27 março 2023

O IED Brasil estará no Salone Satellite, uma das principais atrações do Salone del Mobile, atraindo milhares de visitantes de todo o mundo.

O evento é dedicado especialmente para jovens designers e empresas emergentes, permitindo que eles apresentem seus produtos e ideias para um público internacional. O convite veio de Marva Griffin, designer venezuelana criadora e curadora do Salone Satellite.

Nossos alunos estarão lá com a gente! Isso mesmo: Gabriel Sotrati Ângelo e Nathalia Nova Penha, alunos da graduação em Design de Produto e Serviço estarão em Milão durante a semana de design mais importante do mundo, no stand do IED, no Salone Satellite 2023, expondo seus trabalhos para o mundo.

O Salone del Mobile de Milão, para quem já conhece ou até mesmo já ouviu falar, é o maior evento de design do mundo. Vitrine de criatividade e inovação no setor, com a participação de grandes marcas e designers renomados de todo o mundo. O evento tem um papel fundamental para a promoção da cultura do design e é uma oportunidade única para os profissionais do setor se conectarem, compartilharem ideias e descobrirem as últimas novidades do mercado.

Dentre deste cenário, Milão se prepara para receber o grande evento. Diversas feiras e eventos paralelos ao Salone acontecem pela cidade, reunindo designers e profissionais do mundo todo, neste grande encontro de colaboração e troca de ideias.

O Salone Satellite foi criado em 1998 por Marva Griffin e tem como principal objetivo fornecer uma plataforma de conexão entre novos designers e importantes players da indústria, segue sendo uma das principais atrações do Salone.

Conheça nossos projetos

Biomateriais de Gabriel Sotrati Angelo

A série investigativa de materiais regenerados desenvolvida no Laboratório de Biomateriais do IED, que tem como foco a convergência de bases naturais (como frutas, vegetais, sementes, etc.) por exemplo) e resinas de origem natural, para gerar possibilidades materiais de adequação técnica competência e compromisso ambiental e circularidade, para uma usabilidade mais coerente com os desafios contemporâneos. Assista!

Fragmentos de Nathalia Nova Penha

Fragmentos é um processo investigativo de design de móveis, que tem como ponto de partida a ressignificação de materiais descartados de uma fábrica de vidros de uma cidade do interior da região sudeste do Brasil. A produção da fábrica é baseada na técnica artesanal milenar de Murano com cristal soprado e o material excedente é descartado e vendido em pequenas quantidades para a fabricação de garrafas e “bolas de gude”. A aluna de design, a partir desse input, observando as diferentes particularidades do material como cores e transparências, recriou por meio de junções e novas queimas, diferentes superfícies para sua coleção de móveis e objetos, reafirmando a relação de sustentabilidade e responsabilidade social, por meio do re-design. Conheça mais o projeto!

Projeto Barraca de Praia

O Rio de Janeiro tem a praia como um de seus pilares culturais e um grande atrativo turístico. Nesse cenário, quase como um mobiliário urbano, temos a barraca de praia, para uso comercial e prestação de serviços aos usuários da praia, ponto de encontro de milhares de turistas e cariocas.

Em 2018, o IED foi procurado por um grupo de profissionais de praia empreendedores, para desenvolver novos equipamentos que substituíssem as tendas utilizadas na areia e que trouxessem benefícios e flexibilidade tanto para os clientes como para os trabalhadores.

Com isso, convidamos todos a refletirem se é possível sonhar com outras possibilidades de cidade, produção, consumo e vida. Incorporamos novas perspectivas e discussões para expandir as fronteiras do design, bem como identificar os caminhos que nos trouxeram até aqui para entender os desafios contemporâneos. Mas isso é suficiente?

Veja o projeto aqui!