Data

27 fevereiro 2024

Escolher qual faculdade fazer é um momento importante. Se o seu objetivo é mergulhar no universo do design, o IED tem três opções de graduação, como: Design de Moda, Design Gráfico e Digital e Design de Produto e Serviço.

Seja qual for a sua escolha, o vestibular do IED é a primeira etapa do processo seletivo para entrar na única faculdade internacional no Brasil que está 100% dedicada às práticas do design. Você pode optar pelo vestibular online ou pode agendar sua prova para o dia e horário mais conveniente.

No Vestibular IED você faz a prova sem sair de casa, basta fazer sua inscrição no processo seletivo do IED São Paulo e esperar até o dia da prova para acessar nosso sistema. A prova online também tem algumas vantagens, como possibilitar uma forma alternativa para quem não consegue se deslocar até a faculdade e maior conforto na hora de realizar o exame.

Inscreva-se no Vestibular Online do IED!

Conheça os cursos que você pode fazer no IED

Design é um campo que envolve a criação e desenvolvimento de soluções para problemas específicos, com o objetivo de melhorar a funcionalidade, usabilidade, estética e/ou eficiência de produtos, serviços, sistemas ou ambientes. O design pode abranger uma ampla variedade de disciplinas, incluindo design gráfico, design de produtos, design de interiores, design de moda, design de experiência do usuário (UX), entre outros.

Os profissionais de design geralmente trabalham em equipes multidisciplinares, colaborando com outros especialistas, como engenheiros, desenvolvedores de software, especialistas em marketing e pesquisadores de mercado. Eles utilizam ferramentas como desenhos, modelos, protótipos e softwares de design para visualizar soluções antes de produzi-las em escala.

Aqui você encontra três opções de cursos para escolher e começar sua jornada pelo universo expandido do Design: Design de Moda, Design de Produto e Serviço e Design Gráfico e Digital.

 

Leia mais:

Design de Moda

Design de moda é a disciplina que se concentra na criação e desenvolvimento de roupas, calçados e acessórios de moda, voltada ao processo criativo de conceber novos produtos de moda, desde a pesquisa de tendências e inspirações até a criação de protótipos e peças finais. Uma área dinâmica e em constante evolução, impulsionada pela inovação e pela mudança das preferências dos consumidores.

Os designers de moda trabalham em estreita colaboração com outros profissionais da indústria da moda, como estilistas, modelistas, cortadores, costureiras e fabricantes de tecidos, para transformar suas ideias em realidade. Esses profissionais geralmente têm uma forte compreensão da história da moda, das tendências atuais e das preferências dos consumidores para criar designs que atendam às necessidades e desejos dos clientes. O design de moda envolve muitos aspectos, desde a escolha dos materiais e tecidos até a seleção de cores e acabamentos. Os designers de moda também precisam considerar a estética, a funcionalidade e a usabilidade das peças de roupa, bem como as necessidades e preferências dos consumidores e tendências do mercado.

A graduação em Design de Moda do IED é o curso ideal para quem deseja trabalhar na indústria da moda. Os estudantes aprendem tudo sobre o assunto para chegar no mercado preparados para:

  • Atender às necessidades dos consumidores;

  • Pesquisar, entender e prever tendências;

  • Criar e desenvolver produtos;

  • Trabalhar com imagem e comunicação de moda;

  • Abrir um negócio na área.

Com uma formação sólida, você pode explorar as diferentes possibilidades de atuação nesse mercado e ter uma carreira de sucesso, sempre com o apoio de professores especialistas e renomados, prontos para ajudar no seu crescimento profissional.

Design de Produto e Serviço

Design de produto é uma disciplina que se concentra na criação e desenvolvimento de produtos físicos, desde eletrodomésticos, móveis, objetos de decoração, equipamentos eletrônicos e muitos outros. Ele se preocupa com todo o processo, desde a concepção do produto até sua produção em escala e distribuição. Os designers de produto trabalham em estreita colaboração com outros profissionais, como engenheiros, fabricantes, especialistas em marketing e pesquisadores de mercado. Eles utilizam uma variedade de ferramentas e técnicas, como desenhos, modelos 3D, maquetes, protótipos e softwares de design para visualizar e iterar soluções antes de produzi-las em escala.

Já o design de serviço é uma disciplina que se concentra na criação e desenvolvimento de experiências e soluções de serviço, como serviços de transporte, hospedagem, saúde, finanças, entre outros. Ele se preocupa com a experiência do usuário, desde o momento em que ele entra em contato com o serviço até o momento em que o utiliza. Os designers de serviço trabalham em estreita colaboração com outros profissionais, como especialistas em experiência do usuário, especialistas em marketing e pesquisadores de mercado. Eles utilizam uma variedade de ferramentas e técnicas, como pesquisas de campo, testes de usuário, mapas de jornada do usuário e design thinking para identificar oportunidades e desenvolver soluções inovadoras para problemas de serviço.

O design de produto e serviço são disciplinas complementares que buscam criar soluções de alta qualidade e relevantes para os usuários. Eles têm como objetivo atender às necessidades dos clientes, melhorar a eficiência e a usabilidade dos produtos e serviços e aumentar a satisfação do usuário.

A graduação em Design de Produto e Serviço surge como uma resposta conceitual e prática aos desafios e oportunidades de um futuro em constante mudança. Para quem gosta de desafios e tem vontade de apostar em inovação, é uma ótima escolha. Aqui você aprenderá a:

  • Criar novos produtos e serviços;

  • Construir projetos inovadores;

  • Elaborar artefatos únicos que atendam objetivos específicos de forma inovadora.

Nessa área é possível seguir diversos caminhos profissionais, já que o curso apresenta o pensamento transdisciplinar do Design. Com isso, os estudantes se tornam capazes de projetar soluções para diversos desafios contemporâneos.

Design Gráfico e Digital

Design gráfico é uma disciplina que se concentra na criação e desenvolvimento de soluções de comunicação visual, como logotipos, cartazes, embalagens, revistas, livros, entre outros. Ele se preocupa com a comunicação efetiva de uma mensagem visualmente atraente e clara. Os designers gráficos trabalham em estreita colaboração com outros profissionais, como diretores de arte, escritores, fotógrafos e especialistas em marketing. Eles utilizam uma variedade de ferramentas e técnicas, como tipografia, ilustração, fotografia e software de design gráfico para criar soluções visuais atraentes e eficazes.

Já o design digital é uma disciplina que se concentra na criação e desenvolvimento de soluções de comunicação visual para plataformas digitais, como sites, aplicativos móveis, interfaces de usuário, animações e mídias sociais. Ele se preocupa com a criação de soluções digitais que sejam intuitivas, atraentes e eficazes para os usuários. Os designers digitais trabalham em estreita colaboração com outros profissionais, como desenvolvedores de software, especialistas em experiência do usuário e especialistas em marketing digital. Eles utilizam uma variedade de ferramentas e técnicas, como design responsivo, animação, programação e softwares de design digital para criar soluções digitais atraentes e eficazes.

Tanto o design gráfico quanto o digital são disciplinas importantes que buscam criar soluções visuais eficazes para a comunicação de mensagens. Eles têm como objetivo atender às necessidades dos clientes, melhorar a eficiência e a usabilidade das soluções visuais e aumentar a satisfação do usuário.

O curso de Design Gráfico e Digital potencializa o campo de atuação dos futuros profissionais da área. Ao longo do curso, você construirá uma visão estratégica para elaborar projetos para diferentes plataformas. Tudo isso a partir de diferentes linguagens e técnicas. É possível trabalhar com o desenvolvimento de:

  • Identidades visuais;

  • Design editorial;

  • Design de interfaces;

  • Direção de arte;

  • Ilustração;

  • Animação;

  • Design social;

  • Entre outras possibilidades.

 

Agora que você já sabe quais as suas opções para fazer o Vestibular Online IED e conheceu um pouco mais sobre cada uma delas, não perca mais tempo e faça sua inscrição para começar seus estudos ainda neste semestre!

Pode estar interessado em: