17 agosto 2023

Explore as nuances das profissões que moldam a moda e o design.

A indústria da moda é um universo fascinante, repleto de profissionais talentosos que dão vida a conceitos, coleções e produções inovadoras. Neste artigo, mergulharemos no mundo dos Estilistas, Stylists e Designers para compreender suas funções únicas e as diferenças essenciais que definem cada profissão.

Seja nos holofotes dos desfiles de moda, nas páginas de revistas ou nas vitrines das lojas, a moda e o design ditam tendências e despertam emoções. Por trás desse universo criativo, estão três figuras-chave: o Estilista, o Stylist e o Designer. Cada um desses profissionais desempenha um papel singular na indústria, trazendo sua expertise e criatividade para aprimorar a estética e a identidade visual do mundo fashion.

Vamos conhecer a essência de cada uma dessas profissões e compreender como elas contribuem para moldar o cenário da Moda.

O Estilista e sua Arte de Criar Coleções

O Estilista é o artista que dá vida a coleções de moda, traduzindo ideias em peças tangíveis que encantam o público. Sua jornada criativa começa com a pesquisa de tendências e referências, buscando inspiração em diferentes culturas, arte, história e até mesmo na natureza. Com base nesse estudo, o Estilista concebe coleções únicas, desenvolvendo desenhos, escolhendo tecidos e coordenando a produção das peças.

Sua visão estratégica também está presente nos desfiles e campanhas, onde ele orquestra a harmonia visual e estética de toda a coleção.

Isso faz deste profissional um verdadeiro contador de histórias por meio da moda, expressando emoções e conceitos através de cada detalhe. Seu olhar aguçado para cores, formas e texturas é fundamental para criar peças que encantam e destacam-se no mercado competitivo da moda. Além disso, a habilidade de identificar e interpretar as tendências e necessidades do público-alvo permite ao Estilista criar coleções relevantes e contemporâneas.

Além da graduação em Design de Moda, no IED São Paulo, que te prepara para seguir diferentes caminhos dentro da Moda, você também pode começar sua jornada como estilista pelos cursos Design de Moda ou Design de Moda Praia, no IED Rio.

O Stylist e sua Magia na Composição de Looks

O Stylist é o mago dos looks deslumbrantes, aquele que dá vida a produções únicas e memoráveis para criar imagens de moda icônicas. Sua habilidade está em harmonizar roupas, acessórios e maquiagem para contar histórias visuais cativantes. Seu trabalho pode ser visto em revistas, ensaios fotográficos, red carpets e eventos de celebridades.

O Stylist precisa ser versátil e antenado, acompanhando as tendências e sabendo combinar diferentes estilos para criar looks autênticos e alinhados com a personalidade do cliente ou o conceito do projeto.

Um dos principais desafios do Stylist é compreender as nuances de cada projeto e do cliente, para garantir que cada produção transmita a mensagem desejada. Com um olhar apurado para a estética e a harmonia visual, o Stylist transforma peças de roupas em verdadeiras obras de arte, elevando a imagem das personalidades públicas e deixando sua marca em ensaios fotográficos e eventos de grande visibilidade.

No IED, temos o curso One Year em Fashion Styling, com coordenação da professora e jornalista de moda Juliana Lopes. Aqui você fica por dentro do papel do Fashion Stylist e aprende a construir imagens de Moda para editoriais, publicidade e varejo – da ideia à execução em estúdio.

O Designer e a Criação de Peças Autênticas

O Designer é o criador por trás das peças de moda que amamos. Seu talento é traduzir conceitos e estilos em modelagens e estampas únicas. Ele trabalha em estreita colaboração com os Estilistas para dar vida às ideias, criando padrões e protótipos que se tornarão peças exclusivas.

Além de atuar na moda, o Designer pode também expandir sua atuação para outras áreas, como design gráfico, produtos e interiores.

Esse profissional desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma marca ou coleção, trazendo autenticidade e identidade para cada peça. Sua criatividade é posta à prova na escolha de materiais, nas técnicas de produção e na inovação constante, garantindo que as peças transmitam a essência da marca e atendam às necessidades e desejos do público. Através de seu talento e habilidade em criar peças únicas, o Designer deixa sua marca na indústria da moda e do design, influenciando as tendências e impactando o mercado de forma significativa.

Quando o assunto é moda e design, o IED é o local certo para buscar cursos e alavancar sua carreira profissional nesta área. Aqui você encontra cursos de graduação em Design de Moda para dar os primeiros passos nesse universo, e também para dar continuidade ao seu aprendizado, com cursos de Pós-graduação, Longa Duração (One Year) e Extensão.

No cenário dinâmico da moda e do design, o Estilista, o Stylist e o Designer desempenham papéis distintos, porém complementares. Cada profissão traz consigo um conjunto único de habilidades e conhecimentos, moldando a indústria e ditando tendências.

Se você é apaixonado por esse universo criativo e deseja fazer parte dele, o Istituto Europeo di Design oferece cursos especializados na área da Moda. Prepare-se para embarcar em uma jornada de aprendizado e inspiração, aperfeiçoando suas habilidades e desenvolvendo seu potencial criativo.

Acompanhe nossa página de notícias para ficar por dentro de tudo que rola no universo do design e da moda. Conheça mais sobre os cursos do IED Brasil e transforme sua paixão em uma carreira de sucesso!