9º Festival GIF

A 9ª edição do Festival GIF está chegando com inovações, novidades e atrações exclusivas!

No dia 07/06, o Istituto Europeo di Design abrigará o 9º Festival de Interações Gráficas, Design e Comunicação, uma oportunidade única para alunos e não alunos mergulharem no mundo do Design de forma prática.

O tema desta edição é “Design é projeto é design”, e contará com feira de talentos, workshops, exposições, rodas de conversa e a venda do livro “Design como arte”, do autor e designer Bruno Munari.

Aproveite a oportunidade de visualizar exposições inovadoras, participar de rodas de conversa enriquecedores e workshops que irão mudar sua forma de abordar o design! 

  • Horário: 14:00 às 18:00

  • Local: IED São Paulo - Rua Maranhão, 617 – São Paulo-SP

  • Entrada gratuita

  • Vagas limitadas para workshops e rodas de conversa

Inscreva-se!

Programação

Feira de designers do IED com peças exclusivas, fotografias, tapeçarias, jóias, roupas e artefatos. 

Alunos do 5º semestre do curso de Design Gráfico e Digital desenvolveram um projeto conectado com o Dia Mundial do Meio Ambiente, a COP30 e a assinatura de livros infantis Leiturinha.

Visite e conheça os livros e websites que abordam o meio-ambiente com histórias sensíveis e conteúdos relevantes, pensados especialmente para o público infantil.

Nesta exposição você terá a oportunidade de visualizar projetos desenvolvidos por alunos de colégios parceiros do IED. Conheça a visão de quem, desde cedo, estuda, conhece e desenvolve soluções para problemas reais da nossa sociedade. 

Conheça o espaço da Konita, referência em soluções para o mercado gráfico com inovação em chapas para impressão Offset, Papéis Especiais e Impressão Digital.

Exposição de artes criadas por alunos do IED e que estão concorrendo a ser capa de um caderno corporativo da Konita distribuído para mais de 2.000 profissionais.

Debate sobre a educação baseada em projetos, explorando suas potencialidades na formação de indivíduos que buscam aprender a partir da prática.

Aprenda na prática a metodologia de design mais utilizada no mundo, a de Design Thinking.

Conheça os cases e bastidores do renomado estúdio de branding Rebu, do primeiro contato do cliente até a entrega do projeto final.

Aprenda a unir arte, design e música através da criação experimental de pôsteres para um festival de música fictício. 

Adquira o clássico livro do autor e designer italiano Bruno Munari, publicado originalmente em 1971 e lançado agora pela primeira vez em português.

Conheça o vencedor do Desafio Konita.

Convidados

 

Rodrigo Silveira
Roda de Conversa - Educação por projetos

Educador e designer gráfico formado em Desenho Industrial — Programação Visual pela UFSM e com mestrado em Design, Comunicação e Cognição, pelo Senac-SP. Trabalhou em diversos veículos de comunicação como Editora Abril, Grupo Folha e Editora Trip, além de passar por estúdios de design, como Rico Lins Studio e Epigram/Brand Union. Foi professor e coordenador de pós-graduação do IED e FAAP . Atualmente é coordenador pedagógico da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Artes Visuais da Escola Móbile (programas Regular e Bilíngue) e professor da disciplina eletiva Arte e Design, do Ensino Médio da Móbile.

 

Isabelle Nogueira
Workshop - Criação de posters para um festival de música

Arquiteta, designer, diretora de arte e ilustradora com ampla atuação no mercado criativo. Acumulando experiências em grandes eventos como Rock in Rio, Lollapalooza, The Town e Rock in Rio Lisboa, também colaborou com marcas de destaque como Wikipedia, Kopenhagen, Chevrolet, Granado e QuintoAndar. Sua trajetória inclui projetos nos segmentos de publicidade, cenografia e produto; com uma abordagem que alia conceituação, estética e funcionalidade sempre em prol da narrativa visual.

 

Pedro Mattos
Roda de Conversa - Do briefing inicial à entrega final: como um projeto de marca ganha vida dentro do estúdio REBU

Designer, diretor de criação, ilustrador e artista gráfico, com raízes em arte, tecnologia, pintura e métodos artesanais de impressão. Em 2018, co-fundei o Rebu, um estúdio criativo de branding e design, ao lado de Fernando Andreazi.
Ao longo de sua carreira, trabalhou com diversas indústrias, liderando e desenvolvendo projetos de branding nas principais consultorias de branding e agências de publicidade do Brasil e da América Latina. Tive a oportunidade de colaborar com marcas como YouTube, Nike, Itaú e Natura, além de criar do zero identidades para marcas como Dengo, Nude e Cuia.
Como artista gráfico, seus trabalhos foram reconhecidos em festivais renomados, incluindo o Type Directors Club, IF Design Awards, Museu da Casa Brasileira, Brasil Design Awards, Golden Bee Poster Biennial, Trnava Poster Triennial, Latin America Design Awards e Fast Company Innovative Brands, entre outros.

 

Jaci Morais
Roda de Conversa - Do briefing inicial à entrega final: como um projeto de marca ganha vida dentro do estúdio REBU

Especialista em design gráfico com foco em branding. Sua abordagem engloba disciplinas, tais como tipografia, ilustração, fotografia e design de embalagens. Ao longo de sua carreira, Jaci teve a oportunidade de trabalhar com marcas nacionais e internacionais em diferentes setores, incluindo varejo, tecnologia, moda, beleza e gastronomia.
Cartunista selecionado pelo 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Teve seu trabalho incorporado ao material didático do Grupo Bernoulli, um dos maiores sistemas de ensino do país. Premiado na categoria 'Design de Marca' do Brasil Design Award, uma das mais prestigiadas premiações do design brasileiro. Em 2022 participou como designer no reality show de empreendedorismo Self-Made Brasil do canal Sony. Com uma abordagem provocativa e audaciosa, Jaci acredita na liberdade criativa e no fim das restrições no design, na arte e na fotografia.

 

Emmanuel Dias
Roda de Conversa - Do briefing inicial à entrega final: como um projeto de marca ganha vida dentro do estúdio REBU

Formado em Gestão de Projetos de Inovação, com foco na criação de experiências que colocam o cliente no centro das decisões. Ao longo da carreira, acumulou experiência em grandes consultorias de negócios e branding, como Stefanini e FutureBrand, onde teve a oportunidade de atuar em projetos estratégicos, do diagnóstico à implementação. Nesse percurso, colaborou com marcas de grande porte e reconhecimento global, como Adidas, Nestlé, General Motors, Outback e Yamaha, contribuindo para o fortalecimento de suas identidades e conexões com o público.

 

Beatriz Sousa
Workshop - Criação de posters para um festival de música

Diretora de arte, designer e ilustradora especializada no mercado de entretenimento. Cria identidades visuais, key visuals, pôsteres, merchandising e cenografias para shows, festivais e turnês. Assinou a direção de arte do Lollapalooza Brasil (2022 e 2023) e colaborou com festivais como Primavera Sound, Futur Festival, Popload, Turá, GRLS!, Juntas Festival, Michelada Fest e The Town. Já criou visuais para artistas como Paramore, Billy Idol, Taylor Swift e A Day to Remember, e hoje atua em projetos criativos no Brasil e no exterior.

Docentes IED

Rafael Toledo

Daniel Grizante

Graziela Nivoloni