27 março 2023

Uma aula exclusiva com o IED ALUMNI Gabriele Chiave

Os alunos da graduação do IED São Paulo tiveram uma aula exclusiva com um dos designers criativos mais importantes da atualidade. Gabriele Chiave, ex-aluno do IED Milão, nosso IED ALUMNI esteve no Brasil com patrocínio da Revestir.

A criatividade do designer é aclamada por grandes marcas internacionais de design e moda, como Kartell, Moooi, Flos e Louis Vuitton. Atual Vice-presidente global e diretor criativo de design e inovação da The Estée Lauder Companies, conglomerado que domina as grifes-ícones de beleza Estée Lauder, Aramis, Clinique, M·A·C, Tom Ford Beauty, NIOD, entre outras.

Sua trajetória de sucesso ganhou notoriedade internacional em 2007, quando foi diretor-criativo do designer Marcel Wanders Studio, em Amsterdã.

A aula, que foi exclusiva para os alunos da graduação teve como tema 'A HUMANISTIC APPROACH TO CREATIVITY'. Com as palavras do designer: "Irei analisar através de alguns dos trabalhos realizados nos últimos 20 anos em design de produto, design de interiores e direção de arte, como a criatividade é a essência da expressão humana e pode atingir o seu melhor quando é abordada por uma lente totalmente humanística. Esta abordagem leva em conta não só o lado funcional e racional da nossa profissão, mas também envolve o lado irracional mais forte de cada um de nós. Ela aproveita o uso de narrativas, artesanato, herança, cultura e nos ajuda a criar uma sustentabilidade emocional no mundo do design."

São de co-autoria de Gabriele desenhos que vão de contornos de talheres à exuberância de interiores de hotéis; de lustres de cristal a móveis e serviços de chá, mostrando que a criatividade pode ser eclética, competentemente estética e ainda unir conceitos tradicionais com a elegância mutante da vida contemporânea.

Confira as fotos de Sarah Lima da aula!