N DESIGN, o evento brasileiro feito por estudantes

02 agosto 2018

Com o intuito de integrar a comunidade acadêmica e profissional da área do design, de maneira a expandir o repertório, conhecimento e networking, além de reunir o movimento estudantil, surge em 1991 a primeira edição do Encontro Nacional de Estudantes de Design, também conhecido como N Design.

Realizado por e para estudantes da área, o primeiro encontro aconteceu em Curitiba e desde então já passou por Rio de Janeiro, Recife, São Luís, São Paulo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis, Manaus, Goiânia, entre outros municípios. Este ano, em sua 28ª edição, a cidade escolhida para receber os designers foi Bauru, no interior de São Paulo.

Durante os encontros, que duram em média uma semana, são promovidas oficinas, palestras, mesas-redondas, atividades projetuais, instalações, intervenções, exposições e festas. No entanto, a iniciativa precursora conta com poucos trabalhos e registros das edições que possam resgatar e reunir a trajetória do evento.

Pensando nisso, o ex-aluno de Design Gráfico e Digital Gabriel Diogo, decidiu organizar essa história e assim dedicou o seu trabalho de conclusão de curso ao N Design, em um projeto chamado “Em breve seremos milhões” – que dá sequência a um trabalho iniciado em 2015, quando fez parte da organização da 25ª edição do evento.

Apresentado no segundo semestre de 2017, o trabalho consistiu em uma monografia com uma pesquisa completa sobre o N Design e também a proposta uma plataforma para acessar o conteúdo da história do evento de maneira interativa, com galeria de fotos, trechos em áudio das entrevistas realizadas, vídeos, entre outros elementos.

“Meu principal foco para conseguir material de pesquisa, foi buscar pessoas que tenham organizado o evento em algum momento e entrevistá-las, pois afinal ninguém melhor para contar uma história do que quem a viveu”, lembra Gabriel, comentando que também realizou atividades com os frequentadores e viajou para outras cidades em busca de documentos.

O designer já começou a colher os louros desse relevante trabalho ao ser selecionado para participar do 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, que visa a promover essa área no Brasil, divulgando e colaborando com a difusão da produção técnico-científica no país.

No evento, que acontecerá entre 5 e 8 de novembro em Joinville, em Santa Catarina, Gabriel apresentará um artigo baseado em um dos capítulos de seu TCC, que aborda especificamente o histórico do N Design, desde sua criação até os dias de hoje; a análise de alguns registros existentes, como por exemplo, revistas e documentários de edições específicas; e uma breve reflexão sobre a evolução do encontro em todos esses anos.

“Ter o artigo selecionado foi muito bom pra mim por ser meu primeiro trabalho no campo da pesquisa, área que pretendo seguir. Foi um bom pontapé inicial”, descreve o ex-aluno, realçando que também considera um passo importante para um melhor reconhecimento do N Design, “apesar de singelo”, completa ele.