24 Abril 2024 - 24 Abril 2024

R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001, São Paulo - Brasil

Descubra como o Ateliê Vivo de Gabriela Cherubini inspira uma abordagem holística e sustentável na moda, promovendo a conscientização ambiental e social entre os participantes.

Gabriela Cherubini é uma artista têxtil, educadora e figurinista influente no cenário das práticas manuais têxteis, vestuário e arte. Seu projeto transdisciplinar abrange uma biblioteca pública de modelagens, uma escola e um laboratório têxtil, proporcionando acesso gratuito a ferramentas, ensino de técnicas avançadas e espaço para experimentação artística. Essa iniciativa não apenas promove a autonomia dos participantes na criação de roupas, mas também estimula o pensamento crítico e a inovação no universo da moda e das artes têxteis.

Através do Ateliê Vivo, Gabriela proporciona um ambiente dinâmico onde os alunos podem desenvolver habilidades técnicas, explorar novos materiais e expressar sua criatividade de forma única. O Ateliê Vivo não se limita ao ensino convencional, buscando inspirar uma abordagem holística e sustentável na moda, promovendo a conscientização ambiental e social entre os participantes. Essa integração entre teoria e prática, aliada à educação democrática, cria um cenário propício para o surgimento de novas ideias e para o desenvolvimento de profissionais engajados e inovadores no campo da moda e do design têxtil.

Por meio da educação democrática e da integração entre teoria e prática, Gabriela oferece um ambiente dinâmico onde os alunos podem desenvolver habilidades técnicas, explorar novos materiais e expressar sua criatividade. O projeto não se restringe apenas ao aprendizado tradicional, mas busca inspirar uma abordagem holística e sustentável na moda, incentivando a consciência ambiental e social entre os participantes.

Convidada:

Gabriela Cherubini | @odetecadilaque
Gabriela Cherubini é artista têxtil, educadora e figurinista, pesquisa a indumentária e seus desdobramentos através de processos criativos aliados com o fazer manual. Também atua como fundadora, coordenadora e professora desde 2015, no coletivo Ateliê Vivo, uma biblioteca pública de modelagens, escola e laboratório têxtil. Ministra aulas de renda de bilro, modelagem, corte e costura, estamparia, tecelagem, processos criativos, desenhos e bordado, na sede do Ateliê Vivo, Sescs, CCSP, Casa de Criadores, Unibes, Fábrica de Cultura, Casa do Povo, Instituto Jaca, Can Batló (Barcelona), Rosset, Arnhem (Holanda), Lugar a Dudas (Colômbia). Em 2016 participou da Exposição coletiva Fora da Moda ( Sesc). Em 2017 e 2018 realizou a performance Experimentempo nas Oficinas Oswald de Andrade, em estações de metrôs e Casa do Povo. Em 2022, com o Ateliê Vivo, participou da Bienal Têxtil State of Fashion (em Arnhem, - Holanda) e da Documenta de Kassel (em Kassel, Alemanha) numa co-criação junto a obra da artista Graziela Kunsch. Participou também da Residência do Theatro Municipal de São Paulo.  Em 2023, participou da 4ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea del Sur - Bienal Sur, na Argentina; do projeto Repertório das Mãos no Theatro Municipal de São Paulo e da Residência Artística de La Escuela no Lugar a Dudas (Colômbia).

Marca Convidada:

O Ateliê Vivo | @atelievivo

O Ateliê Vivo é um projeto transdisciplinar e independente de práticas manuais têxteis, vestuário e arte, que atua através de ações, intervenções e educação democrática, desde 2015, com sede em São Paulo. Idealizado e coordenado por 4 mulheres, atua através de três frentes:

Biblioteca de Modelagem: única Biblioteca de Modelagem independente do mundo com acesso gratuito que oferece ao público ferramentas e um ambiente de estudo, prática e alfabetização têxtil, para que este desenvolva senso crítico, questione os sistemas de produção e consumo da moda, intervenha na lógica da indústria e potencialize sua autonomia e empoderamento diante dos processos criativos ao se construir uma roupa.

Escola Ateliê Vivo: espaço de práticas educacionais e de capacitação que garante acesso ao estudo e pesquisas relacionadas às técnicas manuais têxteis e de moda.

Laboratório Têxtil: espaço de práticas artísticas, têxteis, estéticas e de processos criativos.