IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ATENDIMENTO

Perguntas Frequentes (FAQ)

FAQ – IED SÃO PAULO

O que é o IED SÃO PAULO?
O Istituto Europeo di Design – IED São Paulo é uma faculdade internacional de design e moda que oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão (curta duração e one year). Como instituição de ensino, está presente no Brasil desde 2005. É credenciado como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação desde 09/2009. Integra o Grupo IED, fundado em Milão em 1966.

Quando e por que o IED veio ao Brasil?
Por inspiração de seu fundador Francesco Morelli, o IED escolheu São Paulo como sua primeira sede fora da Europa. Seu desejo é levar o padrão de excelência educacional de uma bem sucedida e pioneira experiência no velho continente para uma das cidades mais importantes no cenário internacional, capital criativa e de negócios da América Latina. O IED veio ao Brasil para contribuir com o desenvolvimento do design nacional, em padrões internacionais, por meio da formação de profissionais de alto nível.

Por que estudar no IED?
O IED é uma das mais consagradas redes educacionais do mundo, referência global nas áreas de Design, Moda e negócios relacionados. Ao longo de meio século, já formou mais de 150 mil profissionais de sucesso, provenientes de cerca de 100 países. Permanentemente conectado com as necessidades do mercado de trabalho e com as oportunidades do futuro, o IED oferece formação sólida e diploma valorizado em todo o mundo.

Onde o IED está presente?
O Istituto Europeo di Design – IED distribui-se atualmente em onze sedes em três países. Na Itália, mantém unidades em Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari. Na Espanha, está presente nas cidades de Madri e Barcelona. No Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Possui ainda representações na China e na Colômbia.

FAQ – GRADUAÇÃO

Que cursos de graduação o IED oferece?
O Istituto Europeo di Design – IED São Paulo oferece, a partir de 2017, Bacharelados em Design de Moda, Design de Produtos e Serviços e Design Gráfico e Digital, com duração de três anos cada. A faculdade possui turmas em andamento na modalidade Curso Superior de Tecnologia (CST) e contempla as áreas de Design de Interiores e Design de Joias e Acessórios.

Como é a graduação no IED?
Os cursos de graduação do IED buscam a excelência e contam com professores experientes em sala de aula e em suas áreas de atuação no mercado, bem como laboratórios especializados e parcerias com grandes marcas nacionais e internacionais.

As turmas proporcionam atenção individualizada a cada aluno e colaboração nos projetos. Há ênfase na prática e desenvolvimento de habilidades e competências para o sucesso profissional, respeitando as escolhas do estudante.

O IED incentiva a formação de líderes e empreendedores, capazes de se destacar onde quer que atuem. Seus alunos devem ser cidadãos éticos e responsáveis, comprometidos com o futuro sustentável do planeta e com o desenvolvimento humano e a melhoria das condições de vida no mundo.

A faculdade oferece dois workshops semestrais com grandes nomes do mercado convidados. Promove regularmente diversas atividades complementares e eventos de vários portes com expoentes da criação e dos negócios. O IED é a única faculdade internacional no Brasil 100% Design.

Os cursos de graduação do IED são regulamentados pelo MEC?
Os cursos de graduação do IED são regulamentados e bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) e a faculdade possui excelente conceito institucional.

O MEC disponibiliza um link para consulta pública dessas informações. O IED São Paulo pode ser encontrado como Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design (IED São Paulo).
http://emec.mec.gov.br

Qual a duração dos cursos de graduação do IED?
Cada um dos cursos de graduação do IED São Paulo possui duração de seis semestres (ou três anos), totalizando 2.400 horas de atividades.

Quais são os horários das aulas no IED?
As aulas para as turmas de graduação do período matutino ocorrem das 7h40 às 12h. Para o período noturno, as atividades se desenvolvem das 18h40 às 22h50.

Posso trancar matrícula? Por quanto tempo?
Conforme o Regimento Geral da Faculdade, o trancamento de matrícula será concedido pelo prazo de dois períodos letivos, podendo ser prorrogado por igual período.

O IED oferece cursos a distância?
O Istituto Europeo di Design não oferece no Brasil cursos na modalidade Educação à Distância (EAD). No momento, todos os programas oferecidos pela faculdade são integralmente presenciais.

O IED é credenciado no Prouni?
O Istituto Europeo di Design – IED São Paulo não é credenciado no Programa Universidade para Todos (Prouni) do Governo Federal.

O IED oferece descontos?
Para consultar a relação de entidades conveniadas, é necessário entrar em contato com o Setor de Atendimento da faculdade pelo telefone 11 3660.8000 ou pelo e-mail info@ied.edu.br.

O IED oferece programa de estágios?
No Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, é parte integrante e obrigatória da formação dos alunos de graduação a realização de estágios supervisionados.

A faculdade conta com uma coordenação dedicada exclusivamente a estágios, que firma convênios com empresas de grande expressão no mercado para facilitar a colocação de seus alunos. Há um mentor destacado em horários específicos para orientar e acompanhar as atividades desenvolvidas durante os estágios. É preocupação da faculdade que essas atividades efetivamente contribuam para a formação de seus estudantes.

O IED possui parcerias com empresas?
O Istituto Europeo di Design – IED São Paulo possui parcerias com diversas empresas líderes em suas áreas de atuação com o objetivo de aproximar a formação de seus alunos do perfil buscado pelo mercado de trabalho.

Ao longo da graduação, o aluno mantém contato direto com profissionais que são referência, participando de experiências enriquecedoras, ampliando seu networking e abrindo portas para a carreira profissional.

Essas parcerias exclusivas da Faculdade permitem ao aluno participar de concursos, projetos, estágios e workshops com algumas nacionais e internacionais de grande expressão.

É possível agendar um horário com o coordenador do curso?
Sim. Inclusive, recomendamos que o futuro aluno tenha contato com a coordenação do curso escolhido. Este encontro tem como objetivo a orientação ao candidato, levando em conta seus interesses e projeto de carreira. É preciso realizar agendamento pelo telefone 11 3660.8000 ou pelo site www.ied.edu.br.

FAQ – PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULAS

Quando ocorre o vestibular do IED?
O vestibular para ingresso na graduação do IED São Paulo ocorre em dois períodos (para as turmas com início no primeiro semestre e para as turmas com início no segundo semestre). Para maior comodidade dos candidatos, há opções de datas para realização das provas nos meses que antecedem o início dos cursos, de acordo com edital publicado. O período de inscrições e as datas das provas são regularmente divulgados no site da instituição – www.ied.edu.br.

Como é o vestibular do IED?
O vestibular é realizado em datas prefixadas e divulgadas e é composto por três provas realizadas no mesmo dia: Conhecimentos Gerais, Redação e Criatividade. O tempo de realização é de quatro horas.

Qual a taxa de inscrição?
O valor da taxa de inscrição é de R$50,00 (cinquenta reais).

É possível utilizar o ENEM para ingressar no IED?
Sim. O Istituto Europeo di Design – IED São Paulo permite ingresso direto via aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Neste caso, o candidato fica dispensado do vestibular.

Qual a documentação necessária para realizar a matrícula?

Os documentos abaixo são indispensáveis para o processo de matrícula.
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio (original e uma cópia simples);
• Histórico Escolar do Ensino Médio (original e uma cópia simples);
• Certidão de Nascimento ou Casamento (original e uma cópia simples);
• Cédula de Identidade (original e uma cópia simples);
• CPF (original e uma cópia simples);
• Uma foto recente 3×4;
• Comprovante de residência do aluno (original e duas cópias simples).

FAQ – TRANSFERÊNCIA

O IED aceita transferência de outras faculdades?
Sim, o IED São Paulo aceita transferências.

Posso fazer intercâmbio no exterior durante a graduação?
Sim, o IED São Paulo oferece programa de intercâmbio em suas sedes na Europa, para o qual o aluno precisa atender os requisitos dispostos no programa.

Posso transferir meu curso para outras sedes do IED?
Infelizmente não é possível a transferência de graduação para outra unidade IED, uma vez que o reconhecimento de cada instituição junto ao órgão regulador local impõe diferentes currículos e exigências.

FAQ – EXTENSÃO (CURSOS DE CURTA DURAÇÃO)

Um curso de extensão oferece certificação?
Sim. Os alunos que concluírem cursos de extensão com presença e avaliação satisfatórias recebem certificado de conclusão emitido pela Instituição de Ensino Superior que os oferece, de acordo com a legislação vigente.

Há pré-requisitos ou limites de idade para cursos de extensão?
Normalmente não há requisitos, mas, de acordo com o curso oferecido, podem ser necessários conhecimentos prévios fundamentais para o acompanhamento dos conteúdos ou uma idade mínima requerida para seu melhor aproveitamento.

Qual documentação é necessária para efetuar matrícula?

Para a matrícula em um dos cursos de extensão, são requeridos os seguintes itens:
• Cédula de Identidade (original e uma cópia simples);
• CPF (original e uma cópia simples);
• Comprovante de residência do aluno (original e uma cópia simples).

A matrícula precisa ser realizada pessoalmente?
Não há necessidade de comparecer pessoalmente ao IED São Paulo para efetuar a matrícula nos cursos de extensão. As equipes de atendimento facilitam os procedimentos para maior comodidade dos alunos.

FAQ – EXTENSÃO (ONE YEAR / CURSOS DE UM ANO)

O que são os cursos One Year do IED?
O IED São Paulo oferece duas modalidades de One Year – os executive courses e os creative courses. Os primeiros são voltados para a formação de gestores, enquanto os últimos focam o potencial criativo, desenvolvimento e gerenciamento de projetos.

Para consultar os cursos oferecidos atualmente, clique aqui.

O módulo internacional é obrigatório?
O módulo internacional é oferecido como parte integrante dos cursos de One Year do IED São Paulo, no entanto, não é obrigatório, embora seja recomendado pela experiência que proporciona, promovendo acesso exclusivo às operações de importantes marcas de Moda e Design na Europa e a executivos e criadores de renome internacional.

Como é feito o processo de inscrição para os cursos One Year?
A admissão nos cursos de One Year do IED São Paulo é feita com base em análise de currículo do candidato. O processo poderá ser complementado com uma entrevista, se necessária.

É possível agendar um horário com o coordenador do curso?
Sim. Este encontro tem como objetivo a orientação ao candidato, levando em conta seus interesses e projeto de carreira. É preciso realizar agendamento pelo telefone 11 3660.8000 ou pelo site www.ied.edu.br.

Qual a documentação necessária para realizar a matrícula?

  • Cédula de Identidade (original e uma cópia simples);
  • CPF (original e uma cópia simples);
  • Comprovante de residência do aluno (original e uma cópia simples).

A matrícula precisa ser realizada pessoalmente?
Recomendamos que a matrícula seja realizada presencialmente. No entanto, em casos especiais, como alunos residentes em outras cidades ou impossibilitados de comparecer na Faculdade durante o período estipulado, a equipe de atendimento do IED São Paulo procura facilitar os procedimentos para maior comodidade dos alunos. Nestes casos, excepcionalmente, a matrícula é aceita à distância.

É possível trancar a matrícula?
Não. Os cursos One Year, por oferecerem uma experiência única a cada edição, por sua carga horária específica, estrutura e conteúdos dinâmicos, não oferecem a possibilidade de trancamento.

O IED possui parcerias com empresas?
Sim. O IED possui parcerias com várias empresas e entidades que são referência em suas áreas de atuação. Várias dessas parcerias são exclusivas para os One Years e possibilitam palestras e workshops com criadores, executivos e lideranças de grande expressão.

FAQ – PÓS-GRADUAÇÃO

Os cursos de pós-graduação do IED são regulamentados pelo MEC?
Sim. O cursos de pós-graduação lato sensu do IED são regulamentados pelo MEC e conferem aos concluintes o título de especialista.

O MEC disponibiliza um link para consulta pública dessas informações. O IED São Paulo pode ser encontrado como Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design (IED São Paulo) e seus cursos de pós estão listados na aba “Especialização”.
http://emec.mec.gov.br

Quais os pré-requisitos para se cursar uma pós-graduação?
De acordo com as exigências do MEC, o ingresso nos cursos de pós-graduação é permitido ao portador de diploma de ensino superior em qualquer uma das modalidades de graduação – curso superior tecnológico, bacharelado ou licenciatura.

Como se estruturam os cursos de pós-graduação no IED?
Todos os cursos de pós-graduação do IED São Paulo são estruturados em módulos com carga horária específica dedicada a cada conteúdo.

Qual a duração dos cursos e horários das aulas?
Os cursos de pós-graduação do IED São Paulo totalizam 400 horas de atividades, incluindo o trabalho de conclusão de curso. Os conteúdos e atividades são normalmente finalizados pelo aluno em 18 meses. As aulas ocorrem no período noturno, às segundas e quartas, ou às terças e quintas, das 19h30 às 22h30.

Quando se iniciam os cursos e quando são as inscrições?
Os cursos de pós-graduação do IED São Paulo são oferecidos duas vezes ou uma ao ano, dependendo do título. Há turmas com início no primeiro semestre e turmas com início no segundo. Pode haver mudança das datas em função do processo de formação de cada grupo, bem como cancelamento de ofertas que não obtiverem quórum mínimo.

Como é feito o processo de seleção e admissão para a pós-graduação do IED?
A admissão nos cursos de pós-graduação do IED São Paulo é feita com base em entrevista com o coordenador e análise de currículo do candidato.

É possível agendar um horário com o coordenador do curso?
Sim. Este encontro tem como objetivo a orientação ao candidato, levando em conta seus interesses e projeto de carreira. É preciso realizar agendamento pelo telefone 11 3660.8000 ou pelo site www.ied.edu.br.

A matrícula precisa ser realizada pessoalmente?
Recomendamos que a matrícula seja realizada presencialmente. No entanto, em casos especiais, como alunos residentes em outras cidades ou impossibilitados de comparecer na Faculdade durante o período estipulado, as equipes de atendimento do IED São Paulo facilitam os procedimentos para maior comodidade dos alunos. Nestes casos, a matrícula é aceita à distância desde que a documentação seja enviada autenticada.

Qual a documentação necessária para realizar a matrícula?
• Diploma de curso superior (original e uma cópia simples);
• Histórico Escolar de curso superior (original e uma cópia simples);
• Certidão de Nascimento ou Casamento (original e uma cópia simples);
• Cédula de Identidade (RG) (original e uma cópia simples);
• CPF (original e uma cópia simples);
• Uma foto recente 3×4;
• Comprovante de residência do aluno (original e uma cópia simples).

É possível trancar a matrícula? Por quanto tempo?
É permitido ao aluno um único trancamento de matrícula durante o curso por um período de seis meses, renovável por mais seis meses.

O IED oferece descontos?
Para consultar a relação de entidades conveniadas, é necessário entrar em contato com o Setor de Atendimento da faculdade pelo telefone 11 3660.8000 ou pelo e-mail info@ied.edu.br.

O IED tem parcerias com entidades e empresas?
Sim. O IED possui parcerias com várias empresas e entidades que são referência em suas áreas de atuação.

Várias dessas parcerias são exclusivas para a pós-graduação e possibilitam palestras e workshops com criadores, executivos e lideranças. Normalmente também o trabalho final dos cursos de pós é realizado em parceria com alguma organização, permitindo aos alunos conduzir um estudo de caso real e relevante, com acesso privilegiado.

O IED oferece cursos à distância?
O Istituto Europeo di Design não oferece no Brasil cursos na modalidade Educação à Distância (EAD). No momento, todos os programas oferecidos pela faculdade são presenciais.

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID