Data

06 setembro 2022

Design é uma ciência indispensável para solucionar problemas, desenvolver novos produtos, serviços e melhorar processos estrategicamente. Saiba o que é Design e seu papel no mundo contemporâneo.

Design é um conceito que está aplicado em praticamente tudo: móveis, construções, vestimentas, produtos, embalagens e, principalmente, tecnologias. Mas será que o design se limita somente à criação de produtos?

Em inglês, Design quer dizer desenhar, desenvolver, projetar. Seu significado moderno está ligado à Revolução Industrial, que aconteceu na Inglaterra, no século XVIII, quando a produção em massa e a mecanização do trabalho criou um apelo pela revalorização da produção artesanal, principalmente em mobiliários e na indústria têxtil. Para acompanhar o avanço artístico da produção naquele momento, foram criadas as Escolas de Design (Schools of Design) e, por conta delas, a expressão ficou associada à atividade específica do desenvolvimento de produtos.

O que é Design?

Desde que surgiu, Design é um conceito que acompanha as transformações do mundo e, por essa razão, existem diversas segmentações dentro desse campo de estudo. Hoje, Design é uma disciplina responsável pela melhoria de produtos, serviços e processos, sempre com objetivo de otimizar as necessidades dos usuários, por isso, deve se basear sobretudo em aspectos visuais e funcionais.

O Design também pode ser usado como orientador em formas de pensar que sejam mais estratégicas. Quando aplicado ao desenvolvimento de serviços complexos, é por meios dele  que buscamos facilitar processos e tornar diferentes aspectos da vida cotidiana mais práticos e intuitivos, como chamar um veículo por aplicativo, pedir refeições, fazer transações bancárias e muitas outras atividades.

Funcionalidade e Estilo

Na visão do Design, um produto não pode ser esteticamente ideal se não for funcional, uma vez que ambos os conceitos devem andar juntos. A essência do Design vem dessa busca por funcionalidade, criando objetos cada vez melhores em desempenho, mas que também sejam atrativos esteticamente.

Em muitos casos, um objeto não precisa de modificações na sua forma de uso, como uma colher ou uma cadeira. Porém, sua forma pode ser remodelada para que tenha uma estética nova e mais agradável.

Expressão de identidades

Tanto a forma quanto a priorização de certas funcionalidades dizem muito a respeito da  identidade daquele que  desenvolve um produto ou um serviço, revelando características importantes, como seu país de origem e seus costumes. Por isso, é comum olharmos um objeto e lembramos de uma determinada cultura. 

Algo parecido também acontece com o estilo dos profissionais e artistas dessa área, por usarem suas produções como meio de se expressar. Formas, cores e desenhos passam a fazer parte de suas identidades e compõem a maneira como enxergam o mundo.

Qual é a importância do Design?

Essa disciplina vai além do visual e, por dar utilidade, funcionalidade e qualidade aos produtos, vários setores dependem do Design para tomar decisões estratégicas.

Inovação

O Design é fundamental para a inovação. Hoje, quem não inova corre o risco de não sobreviver à competitividade do mercado. Seja na hora de otimizar e melhorar o que já existe ou criar algo novo, é essa  disciplina que abre caminhos diferentes para a mudança. E os designers, como são chamados os profissionais dessa área, são especialistas em explorar possibilidades inéditas e originais, afinal essa é a natureza de seu trabalho.

Valor agregado

Quando uma empresa quer fazer um novo produto, o Design funciona como uma das suas ferramentas mais eficazes. Designers usam referências estéticas para aprimorar funções e também para projetar conceitos e significados sobre um produto, sendo  capazes de trazer diferenciais para e agregar valor a ele.

Bem-estar

Ao oferecer uma experiência positiva para quem o consome, o Design promove bem-estar. Em contrapartida, quando um produto não cumpre bem sua função, ele causa incômodo visual, dificuldade de uso e desinteresse, perdendo seu valor. Dessa forma fica mais fácil entender a importância do design e do trabalho de seus profissionais. Nem sempre nos damos conta de todo o esforço que é aplicado na criação de um produto, porém, é um processo longo.

Para criar uma peça de roupa, por exemplo, o designer de moda precisa pensar em quem vai usá-la, em quais ocasiões e com qual finalidade. A partir dessas informações, ele desenha a peça, escolhe o tecido, a linha e os acabamentos ideais – etapas que dependem de outros agentes da cadeia produtiva da Moda.

A criação de um objeto bonito e funcional passa por várias etapas, independentemente  qual seja o setor. De um insight, incômodo ou necessidade, nasce uma ideia. Depois, precisa ser tirada do papel, desenhada, elaborada e aperfeiçoada. Então, nasce um projeto. Mas, até ele chegar na mão das pessoas, muita pesquisa, testes e experimentações são feitos. Isso se aplica às roupas, aparelhos eletrônicos, sites, móveis, livros e uma infinidade de outras coisas.

A partir desse trabalho, o Design supre nossas necessidades e expectativas em vários aspectos. Mais do que isso, afeta o jeito como interagimos com o mundo.

Conhecendo os costumes, comportamento e preferências dos consumidores, o Design se transforma em um meio de comunicação. Ao escolherem tipografias e fontes específicas, os designers conseguem afetar nossa percepção, pois, mesmo que não pareça nada demais, a linguagem visual, como cores e imagens, influenciam nossa relação com os produtos e as  marcas que consumimos.

Já no universo digital, as mensagens que os designers passam por meio dos elementos visuais afetam o engajamento do usuário, gerando interações em sites, redes sociais, jogos e aplicativos. É assim que as pessoas se mantêm conectadas. Só de ter uma noção dos efeitos, fica impossível negar a importância do Design na vida das pessoas.

Agora que você sabe o que é Design e como se manifesta em diferentes setores da sociedade, que tal acompanhar mais novidades dessa área e ficar por dentro dos cursos de Graduação, Pós e Extensão do IED Brasil?

Pode estar interessado em: