Língua

Português

Início

Abril 2024

Período

Fim de Semana

Formato

Híbrido

Duração

144 Horas

Coordenador do curso

Cintia Lie Matuzawa

Preço

15 parcelas de R$1.852,00

Projetos de lojas assertivas demandam maior atenção em elementos como tamanho, formato, ambientes digitais e desenvolvimento da cadeia de suprimentos.

Data de início: 06/04/2024, sábado e domingo, das 9h às 17h.

Com a evolução da economia digital, o ambiente de compra, físico e virtual, assume papéis distintos na construção da percepção dos consumidores. O varejo busca profissionais especializados, capazes de criar estratégias únicas em resposta a este cenário.

O profissional que atua com varejo precisa se atualizar constantemente a respeito de conceitos de marketing, global e local, estratégias, perfil do consumidor, aspectos do produto e as diferentes formas de comunicação destes elementos conjuntos. Com professores de mercado para contribuir com o aprendizado e networking, o curso te ensina a relacionar elementos como sons, aromas, iluminação e imagens para criar ambientes capazes de transmitir a identidade da marca e instigar diferentes percepções sensoriais.

Aprofunde-se em conceitos, estratégias e metodologias sobre exposição estratégica de produtos a partir do Visual Merchandising, com apresentação de cases nacionais e internacionais, e ferramentas para construir pontos de vendas únicos.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Retail Design & Visual Merchandising!

Com entendimento amplo sobre a profissão e os desafios de mercado, aprenda a trabalhar tendências no ponto de venda com projetos integrados e interdisciplinares em parcerias institucionais com grandes marcas para criar oportunidades reais de acesso ao mercado.

 

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso foi elaborado para profissionais de varejo, arquitetos, designers de interiores, produto e moda, decoradores e publicitários com vontade de aprimorar competências, com suporte técnico, artístico e intelectual. Conheça ferramentas novas para desafios que demandam soluções inovadoras, considerando a amplitude de produtos e seu impacto no desenho da área de loja.

O curso de Retail Design & Visual Merchandising busca levantar dados a partir de sinais encontrados no mercado, manifestações do comportamento de consumo e práticas sociais, que podem servir como indicativos de tendências. Vamos apresentar o cenário multidisciplinar do mercado de varejo a fim de formar profissionais capazes de performar em projetos de design estratégicos para marcas, com olhar investigativo, muita pesquisa, e uma leitura sobre imagem de marca para melhorar a comunicação com seu público.

Módulo Internacional - Programa Milão OY Retail Design & Visual Merchandising

O programa internacional oferecido pelo One Year em Retail Design & Visual Merchandising do IED São Paulo busca trazer, através de conteúdos específicos, o universo do varejo internacional como complemento ao complexo cenário do setor terciário e da tecnologia digital. Durante o percurso em Milão, iremos explorar como as marcas europeias têm vivido e enfrentado com criatividade e inovação as rápidas mudanças do mercado.

Conteúdos abordados: 

Retail Design
Iremos examinar como as marcas europeias buscam diferenciais no setor do varejo e como manifestam as soluções seja pelos atributos do design de espaços, dos produtos, das vitrinas e estratégias da marca diante da rápida transformação na área do consumo. Serão apresentados cases das mais diversificadas lojas para melhor compreensão dos reposicionamentos de cada segmento comercial e sua relação com seu consumidor.

Retail Tour
Visitas guiadas às marcas, com foco no design de lojas, visual merchandising e modelo de negócio. Compreensão das lojas como espaços híbridos com tangenciamento em design, moda, arte, arquitetura, varejo, história e consumo. Visita a diversos pontos de venda icônicos para ancorar o conhecimento e conteúdos aplicados. Os alunos terão uma tarde de pesquisa nas marcas/lojas, divididos em grupos, para mergulharem no cenário comercial da cidade de Milão e fazerem uma curadoria técnica sob o viés do retail design.

Especialidades
Aula com profissionais especialistas na área de retail e visual merchandising falando sobre estratégias projetuais, exemplos de lojas e experiências aplicadas da marca no ponto de venda com intersecções multidisciplinares. Desenvolvimento de exercício durante o percurso da semana italiana com comentários dos professores.

Professores estrangeiros ministrarão os conteúdos em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso Retail Design & Visual Merchandising é dividido em 3 fases: Conteúdos Base, que aborda temas como marketing, branding, neurociências, coolhunting e sustentabilidade; Conteúdos Específicos, que trata do Visual Merchandising e outros elementos de comércio, como Store Design, Iluminação, Sons e Aromas, Branding, Customer/Shopper Experience e Design Serviços; e Projeto Final – Loja Omnicanal, onde será desenvolvido um projeto para ponto de venda omnicanal.

Durante o curso serão realizadas pequenas atividades pontuais sobre temas apresentados em sala para organizar e formatar um trabalho final contendo todas as atividades e informações num projeto de loja completo. 

  • Apresentação IED + Mentoring (3h)
  • Masterclass (3h)
  • Marketing de marcas para varejo (6h)
  • Coolhunting para varejo (6h)
  • Global Retail Experience (6h)
  • Visual Merchandising I - Espaços e sensorialidade (6h)
  • Visual Merchandising II – Vitrina (6h)
  • Visual Merchandising III - Exposição e coordenação de produtos (6h)
  • Produto: Persona, Imagem e Estilo (6h)
  • Produto: Gestão do Produto (6h)
  • Branding para Retail Design (6h)
  • Design de Serviços para Varejo (6h)
  • Store Design I - Estratégias de design e negócio (6h)
  • Store Design II - Inteligência e criatividade digital (6h)
  • Store Design III - Concept Store (6h)
  • Neuroestética para varejo (6h)
  • Customer Experience, Shopper Digital e Omnishopper (6h)
  • Aplicações de IA para varejo (6h)
  • Lightning Design para Lojas (6h)
  • Fragrance Branding (6h)
  • Áudio Branding (6h)
  • Projeto Final de Retail Design & VM - Mentoring (18h)
  • Projeto Final de Retail Design & VM - Apresentação (6h)

Docentes

Cintia Lie Matuzawa

Coordenador do curso

Ana Lollatto

Ana Romero

Anelise Campoi

Attilio Rondinelli

Carina Tavares

Clara Bidorini

Fabrizzio Topper

Herbert Holdefer

Ingrid Pergentino

Janiene Santos

José Carlos Carreira

Jose Corciolli

Juliana Lopes

Lucila Campiglia

Paula Costa

Rogerio Gaspar

Dizem sobre nós

Módulo Internacional alunos IED

O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.

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