Data

22 novembro 2023

Com projeto gráfico desenvolvido por estudantes do IED – Istituto Europeo di Design, o livro “Estou Refugiado” conta a história dramática de quatro mulheres e suas lutas em seus países de origem e sobre a adaptação à cultura brasileira.

A participação do livro "Estou Refugiado" na Dubai Design Week destaca o impacto social por meio do design. A exposição em questão apresentou cerca de 20 projetos escolhidos no mundo todo, que têm como foco estudantes, recém-formados e acadêmicos de escolas de arte e design com elementos de transformação social em pauta. 

A seleção da coleção "Estou Refugiado" para participar da exposição foi uma decisão para além das razões óbvias do recorte temático, segundo os organizadores da Dubai Design Week. Eles destacaram como o projeto representou a contribuição do design gráfico para soluções com impacto social.  

“O projeto do livro Estou Refugiado, conta a história de quatro mulheres em situação de refúgio no Brasil. São histórias reais e impactantes e que precisavam de um tratamento visual que conseguisse traduzir toda a emoção contida nas palavras registradas neste livro”, comenta Eliane Weizmann, Coordenadora da graduação de Design Gráfico e Digital do IED São Paulo.  

Ao longo de três meses, sob orientação do professor Fabio Silveira, o time de designers teve encontros semanais para compreender o tema, pesquisar e discutir caminhos visuais para o projeto. Juntos buscaram explorar alternativas no campo do layout das páginas, ilustração, tipografia e acabamentos gráficos. O resultado surpreende e dialoga com histórias fortes e imagens de realização e superação.  

Sobre o evento 

O Dubai Design Week é um evento global de destaque realizado no Dubai Design District (D3), que aconteceu entre 7 e 12 de novembro. A exposição proporcionou uma plataforma para graduandos de todo o mundo apresentarem suas criações, promovendo diálogos e conexões no cenário diversificado do design contemporâneo.

Pode estar interessado em: