#IEDTALKS: food design na virada sustentável

23 agosto 2017

Neste sábado, 26 de agosto, o Curso One Year em Food Design do IED São Paulo oferece dois #IEDTalks especiais.

11H ÀS 12H    –  #IEDTALKS: PORQUE ESCOLHI FAZER O CURSO DE FOOD DESIGN?

Food Design é uma abordagem contemporânea, inovativa e multissensorial de tudo que diz respeito aos alimentos, produção, distribuição, identidade, prazer, nutrição, cadeia de valor e cultura. E se concentra nas novas oportunidades de negócios, saúde, qualidade, sedução, honestidade e particularmente redução de desperdício.

Pensando nisso, o IED SP uniu o Design à Indústria da Alimentação, e consequentemente à Gastronomia para promover experiências criativas e novos negócios dentro de um universo em formação no cenário nacional: o Food Design

O Curso One Year Food Design convida o aluno a projetar, criar e comunicar produtos, serviços, modelos de negócios e formas de consumo para trazer soluções inovadoras no mercado alimentício, valorizando a relação entre consumidor, alimento e ambiente.

Ana Barini , Sócia do Restaurante e Supermercado Super Natural

Restaurante e supermercado Super Natural, comida vegetariana e opções veganas em farto buffet de saladas e pratos quentes, com mercearia orgânica.

Mariana Bacci , Diretora da Mariana Bacci Comunicação

Mariana Bacci é jornalista e sua trajetória profissional começou em vendas, passou por TV (pauta, edição e apresentação), assessoria de imprensa, comunicação institucional e consultoria para varejo. A Mariana Bacci Comunicação está há 8 anos no mercado e  tem a sua sede na cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.  Uma região localizada  entre leste do Estado de São Paulo e sul do Estado do Rio de Janeiro, as margens da Rodovia Presidente Dutra. Com atuação no segmento de Consultoria de  Empresas, a empresa se destaca pela credibilidade no setor, que garante confiança e destaque na região.

14H ÀS 15H      ECONOMIA CIRCULAR: A VISÃO DO DESIGN ALÉM DO PRODUTO
+ CASE DA EMBALAGEM VIRTUOUS CIRCLE, DA DUPONT

O IED Lab e o projeto Design For Future do IED São Paulo convidam para participar da mesa Economia Circular onde Rodrigo Bautista apresentara o projeto Design for Demand. Janine Carvalho apresentara o projeto Virtuous Circle. Ambos apresentados pela Beatriz Luz, Fundadora da Exchange 4 Change Brasil, consultoria especializada que visa impulsionar a transição para a Economia Circular no Brasil com parceiros internacionais co-criando e adaptando soluções à realidade brasileira.

Rodrigo Bautista Designer, Integrante do System Change Lab

Designer responsável pelo Programa Design for Demand do Forum for the Future que tem como objetivo influenciar os designers a repensar o seu papel na transição para a Economia Circular. Integrante do System Change Lab, programa que gera inovação em sistemas e design experimental utilizando métodos criativos e práticas que desafiem e inspirem a mudança através de tecnologias inovadoras. Forum for the Future é parceiro da Exchange 4 Change Brasil e irá falar da conexão do design com a Economia Circular e as iniciativas conjuntas que podem ser desenvolvidas com parceiros brasileiros.

Janine Carvalho, Gerente de Marketing e Vendas América Latina da Dupont

A empresária irá falar sobre o projeto Virtuous Circle. Um case de embalagem que foi desenvolvida dentro do contexto de Economia Circular em parceria com vários atores da cadeia de valor. O projeto combina inovação no contexto nutricional de alimentos (smart food design) visando levar alimento a crianças em comunidades isoladas da África e design inteligente de embalagem do início ao fim, pois a embalagem foi desenvolvida de forma a ser processada após o uso e transformada em carteiras escolares. O projeto ainda tem um pilar de educação que visa mostrar a importância da reciclagem.

Moderador: Christian Ullmann, coordenador do IED Lab

Christian Ullmann, coordenador do Curso One Year

em Food Design e do NEX

Núcleo Exploratório de Design. Professor de Design e Sustentabilidade na graduação e na pós-graduação do Istituto Europeu di Design – IED desde 2008.Participou do Progetto Biologico Centro Studi Alessi, na Itália e Grécia. A convite de Simone Mattar, atuou como coordenador de Design do Projeto Como Penso Como, iniciativa pioneira em Food Design no Brasil.