Ano acadêmico

2021/2022

Esta pesquisa visa estudar e analisar como o campo de User Experience pode minimizar os problemas funcionais do automóvel dentro das grandes cidades, e como ele poderia auxiliar o automóvel a se adaptar para suprir as necessidades da sociedade contemporânea nos dias atuais. Existe uma carência de projetos de User Experience voltados para os carros atuais e as montadoras investem grandes quantias de recursos em projetos conceituais, mas que pensam quase sempre em um futuro distante ou são muito elitistas e que não resolvem os problemas dos carros que já existem.

Centenas de anos se passaram desde o surgimento do automóvel,  entretanto, ele é essencialmente o mesmo em cumprir a sua  função, atualizando-se majoritariamente em motorização, segu rança e aparência. Hoje são muito perceptíveis as mudanças de  comportamento e costumes que as pessoas têm quando com paradas àquelas de cem anos atrás, então por que o carro continu ou funcionalmente o mesmo por tanto tempo?

O carro é um dos bens de consumo mais complexos e naturalmente caros que se encontram no mercado 

e por isso envolve a junção de muitos contextos racionais e  emocionais que justificam a sua compra ou contratação. Existem muitas ramificações dentro e fora do  automóvel que são passíveis de redesenho, tornando inviável  projetualmente e financeiramente mapear todas elas e redesenhá-las ao mesmo tempo, por isso, é importante começar separando por tópicos de interesse os componentes que  mais interferem na realidade dos consumidores. 

Dessa forma, foram eleitos três pilares nos quais este problema se sustenta. Cada  um deles resume a falta de adaptação funcional dos veículos, nos respectivos contextos de uso em que se inserem:

Personalização: considerando que o carro de hoje não é pensado para o contexto urbano contemporâneo, envolve muito pouco a experiência do usuário. O automóvel é quem dita o uso e não o usuário, como deveria e ser. Portanto, redesenhá-lo de forma mais profunda, é essencial. Percebe-se que os mesmos parâmetros ainda permanecem inalteados e que somente são agregadas novas tecnologias sustentáveis e de conectividade.

Interior: mais do que nunca,  o interior do automóvel precisa ser levado em consideração na hora de se  projetar por que é um local que será explorado em todos os cenários de uso. Por muito tempo, ele foi desenvolvido com base nas escolhas de  Design do seu exterior e discutido, fundamentalmente, a partir de questões estéticas. É necessário levar em consideração todos os possíveis usos que vão além do  deslocamento, para aproveitar ao máximo a quantidade de espaço que o automóvel ocupa. 

Interatividade: a indústria automobilística foi rapidamente ultrapassada pelas inovações tecnológicas que cresceram rapidamente no século XXI. Por conta disso, surgiu a  necessidade de implementar rapidamente algumas dessas novas tecnologias nos carros e a principal solução foi trazer o smartphone para  o painel, por meio de telas no sistema de multimídia. Mesmo sendo essa uma solução sólida, ela não se integrou de maneira natural no uso: surgiram desdobramentos de segunda ordem, como  por exemplo, a distração dos motoristas que podem causar acidentes.

O método utilizado é o indutivo, em que pretende-se observar de maneira primordial os  padrões de comportamento dos usuários de automóveis, bem como os aspectos externos (mobilidade urbana na cidade de São Paulo) e internos (tecnologia, segurança e aparência) do veículo. A partir disso os dados foram comparados e  estruturados para que fosse possível estabelecer diretrizes projetuais a partir destas análises. Trata-se de uma pesquisa exploratória cujo objetivo é familiarizar-se com a temática de User Experience no setor automobilístico. 

O objetivo deste projeto é buscar formas de  colocar o usuário no centro, mapeando as necessidades, as tendências, as dores e os gostos das  pessoas que usam o carro como meio de trans porte. A partir do mapeamento dessas necessidades, é voltado o olhar para o carro enxergando  os pontos que podem causar dores, ou possuem  o potencial de melhorar o uso do carro de maneira considerável.

É importante enfatizar que um dos principais  focos é garantir que as soluções de User Experience sejam de fácil aplicação industrial mantendo baixo custo e baixa complexidade, a fim de garantir o acesso a um  maior número de usuários.. Assim é mantido o olhar para o agora,  ao mesmo tempo que é traçado um roadmap de melhoria escalável para o futuro.