14 março 2024

O Italian Design Day é um evento que celebra a excelência do design italiano, ressalta sua influência global e sua importância contínua na cena criativa internacional.

Iniciada em 2017, esta iniciativa, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, ganhou destaque ano após ano, tornando-se um marco no calendário cultural global. Para o IED (Istituto Europeo di Design), esta celebração é mais do que uma oportunidade de exibir talentos e inovações: é um momento para reafirmar seu compromisso com a excelência no design e sua contribuição para o mundo da criatividade e da estética.

Este ano, o Italian Design Day é marcado pela participação ativa do IED com a exposição "Dell’Architettura: Presença italiana na paisagem carioca". O evento ocorre no Polo ItalianoRio, no Rio de Janeiro, celebrando o design italiano em um contexto de colaboração e inspiração entre as ricas heranças culturais da Itália e do Brasil.

Polo ItalianoRio e Exposição “Dell’Architettura: Presença italiana na paisagem carioca”

No coração do Rio de Janeiro, o Polo Cultural ItalianoRio traz à vida a cultura artística da Itália em solo carioca.

Graças à parceria entre o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, o Instituto Italiano de Cultura do Rio e o IED (Istituto Europeo di Design), nasceu o Polo Cultural ItalianoRio, oficialmente inaugurado no dia 22 de fevereiro, marcando não apenas o nascimento de um espaço físico, mas também o início de uma jornada de exposições de arte, moda e design, bem como eventos que abrangem desde gastronomia até tecnologia e inovação.

Um dos eventos imperdíveis neste cenário é o Italian Design Day 2024, que acontece no próximo dia 14 de março. O IED, junto ao Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e o Instituto Italiano de Cultura do Rio, oferece uma visita guiada exclusiva aos seus alunos à exposição "Dell’Architettura: Presença italiana na paisagem carioca", que promete mergulhar os visitantes na rica história arquitetônica do Rio de Janeiro.

Nomes icônicos como Ricardo Buffa, Luigi Fossati e Raffaele Rebecchi são apenas alguns dos mestres italianos que deixaram sua marca na paisagem urbana carioca. Com fotografias selecionadas por Aristides Corrêa Dutra, fotógrafo, artista visual, mestre em Comunicação pela ECO\UFRJ e professor, esta exposição captura joias arquitetônicas em preto e branco que continuam a inspirar e encantar até hoje. Aristides também assina a curadoria e os textos das fotografias, destacando-se entre elas:

• Edifício Lage (1924–1925), na Glória;

• Edifício Seabra (1931), na Praia do Flamengo;

• Edifício Unidos (1937), no Centro;

• Hospital Nossa Senhora das Dores (1910–1914), em Cascadura;

• Igreja Matriz de São Geraldo (1931), em Olaria;

• Torre da Antiga Sé (1905–1913), no Centro;

• Vila Maurina (1915), em Botafogo;

• casa Villino Silveira (1915), na Glória.

A visita guiada está programada para o dia 14 de março de 2024 e será conduzida pelo próprio curador, proporcionando uma experiência imersiva e enriquecedora para estudantes e professores do IED. Além disso, a exposição ficará aberta ao público e poderá ser visitada até 26 de abril.

Este é apenas o começo de uma jornada de aprendizado, uma vez que agenda do Polo Cultural ItaliaNoRio promete uma série de exposições temporárias ao longo do ano, começando com "Dell’Architettura". Venha se juntar a nós para acompanhar explorações criativas únicas ao lado de profissionais renomados!