IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ATENDIMENTO

Perguntas Frequentes

1 – O que é IED Sem Carro?

O IED Rio tem o compromisso de sustentabilidade com o bairro da Urca e seus moradores. Por isso, criamos a campanha “IED sem carro” para estimular o uso de transporte alternativo e novas ações estão sendo planejadas para aprimorar a mobilidade no bairro.

VINDO DE ÔNIBUS
» As linhas 107, 513, 581 e 582 são opções para chegar na Urca. Todos passam em frente ao IED.

VINDO DE VAN
» Para os nossos alunos disponibilizamos um estacionamento em Botafogo e uma van especial que faz o traslado até o IED. Mais informações na secretaria.

VINDO DE BICICLETA
» Você também pode usar as laranjinhas do Bike Rio. Temos uma estação bem em frente ao IED. Cadastre-se e veja a localização de todas as estações no site: www.mobilicidade.com.br/ bikerio

2 – Como funciona o processo seletivo?

a) Nos Cursos Especiais: Para iniciar o processo de inscrição, o aluno deve acessar a página referente ao curso em que deseja se matricular, clicar em Candidate-se, preencher o formulário com todas as informações e fazer upload do CV ou enviá-lo para admissaorio@ied.edu.br. O currículo é analisado pelo departamento responsável. Para efetivar a matrícula, o aluno deve realizar o pagamento total do curso à vista com desconto; ou parcelado no cheque ou cartão de crédito.

b) Nos Cursos Intensivos: Para iniciar o processo de inscrição, o aluno deve acessar a página referente ao curso em que deseja se matricular, clicar em Candidate-se, preencher o formulário com todas as informações e fazer upload do CV ou enviá-lo para admissaorio@ied.edu.br. O currículo é analisado pelo departamento responsável, em seguida é agendada uma entrevista com o coordenador do curso. Após aprovação na entrevista, o aluno pode concluir a matrícula mediante pagamento da primeira parcela do curso. Lembrando que não cobramos taxa de matrícula. Os alunos que não moram no Rio de Janeiro podem realizar a entrevista via Skype.

c) Nos Cursos Pós-Graduação: Para iniciar o processo de inscrição, o aluno deve acessar a página referente ao curso em que deseja se matricular, clicar em Candidate-se, preencher o formulário com todas as informações e fazer upload do CV ou enviá-lo para inforio@ied.edu.br. O currículo é analisado pelo departamento responsável, em seguida é agendada uma entrevista com o coordenador do curso. Após aprovação na entrevista o aluno pode concluir a matrícula mediante pagamento da primeira parcela do curso. Lembrando que não cobramos taxa de matrícula. Os alunos que não moram no Rio de Janeiro podem realizar a entrevista via Skype. Os cursos Design Total: Metodologia de Projeto e Marketing e Comunicação de Moda dispensam a apresentação de portfólio na entrevista.

3 – Quais os documentos necessários para fazer minha matrícula?
Segue abaixo a lista de documentos necessários para cada tipo de curso. As fotocópias de documentos podem ser enviadas por e-mail, devem estar legíveis, enquadradas, nítidas, frente e verso quando necessário. O aluno também pode entregar as fotocópias pessoalmente até uma semana antes do início do curso.

a) Documentação necessária: Cursos ESPECIAIS
» 01 cópia simples do RG;
» 01 cópia simples do CPF;
» 01 cópia do comprovante de residência;
» 01 currículo;
» 01 foto 3×4 (a entrega deve ser realizada pessoalmente na secretaria da escola).

b) Documentação necessária: PÓS-GRADUAÇÃO
» 01 cópia documento de identidade;
» 01 cópia CPF;
» 01 cópia título de eleitor;
» 01 cópia do comprovante de residência;
» 01 cópia certidão nascimento ou casamento;
» 01 cópia do diploma de curso superior;
» 01 cópia do histórico do curso superior;
» 01 portfólio;
» 01 currículo;
» 01 foto 3×4 (a entrega deve ser realizada pessoalmente na secretaria da escola).

» Documentação complementar para alunos estrangeiros
» Cópia autenticada do Diploma do Curso Superior (graduação) registrado por uma universidade pública brasileira apta a convalidar os estudos e revalidar o documento, conforme a RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 28 DE JANEIRO DE 2002 (http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES012002.pdf);
» Cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso Superior, traduzido por um Tradutor Juramentado e validado mesma instituição citada no item anterior;
» Cópia autenticada do documento oficial de Identidade ou equivalente legal (RNE).

c) Documentação necessária: Cursos INTENSIVOS
» 01 cópia documento de identidade;
» 01 cópia CPF;
» 01 cópia do comprovante de residência;
» 01 currículo;
» 01 foto 3×4 (a entrega deve ser realizada pessoalmente na secretaria da escola).

4- Qual o valor do curso?
Você pode consultar os valores e as formas de parcelamentos na página do curso de seu interesse.

5- Tenho vantagens se antecipar minha matrícula?
Você já fez sua entrevista e foi aprovado? Então aproveite para antecipar a sua matrícula e parcelar seu curso com valores mais baixos, assim, o seu investimento será mais vantajoso. Confira as condições de parcelamento e os valores na página do curso de seu interesse.

6- Tem taxa de matrícula?

O IED Rio não cobra taxa de matrícula, sua inscrição está garantida após pagamento do curso: parcelado ou à vista.

7- Como é feito o pagamento do curso?

a) Cursos Especiais: sua vaga é garantida mediante o pagamento do curso, que pode ser feito à vista com desconto em espécie, via cartão de crédito, cheque ou transferência bancária. Ou parcelado no cartão de crédito ou cheque.

b) Cursos Intensivos: sua vaga é garantida mediante o pagamento da primeira parcela do curso. A primeira parcela pode ser paga em espécie, via cartão de crédito, transferência bancária, depósito ou cheque. As demais parcelas deverão ser pagas via boleto bancário após o início do curso.

c) Cursos Pós-Graduação: sua vaga é garantida mediante o pagamento da primeira parcela do curso. A primeira parcela pode ser paga em espécie, via cartão de crédito, transferência bancária, depósito ou cheque. As demais parcelas deverão ser pagas via boleto bancário após o início do curso.

8 – O curso pode ser cancelado ou adiado?

Por iniciativa do IED Rio: o curso pode ser adiado ou cancelado por falta de quórum, com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.

» Adiamento: em caso de adiantamento, se o estudante não quiser esperar a nova data de início do curso, deve expressar sua vontade via e-mail inforio@ied.edu.br, e o investimento será devolvido integralmente.

» Cancelamento: em caso de cancelamento, será devolvido automaticamente 100% do valor pago por meio de depósito em conta bancária.

Por iniciativa do estudante: na hipótese de desistência ou trancamento de matrícula manifestada antes do início das aulas, o IED Rio poderá devolver ao ALUNO o valor que este lhe tiver pago, sem reajuste ou acréscimo, porém com desconto de 10% do valor total pago, para custeio das despesas administrativas relativas aos custos operacionais para implantação do curso.

Os prazos para os reembolsos são de até 30 (trinta) dias úteis, efetuados por meio de depósito em conta bancária.

O IED Rio não se responsabiliza por outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo aluno, como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Contato para cancelamento: inforio@ied.edu.br

9 – O IED Rio tem algum tipo de auxílio para alunos que não moram no Rio de Janeiro?
O IED Rio não se responsabiliza por custos com passagens ou hospedagem dos alunos que não moram no Rio de Janeiro. Verifique com o setor de admissão a confirmação de abertura do seu curso antes de organizar sua viagem.

10 – Como funciona o trancamento de curso?
Em caso de desistência ou trancamento de matrícula no decorrer do curso, o aluno deve procurar a mediadora acadêmica. Observando as seguintes regras para o trancamento:

i)    tendo o ALUNO optado pelo pagamento do valor do curso em parcelas, não terá direito a qualquer devolução ou reembolso.  Desde que apresentado o requerimento na secretaria do IED Rio antes do dia 10, ficará o ALUNO isento da obrigação de pagamento da parcela vencida no referido mês e nos meses subsequentes; caso a desistência ou solicitação de trancamento ocorra após o dia 10 do mês, a parcela vencida no referido mês será devida, ficando isento do pagamento das parcelas a se vencerem nos meses subsequentes;

ii)   tendo sido feito o pagamento do valor total do curso à vista, poderá o ALUNO obter a devolução proporcional do que tiver pago, com os seguintes descontos: a) desconto de 10% sobre o valor total do curso, para custeio de despesas administrativas; b) desconto proporcional pelo período cursado, que levará em conta o período desde o início do curso até o mês em que se der a desistência ou pedido de trancamento de matrícula. Considerar-se-á como mês cursado o mês em que for formulado tal desistência ou pedido de trancamento de matrícula desde que o correspondente requerimento seja protocolizado na secretaria do IED Rio após o dia 10. Caso tal requerimento seja entregue antes do dia 10, o mês em curso não será computado no desconto.

11 – O IED Rio tem bolsa de estudos?
Nossas bolsas de estudos são direcionadas à população de baixa renda e administradas pela Prefeitura da Cidade, via LAB Rio. Para iniciar o processo de seleção de bolsa preencha o formulário: https://labrio.typeform.com/to/wlTzOB

12 – Os parceiros do IED Rio têm descontos nos cursos da escola?
Os nossos parceiros possuem descontos nos cursos da escola. Quer ser um parceiro IED Rio? Entre em contato com: parceriasrio@ied.edu.br para saber mais informações.

13 – O que é a monitoria?
Os Cursos de Pós-graduação e Intensivos do IED Rio contam com um monitor de turma, selecionado entre os alunos matriculados, pelo coordenador. O monitor realiza tarefas de apoio à turma, como contrapartida ele ganha 30% de desconto no valor do curso. Em caso de pagamento parcelado, o desconto é dado até a data de vencimento.

14 – Módulos internacionais
Alguns cursos do IED Rio, como o MA.DE.IN e Intensivo Design de Moda, têm o Módulo Internacional, oferecidos em parceria com o IED Barcelona e são opcionais. Caso o aluno não possa ou não queria ingressar no Módulo Internacional não terá prejuízo de carga horária do curso. Consulte as informações específicas na sessão de módulo internacional na ementa desses cursos.

O Módulo Internacional somente pode ser cursado na data pré-estabelecida no momento da matrícula do curso no IED Rio não sendo permitido que o aluno transfira participação para o semestre seguinte.

15 – Aulas experimentais
O IED Rio não oferece aulas experimentais. Mas, você quer experimentar a metodologia IED Rio? Então, fique atento à data do Design Degustação. Esse é nosso evento de portas abertas, que acontece duas vezes por ano, dedicado a mostrar como é nossa metodologia para os cursos. Há descontos especiais para quem se matricular em algum curso do IED Rio nesse dia. Consulte a próxima data com o setor de admissão.

A participação no evento é gratuita e garantida por ordem de chegada e enquanto houver vagas.

16 – Férias
O IED Rio tem férias coletivas interrompendo as atividades em meados de dezembro. As atividades administrativas voltam ao horário normal na semana seguinte ao Reveillon. As atividades acadêmicas recomeçam em meados de janeiro. Ao final do primeiro semestre acontecem as férias de inverno e variam conforme o calendário vigente. As férias administrativas são indicadas no cronograma dos cursos, disponibilizado uma semana antes de seu início.

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID