O desafio do atual sistema industrial da moda consiste em renovar um mundo cheio de contradições, no qual os temas da sustentabilidade, identidade e digitalização tornaram-se agora os pilares

Sustentabilidade não significa somente promover um consumo consciente, mas entender como toda a cadeia da moda pode otimizar processos e aumentar a produtividade de uma maneira virtuosa cuidando de todos os aspectos do ciclo de vida de uma peça de roupa.

É neste contexto que a Escola de Moda do IED examina as ligações da moda com o cultivo ou produção de matérias-primas, com os processos de produção e estampagem de fios e tecidos, com a fabricação tradicional e industrial, com a gestão de resíduos, com o fenômeno de reaproveitamento, ou com projetos voltados para a recuperação de arquivos preciosos e roupas vintage.

Nos anos recentes, o produto de moda tornou-se tão importante quanto o imaginário que traz consigo. As pessoas não compram apenas um objeto, mas um estilo de vida, um modo de pensar ou se comportar. Um vestido nos ajuda a tomar consciência de quem somos e traz consigo questões relacionadas tanto à identidade quanto à liberdade de expressão. Nesse sentido, o Styling pode agregar valor ao propor histórias que possam ampliar as mensagens derivadas de uma coleção, de um tecido ou de uma ideia.

Abandonamos a era do discurso em prol de uma linguagem rápida e sintética composta por imagens que precisam ser construídas e inseridas em mídias digitais. Também as fases de concepção e design do produto estão se movendo em direção a mundos virtuais que exigem habilidades técnicas especializadas. Ao mesmo tempo, no mundo real, a indústria da moda pede a seus gestores que entendam quais são as necessidades de seu público-alvo, a fim de manter ou aumentar as participações de mercado e encontrar a posição certa na pirâmide que vai do luxo ao mass market.

Nossos cursos na Escola de Moda do IED visam formar as figuras-chave da cadeia de produção da moda, abrangendo assim desde o campo criativo ao estratégico, do organizacional ao comercial, do marketing às atividades de imagem e comunicação. Nesse sentido, a Escola de Moda ensina os seus alunos a “viver” e “sentir” a moda, em sua totalidade e em cada parte, uma interação de perspectivas e uma mistura de figuras profissionais.

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