Data

15 novembro 2022

O IED Espanha participa como parceiro do projeto UFIL Cuenca no intuito de promover o desenvolvimento rural de Cuenca e gerar tecido econômico local

Desde o seu início, em 2019, o IED Espanha é um dos sócios do projeto Laboratório Urbano em Bioeconomia Florestal (Urban Forest Innovation Lab – UFIL). A missão da iniciativa era gerar tecido econômico local e estimular o desenvolvimento rural por meio do uso sustentável dos recursos florestais naturais.

Cuenca foi escolhida como a cidade com a maior área florestal de toda a União Europeia. Com mais de 55.000 hectares de florestas bem preservadas e com um manejo de excelência. 

O projeto foi liderado pela Prefeitura de Cuenca e contou com a presença do IED, da UCLM, da Universidade Politécnica de Madrid, da Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha, do FSC Espanha, do CEOE CEPYME Cuenca, da Prefeitura de Cuenca Maderas S.A. e da Khora Urban Thinkers. Além disso, a Assembleia Legislativa de Cuenca, a Globalcaja e suas fundações (Fundación Globalcaja XXII e Fundación Globalcaja Cuenca) e a Prodese também colaboraram. 

Urban Forest Innovation Lab – UFIL fazia parte da estrutura de Ações Urbanas inovadoras (UIA), financiada em 80% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Fondo Europeo de Desarrollo Regional – FEDER). O objetivo dessa organização era oferecer às áreas urbanas de toda a Europa recursos para testar soluções novas – e não experimentadas – para enfrentar os desafios atuais de nossa sociedade. 

Um total de 80 alunos participou das diferentes promoções e 18 empresas estão atualmente em operação como resultado dessa iniciativa de bioeconomia florestal e economia circular. Elas destacam as oportunidades e negócios, a geração de empregos e o desenvolvimento rural, bem como o enorme potencial de uso sustentável e inovador dos recursos naturais de nossas florestas.

Foi também organizado um concurso de design “Bosques de Cuenca” para propostas de mobiliário urbano, design ecológico e embalagens, que foi um grande sucesso em termos de participação e qualidade das propostas recebidas.

Como resultado do projeto, vários artigos e publicações foram lançados, incluindo o livro 'Ecodesign UFIL', coordenado pela equipe do IED Madrid.

Encontre mais informações sobre esse projeto aqui.