Creative Design Studio, onde desenvolve projetos e coleções para empresas do mercado fabril e varejista.


FERNANDO SOUZA

+

Fernando Souza é consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Mídias Sociais, publicitário, palestrante e empreteco. Possui 20 anos de atuação no mercado digital e 10 como empreendedor. É docente na São Paulo Digital School, Mirago, entre outras, e também nas pós-graduações de UX e Marketing e Comunicação de Moda no IED, Marketing e Negócios na FIA e E-commerce na FEI, além de palestrar em convenções, capacitar equipes e conduzir treinamentos e workshops para diversas instituições, entre elas: Globosat, Hospital Israelita Albert Einstein, Jornal do Commercio, Danone, Vida Funcional, Sabrina Sato, Outlet Lingerie, Abbott, Ammo Varejo, Quiksilver, G.O.Eyewear (Cartier, Montblanc, Ana Hickmann etc.), Kimberly & Clark, Votorantim Cimentos, Grupo Dass e Shopping Eldorado. Desenvolveu projetos para Editora Planeta, Alpargatas, Instituto Rodrigo Mendes, Portal Lunetas, Aprendiz, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Alana, Corinthians, Editora Abril, Ticket Edenred, Microsoft, entre outras.


GIL TOKIO

+

Gil Tokio é ilustrador, professor, designer e cartunista. Graduado em Arquitetura pela FAU USP e mestre na área de Design pela mesma escola, é sócio e ilustrador do estúdio Pingado. Tem trabalhado para as principais editoras e jornais do país, para o mercado publicitário, de animação e jogos digitais desde 2001, e recebeu, dentre outros prêmios em Salões de Humor pelo país, o prêmio HQMix em 2006. Atua como professor do IED e da Quanta Academia de Artes. É membro da SIB — Sociedade dos Ilustradores do Brasil e da banda maker Laikabot.


NATALIA KAUPA

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Após trabalhar por 10 anos como designer no universo da moda, juntou suas expertises adquiridas e fundou seu próprio negócio em 2011, a Folks Like Us, startup que tratava com mais design itens corriqueiros, como panos de prato e toalhas de mesa. Imergiu no design de serviços com a EISE (Escola de Inovação em Serviços/HiveLab), onde trilhou uma dupla jornada como aluna e coordenadora, com a missão pessoal de disseminar uma cultura mais acolhedora para a capacitação e conexão dos alunos, além de ter sido responsável pela gestão de projetos educacionais. É cofundadora da WAKE, empresa de inovação, atuando como pesquisadora, service designer e trend forecaster, conectando informação e insights provenientes do campo com sinais de futuro e seu propósito para o amanhã. É também coordenadora e professora do One Year em Future Studies do IED São Paulo.


FERNANDA DE DIVITIIS

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Inquieta e diversificada, está sempre atenta aos novos desafios. Formada pela USP com pós-graduação em Administração e Marketing pela FGV e mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas e gerenciamento de projetos, Fernanda é certificada como designer de serviço pela EISE/Hivelab e especialista em Design de Interação pela Nielsen Norman Group. É cofundadora da Wake Insights, empresa que atua na criação e no desenvolvimento de serviços inovadores, e professora de Design de Serviço e Customer Experience no IED São Paulo e outras instituições, e está envolvida no planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação, construindo produtos e serviços em diversos setores. Nesta jornada, tem em seu portfólio desde grandes empresas a pequenas startups.


CHRISTIAN ULLMANN

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Formado em desenho industrial na Universidade de Buenos Aires, Argentina, reside no Brasil desde 1996.

Trabalha com design estratégico, design exploratório e consultoria em design para inovação e gestão desenvolvendo produtos, projetos, sistemas e serviços. Coordena projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e América Latina, tendo produtos e trabalhos premiados na Itália, Espanha, Argentina e no Brasil.

Suas áreas de maior interesse e pesquisa são questões sociais e ambientais que, desde 2000, foram redefinidas como desenvolvimento sustentável. Entrando na terceira década do século XXI, reorganiza suas ideias e pretende atuar na área de Design para Inovação Social, em um contexto de economia criativa para um sistema de economia circular.

É professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico no IED Brasil, e atua como coordenador de projetos de economia circular e design para inovação social no Centro de Inovação IED Brasil, tendo coordenado os projetos: O carro perfeito para a cidade de São Paulo 2030 (Fiat Latam); Laboratório de desenvolvimento de mobiliário, empreendedorismo e economia circular — IED LAB MOB YVY — (Yvi Reciclagem), e o Movimento Lixo Invisível, em parceria com a empresa de consultoria Symnetics.


GUSTAVO CAVALHEIRO

+

Mestre e doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) com estágio sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal), Gustavo é publicitário, profissional em agências e empresas de comunicação e marketing há mais de 20 anos. Leciona disciplinas de comunicação, gestão, projetos (orientação de TCC), marketing e cibercultura/digital em cursos de graduação e pós-graduação há 10 anos como: graduação em Design de Moda, Design Gráfico e Digital e Design de Produto e Serviço; One Year em Joias — design e negócios e em Shoes & Bags — design and business (IED São Paulo); pós-graduação Empresarial em Comunicação e Mídias Digitais, Big Data e Inteligência de Marketing (ESPM-SP), em Comunicação e Produção de Moda e Master em Negócios e Varejo de Moda (Universidade Anhembi Morumbi), além dos cursos de Data Analytics (Digitalhouse). É membro da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura).

Início das aulas: 20/03/2021
Dias: sábados e domingos
Horário: das 9h às 17h
Duração: Total 144 horas

Valores:
15 parcelas de R$1.852,00
À vista com 4% de desconto
Parcelamento em até 24x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Masterclass3h
Mentoring3h
Branding6h
Ambiente de negócios9h
Gestão estratégica de marketing aplicado à moda9h
Tendências e Comportamento do Consumidor9h
Design Estratégico aplicado ao Produto9h
Tendências de Mercado9h
Desenvolvimento de Produto9h
Planejamento de Coleção – Bolsas9h
Planejamento de Coleção – Calçados9h
Técnicas de Representação9h
Design de Produto27h
Projeto de Coleção24h


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