Ano acadêmico

2022/23

The heart of flavours é um projeto de requalificação do mercado Nuovo Calisse, localizado no bairro Don Bosco, em Roma, que integra arquitetura, design, inovação e sustentabilidade.

O objetivo é projetar um local que abrace as necessidades das gerações futuras e ao mesmo tempo responda às questões críticas que esse mercado apresenta hoje. O novo layout pretende fazer do centro do mercado o verdadeiro coração pulsante, capaz de conectar e unir suas galerias, antes aparentemente desconectadas. Além disso, foram introduzidos novos espaços de conexão para a comunidade e para estimular o sentimento de pertencimento: uma praça, um local de trabalho inteligente, uma sala de jogos. Através destas medidas, o mercado tenta recuperar fortes laços comunitários, transformando-se em um espaço interativo capaz de responder também às necessidades sociais.

A obra é parte do projeto “Mercato Futuro” em que os alunos, em conjunto com a Roma Capitale, foram convidados a imaginar e projetar um mercado do futuro, um local que abrange as disciplinas da arquitetura e do design, mas que coloca a ênfase também na sustentabilidade e novas tecnologias.