Data

17 janeiro 2023

Conheça Cristina Piloto | MBA in Business for the Arts and Culture, no IED Venezia

"Olá! Meu nome é Cristina Piloto, fiz o MBA em Business for the Arts and Culture, no IED Venezia em 2018, estarei no IED Rio dia 8 de fevereiro para falar sobre a minha experiência na Bienal de Arte de Veneza." Participe do evento dia 8 de fevereiro às 19h.

Qual sua formação acadêmica e profissional?

Eu sou profissional da Cultura e Fotógrafa freelance em Veneza. Tenho experiência de 15 anos em Comunicação Empresarial quando trabalhei como PR da Rede Telecine, Grupo Globo. Em 2018, iniciei uma nova formação e experiências profissionais no mundo das Artes, Cultura e Educação na Itália. Sou mediadora artística da Bienal de Veneza, e atuo em diferentes projetos culturais, como facilitadora de programas de desenvolvimento pessoal através das Artes, fotógrafa e project manager do programa Cola Caco, um projeto artístico que utiliza a arte do mosaico como ferramenta de intercâmbio cultural. 

Além da minha formação no IED, tenho MBA em Responsabilidade Social e Terceiro Setor, pela UFRJ do  Rio de Janeiro; Pós Graduação e Especialização em Comunicação Empresarial, além da Graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

 

Como você conheceu o IED e o que te motivou a tomar a decisão de se matricular no curso?

Meu primeiro contato com o IED foi na sede do Rio em 2016 como parceria corporativa, quando fui responsável por um projeto de cinema ao ar livre durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Foi uma experiência de muito sucesso com o público o que também me levou a conhecer a estrutura de ensino e a equipe da sede.

 

Como foi sua experiência no IED? Quais eram suas expectativas, quais foram os desafios e projetos realizados?

Assim que terminamos a parceria, eu participei de um curso de Design de Superfícies, no Rio, frequentando o espaço como participante. Em 2018, eu fiz o MBA no IED de Veneza no momento de transição de carreira. Foram duas experiências muito enriquecedoras tanto como desenvolvimento artístico como parte importante da minha nova formação profissional. 

 

O que mudou na sua vida profissional e pessoal depois de estudar no IED?

Um novo mundo se abriu para mim. Como minha experiência foi em um novo país, essa formação no IED foi fundamental para me dar um panorama e contexto do local onde estava estudando e que depois virou minha casa. Foi a melhor forma de me inserir nessa nova jornada, conhecendo pessoas, estruturas de trabalho e novas visões no campo das Artes e da Cultura.

 

O que o IED representa para você?

Um ponto de encontro de diferentes pessoas e oportunidades que dão novas possibilidades e visões tanto no desenvolvimento profissional como pessoal.

 

Qual dica você daria para quem está começando agora?

Na minha opinião, o mais importante nesse processo de formação é estar aberta para participar de ocasiões diferentes, além das aulas, como eventos e workshops, para absorver ao máximo novos insights e conhecimento. A oportunidade de estar em contato com diferentes profissionais é uma ótima forma de buscar inspiração. A gente conhece novas referências e assim vai criando um network e moldando aos poucos a nossa forma de interpretar o mundo.

 

O que você espera do futuro?

Eu espero sempre criar novas conexões e estar em contato com trocas de qualidade para participar de projetos, oportunidades e estudos que sejam alinhados ao meu modo de me relacionar com o mundo e a sociedade.

Pode estar interessado em: