IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ATENDIMENTO

Perguntas Frequentes

1- IED Sem carro

O intuito desse projeto é reduzir o uso de carro particular em prol da convivência e da qualidade de vida no bairro. Criamos a campanha IED sem carro em que disponibilizamos aos alunos e aos professores um estacionamento com conexão ao IED por uma van, ambos gratuitos.

 

Como funciona o estacionamento + carona

Para liberar o uso do estacionamento é necessário enviar um e-mail para receprio@ied.edu.br com nome completo, modelo, cor e placa do carro, 48h antes da utilização do estacionamento. Endereço do estacionamento: Paróquia Santa Teresinha – Av. Lauro Sodré 83, Botafogo (entre o túnel que leva à Copacabana e o shopping Rio Sul). OBS.: O estacionamento NÃO funciona aos domingos.

 

Horários da van de segunda à sexta:

Estacionamento 19h10 e 19h30

IED Rio 22h35 e 22h50

 

Horários da van aos sábados:

Estacionamento 9h45, 13h30 e 13h50

IED Rio 17h, 17h20 e 18h

 

Vindo de ônibus

Linha 107: Central – Urca

Linha 513: integração com o Metrô Botafogo.

Linhas 581 e 582: ambas se chamam “Leblon – Urca”

 

Vindo de bibicleta

Temos no IED um bicicletário para sua bike ficar te esperando enquanto você vem pra aula, para um evento ou para uma visita. Traga sua corrente ou tranca. Você também pode usar as laranjinhas Bike Rio. Há uma estação bem em frente ao IED. Cadastre-se e veja a localização de todas as estações no site: www.mobilicidade.com.br/bikerio

 

2 – Como funciona o processo seletivo?

Para iniciar o processo de matrícula, envie seu currículo para inforio@ied.edu.br e o mesmo será analisado pelo departamento responsável. Em seguida, entraremos em contato com as instruções para marcar a entrevista (quando necessário), e efetivar a matrícula.

 

3 – Quais os documentos necessários para fazer minha matrícula?

Segue abaixo a lista de documentos necessários para cada tipo de curso. As fotocópias de documentos podem ser enviadas por e-mail, devem estar legíveis, enquadradas, nítidas, frente e verso quando necessário. O aluno também pode entregar as fotocópias pessoalmente até uma semana antes do início do curso.

 

a) Documentação necessária: Curso MASTER

» 01 cópia simples do RG;

» 01 cópia simples do CPF;

» 01 cópia simples do comprovante de residência;

» 01 currículo;

» 01 foto 3×4 (a entrega deve ser realizada pessoalmente na secretaria da escola);

» 01 cópia simples do Diploma de Graduação;

» 01 cópia simples do Histórico Escolar.

 

b) Documentação necessária: Curso SAPERFARE

» 01 cópia simples do documento de identidade;

» 01 cópia simples do CPF;

» 01 cópia simples do comprovante de residência;

» 01 currículo;

» 01 foto 3×4 (a entrega deve ser realizada pessoalmente na secretaria da escola);

» 01 cópia simples do Diploma de Graduação (opcional).

 

c) Documentação necessária: Curso LIBERO

» 01 cópia simples do documento de identidade;

» 01 cópia simples do CPF;

» 01 cópia simples do comprovante de residência;

» 01 currículo.

 

d) Documentação necessária: Curso PRESTO

» 01 cópia simples do documento de identidade;

» 01 cópia simples do CPF;

» 01 cópia simples do comprovante de residência.

 

4- Qual o valor do curso?

Você pode consultar os valores e as formas de parcelamento na página do curso de seu interesse.

 

5- Tenho vantagens se antecipar minha matrícula?

Você já fez sua entrevista e foi aprovado? Então aproveite para antecipar a sua matrícula e parcelar seu curso com valores mais baixos, assim, o seu investimento será mais vantajoso. Confira as condições de parcelamento e os valores na página do curso de seu interesse.

 

6- Tem taxa de matrícula?

O IED Rio não cobra taxa de matrícula, sua inscrição está garantida após pagamento da primeira parcela ou do valor à vista.

 

7- Posso parcelar ou financiar o valor do curso?

Graças à parceria com a Sicredi, o IED oferece a possibilidade de pagamento dos cursos em até 48 parcelas!

Com isso, o IED Rio reafirma seu objetivo de difundir e promover o design, permitindo que alunos e profissionais encontrem significado no que fazem e consigam realizar seus sonhos e projetos. Assim como a Sicredi, acreditamos que quem coopera, cresce.

A Sicredi é uma cooperativa de crédito de sólida tradição, que valoriza a identidade cultural e a vocação econômica dos territórios, cria oportunidades de negócios e promove o desenvolvimento dos seus associados. É uma rede de cooperativas de crédito direcionada para o crescimento sustentável e mais próximo de pessoas e comunidades, as quais constituem sua razão de ser.

Para mais informações sobre as condições de pagamento, peça mais informações na página do curso.

 

8 – O curso pode ser cancelado ou adiado?

Mesmo não comparecendo às aulas por motivo de cancelamento ou trancamento, o aluno deve quitar o pagamento integral do curso. Conforme estabelecido em contrato, o cancelamento de matrícula ou desistência serão aceitos apenas se forem informados em até 10 dias após o início do curso. Após essa data, não serão aceitos pedidos de cancelamento ou de desistência. Verifique os detalhes da política de cancelamento e trancamento no seu contrato.

Por iniciativa do IED Rio: O IED Rio se reserva ao direito de adiar ou cancelar o curso caso o mesmo não atinja o número mínimo de matrículas com até 48 horas de antecedência de seu início. Em caso de adiamento, se o aluno não desejar esperar por uma nova data, deve expressar sua vontade por e-mail e o investimento será devolvido integralmente. No caso de cancelamento, o valor pago será devolvido integralmente via depósito em conta bancária ou por cancelamento do cartão. Os prazos para os reembolsos são de até 30 (trinta) dias úteis, efetuados por meio de depósito em conta bancária.

Por iniciativa do aluno: Caso o aluno deseje efetuar o cancelamento será devolvido 90% do valor pago se o cancelamento for solicitado com até 24 horas de antecedência do início do curso. Os outros 10% serão destinados ao custeio das despesas administrativas relativas

aos custos operacionais para implantação do curso. A partir do início do curso não haverá reembolso e o aluno deve quitar o parcelamento mesmo que faça a opção de trancamento. Contato para cancelamento: inforio@ied.edu.

O IED Rio não se responsabiliza por outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo aluno, como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc, em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

 

9 – O IED Rio tem algum tipo de auxílio para alunos que não moram no Rio de Janeiro?

O IED Rio não se responsabiliza por custos com passagens ou hospedagem dos alunos que não moram no Rio de Janeiro. Verifique com o setor de admissão a confirmação de abertura do seu curso antes de organizar sua viagem.

 

10 – Como funciona o trancamento de curso?

O aluno tem a opção de trancar o curso e retornar no prazo de 1 ano.

Caso o aluno deseje realizar o trancamento em até 10 dias após o início do curso, ele terá a quitação apenas da primeira parcela, prosseguindo com o pagamento normal do curso quando reativar a matrícula.

Após esse prazo, o aluno deve quitar o pagamento integral do curso, independente do trancamento da matrícula.

O parcelamento do valor do curso é uma opção de pagamento do curso. Assim, o pagamento em parcelas não transforma a cobrança em mensalidade.

 

11 – O IED Rio tem bolsa de estudos?

Bolsas de estudos são direcionadas à população de baixa renda e administradas pela Prefeitura da Cidade. Para saber mais, entre em contato com: inforio@ied.edu.br.

 

12 – Os parceiros do IED Rio têm descontos nos cursos da escola?

Os nossos parceiros possuem descontos nos cursos da escola. Quer ser um parceiro IED Rio? Entre em contato com: parceriasrio@ied.edu.br para saber mais informações.

 

13 – O que é a monitoria?

Os cursos Master e Saperfare do IED Rio contam com um monitor de turma, selecionado entre os alunos matriculados pelo coordenador. O monitor realiza tarefas de apoio à turma, e como contrapartida ele ganha 30% de desconto no valor do curso. Em caso de pagamento parcelado, o desconto é dado até a data de vencimento.

 

14 – Módulos internacionais

Nos cursos das categorias Master e Saperfare, o aluno conta com um módulo internacional exclusivo, podendo aprofundar seus conhecimentos em nossas sedes na Espanha e na Itália. Os módulos são opcionais, e caso o aluno não possa ou não queria participar, não terá prejuízo de carga horária do curso. Para saber mais, consulte o setor de admissão. O módulo internacional deve ser cursado na data pré-estabelecida no momento da matrícula, não sendo permitido que o aluno transfira a participação para o semestre seguinte.

 

15 – Aulas experimentais

O IED Rio não oferece aulas experimentais. Quer experimentar nossa metodologia? Fique atento às datas do Design Degustação, Open Day e demais eventos da escola. Além de uma oportunidade de conhecer o IED e saber mais sobre o seu curso de interesse, ainda oferecemos benefícios para quem se matricula nessas ocasiões.

 

16 – Férias

Em meados de dezembro, o IED Rio entra em férias coletivas, interrompendo suas atividades administrativas até a primeira semana de janeiro. As aulas e demais atividades acadêmicas retornam em meados de janeiro. Ao final do primeiro semestre de cada ano, nossos alunos desfrutam ainda do recesso de inverno. Consulte o cronograma do seu curso para saber os períodos de recesso da escola.  

RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID