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ONE YEAR

Retail Design & Visual Merchandising

144 horas Nacional
Semana Internacional
PRESENCIAL
Outubro/2021
Candidate-se
Sexo

RG / RNE / Passaporte
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Por quê?

O varejo é um setor que está em constante mudança em busca de profissionalização e especialização. Com o excesso de marcas, amplo sortimento de produtos, exigência do consumidor, aumento do tamanho das lojas, surgimento de novos formatos no mesmo segmento, batalha sobre preços, presença da tecnologia digital, e desenvolvimento da cadeia de suprimentos, torna-se cada vez mais importante o desenvolvimento mais assertivo de projeto de lojas.

Para quem?

O curso foi pensado principalmente para profissionais da área de varejo que buscam aprimoramento, dando suporte técnico, artístico e intelectual a arquitetos, designers de interiores, de produto, de moda, decoradores, publicitários e demais interessados.

Como é?

Pautado em três premissas fundamentais – criatividade, estratégia e inovação –, o conteúdo programático do curso irá abordar disciplinas teóricas e práticas que falam sobre aplicações de estratégias para o varejo, exemplos de cases nacionais e internacionais, ferramentas para melhor desenvolvimento dos projetos e aulas mão na massa.


ONE YEAR EM RETAIL DESIGN & VISUAL MERCHANDISING COM SEMANA INTERNACIONAL EM UMA DAS SEDES DO IED NA EUROPA

Sobre o curso

O curso de One Year em Retail Design & Visual Merchandising (VM) no IED São Paulo oferece um entendimento amplo sobre a profissão, visão que o mercado tem solicitado devido ao desenvolvimento dos canais de distribuição, mudança dos hábitos do consumidor e à segmentação/especificação do varejo.

O conteúdo programático irá abordar disciplinas teóricas e práticas que se dividem em três grupos nos quais serão abordados conceitos gerais, área especifica de VM e store design e uma última parte que envolve o desenvolvimento prático do projeto, além das aplicações de estratégias para o varejo, exemplos de cases nacionais e internacionais, ferramentas para melhor desenvolvimento dos projetos e aulas mão na massa.

No projeto final, o aluno desenvolve o projeto de uma loja aliando as estratégias aprendidas durante o curso para atender os novos inputs que as marcas e consumidores necessitam enquanto utiliza tecnologia digital e áreas multidisciplinares para agregar soluções e melhorar performances.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 


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COORDENAÇÃO

CINTIA LIE MATUZAWA

Arquiteta formada pela UEL, Cintia Lie é mestranda em Comunicação e Semiótica na PUC SP com MBA em Trade Marketing, e  desde 2001, atua na área de Retail Design Visual Merchandising.

Foi vice-presidente de Educação da Popai.ShopBrasil 2017/18, VM na Burberry, vencedora do prêmio Lojas – Pequenos Formatos – Loja Zonnado Aroma pela RDI – Retail Design Institute em 2016, diretora geral da INVarejoB, coordenadora e professora da pós-graduação em Design de Interiores, Fashion Marketing, e One Year em Retail Design & Visual MerchandisingFood DesignJewelry Design no Istituto Europeo di Design, ESPM, FAAP e Arquitec, além de atuar como palestrante para Shopping Iguatemi, Shopping JK Iguatemi, Abicalçados, Couromoda, Francal, Abrin, Bijoias, GC Shopper, Sebrae e Senac, e consultora para Cried/ IED, Alice Wonders, Oz Design; Jobs Le Lis Blanc, C&A, Portobello, Assoc. Lima/ Peru Jóias, Natura, Construtora Tenco, Thelure, Fila, NK Store, Ethnix, Midea Carrier, Zonna do Aroma, Grupo Avenida, Fullfit Importadora.

PROFESSORES

FABRIZZIO TOPPER

-

Com ampla formação acadêmica em gestão financeira, marketing, produtos e empreendedorismo, além de especializações em neurociências e neurolinguística aplicadas aos negócios, Fabrizzio protagonizou mais de 20 projetos empresariais próprios, cinco dos quais ainda realiza mentoração e direcionamento consultivos.
Conhecido como empreendedor, consultor e professor pelo mercado de gestão empresarial por atuar há mais de 20 anos à frente do desenvolvimento de produtos, marcas e na modelagem de grandes negócios digitais no mercado nacional e internacional.
Atualmente, além de fundador da premiada consultoria de desenvolvimento de negócios digitais TopperMinds, também é diretor da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), vice-presidente do POPAI Brasil (Associação Internacional de Marketing de Varejo) coordenador técnico da escola de negócios digitais ComSchool e professor da cadeira de Tecnologias Avançadas para o Varejo no IBMEC e Design de Experiência de Consumo pelo IED.
Ao longo de sua carreira em planejamento, atuou junto a diversos segmentos, sempre com o objetivo de modelar e aprimorar a atuação junto a seus mercados consumidores, atendendo a marcas como Pernod Ricard, JBS, Microsoft, Apple, Claro, Telefônica, Experian, Renault, Volkswagen, Movida, TokStok, Leo Madeiras, SWIFT, Sephora, Ellus, Camila Klein, HBO, Abril, Estadão, entre tantas outras de renome e relevância em seus nichos de atuação.


JOVITA V. TORRANO

+

Arquiteta formada pela Universidade Mackenzie, Jovita trabalhou como Gerente de Projetos para grandes empresas de varejo (Grupo Pão de Açúcar, Carrefour) e consultora em projetos internacionais (Unilever – América Latina, Gigante – México, Nosso Super – Angola) e é sócia-fundadora da Espaçonovo, empresa especializada em varejo, conceituando e projetando para grandes redes, tais como Grupo St. Marche, Eataly, Grupo Zaffari e Empório Santa Maria.


PEDRO CALABREZ

+

Sócio-diretor da NeuroVox, Pedro é doutor em Ciências (Ph.D) em Psiquiatria e Psicologia Médica pelo Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, onde foi membro do Centro de Neuromodulação, e professor convidado do Instituto Europeo di Design, FIA-USP e Casa do Saber. Foi criador dos primeiros cursos de neurociências aplicadas aos negócios do Brasil, com palestras assistidas por mais de 650.000 pessoas em mais de 500 empresas e vídeos no YouTube e Facebook com dezenas de milhões de visualizações. É responsável pelo canal NeuroVox no YouTube, que contava com mais de 600.000 inscritos em abril de 2019.

Início das aulas: Outubro/2021
Horário: Sábados e domingos alternados em 12 encontros
Duração: 144 horas

DISCIPLINAS
Masterclass3h
Mentoring3h
Marketing de Moda6h
Branding para retail design6h
Design de serviços para varejo6h
Coolhunting para varejo6h
Pesquisa de mercado de moda6h
Neurociências para varejo6h
Sustentabilidade em retail design6h
Lighting design para lojas6h
Visual Merchandising I e II12h
Visual Merchandising III – Produto6h
Visual Merchandising IV – Vitrine6h
Store Design I – Concept Store6h
Store Design II – Magazines6h
Store design III – Supermercados6h
Sound Branding6h
Fragrance branding6h
Shopper digital e omnishopper6h
Customer experience em varejo6h
Trabalho Final24h
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