Ano acadêmico

2022/23

Antropologicamente falando, a definição de ritual é atribuída ao estudioso Ernesto De Martino que o descreve como um meio de combater “a crise da presença” que o homem vivencia diante da natureza.

Nesta perspectiva, a maioria das tentativas humanas de “domar” a natureza selvagem apresentam-se como uma forma moderna e ordenada de ritual. Construir cidades, ir ao trabalho ou à igreja aos domingos tornam-se, portanto, os rituais diários que todos vivenciam, na tentativa de combater o medo primordial de morrer, afastando-se cada vez mais do “Selvagem” entendido como ameaça. Nesse afastamento, o homem esquece que é filho da natureza, agora visto como um perigo do mar ou mesmo um mistério a ser estudado e observado. Atravessando as memórias de uma vida no momento anterior à morte, o projeto se apresenta como uma forma de ritual construtivo em três atos, que, culminando na morte digital do espectador, visa reconciliá-lo com o seu medo primordial, contrastando com a crise descrita por De Martino

Wildness faz parte do circuito OFF de CHARTA, um festival de Roma dedicado ao livro fotográfico e à fotografia contemporânea, promovido a cada dois anos pela Yogurt Magazine.