FFashion Sunsets celebra moda feita à mão

Data

22 junho 2017

Evento une design, artesanato e arte no IED São Paulo, na tarde do sábado, 1 de julho, com grandes nomes de várias técnicas manuais e feira inédita.

Fashion Sunsets celebra a tradição e o futuro das técnicas manuais, a partir do talento de artesãos e designers que fazem a Moda brasileira. O evento promove, no sábado, 1 de julho, das 14h às 19h, experiências, consumo consciente e conteúdo, em formato descontraído, gratuito e aberto ao público.

O “fatto a mano”, ou “feito à mão”, combinado com as tecnologias da indústria têxtil, revelou-se uma tendência duradoura, bebendo diretamente das fontes nas mais requintadas botteghe e ateliers na Europa e nas oficinas e residências dos vários cantos do Brasil, para se destacar nas mais importantes semanas e publicações de moda do mundo.

Grandes criadoras

Neste universo, a mulher exerce um protagonismo, com suas habilidades e delicadeza. Grandes criadoras marcam presença na programação do Fashion Sunsets, como a ceramista Kimi Nii, a artista visual Maria Bonomi, a artista têxtil Clarice Borian e Renata Mellão, fundadora do museu A Casa.

Flavia Aranha é a convidada especial desta edição. A designer fala de seus processos, das relações com as comunidades de artesãos e da busca por uma moda mais sustentável. A partir de seu ateliê na Vila Madalena, exporta para a Europa e para a Ásia suas criações confeccionadas com tecidos e pigmentos naturais.

Lili Tedde, do projeto Bloom, coordena mesa sobre tendências, enquanto a especialista em tecnologias vestíveis Alexandra Farah, que inaugura um Lab dedicado aos wearables no IED São Paulo, promove o tema artesanato digital.

Feira de designers e artesãos

O Fashion Sunsets contribui para a geração de renda de comunidades e artesãos independentes, que trazem seus trabalhos em uma feira inédita, que reúne criadores de São Paulo e do Rio de Janeiro. Haverá ainda food trucks, food bikes e drinks, durante todo o evento.

Em sua terceira edição, o projeto Sunsets, criado e sediado pelo IED, faculdade internacional de Design, é realizado duas vezes ao ano e dedica-se aos temas relacionados à brasilidade. Trouxe anteriormente as discussões “Made in Brazil” e “Brazil for export”, que homenagearam Ronaldo Fraga e Irmãos Campana, respectivamente.

Serviço:
Fashion Sunsets
feito à mão
Data: 1 de julho, sábado, das 14h às 19h.
Local: IED São Paulo – Rua Maranhão, 617, Higienópolis.
Inscrições: bit.ly/FashionSunsets2017
Entrada gratuita e vagas limitadas.

PROGRAMAÇÃO

AUDITÓRIO

Abertura
14h – Bloom: “Raízes e poética de materiais”
Cores, fibras naturais, comunidades – tendências, imagem de moda e coleções.
Mediação:
Lili Tedde, representante de Lidewij Edelkoort, coordenadora e editora do projeto Bloom no Brasil.

Convidados:
Lucius Vilarfundador do estúdio LUV, stylist de Walter Rodrigues, consultor do Núcleo de Design da Assintecal, coordenador do +Estampa e professor do IED.

15h – “Artesanato digital: wearables e a roupa do futuro”
O feito à mão se reinventa com as tecnologias e traz um novo craft, que começa a ser explorado.
Mediação: Alexandra Farahespecialista em tecnologias vestíveis, e colunista da edição nacional do jornal Metro e da revista Vogue Brasil, onde assina a página Vogue Tech.

16h15 – “A vida pelas mãos”
Uma conversa entre mulheres, notáveis realizadoras, sobre as relações entre existência, criação e os fazeres manuais.
Mediação: Regina Galvãojornalista especializada em design, arquitetura e arte popular brasileira, diretora da agência de conteúdo Forma Brasil, integra a equipe de curadoria do DW! Design Weekend 2017.

Convidadas:
Clarice Boriandesigner e artista têxtil, anteriormente criadora da Brazoo
Kimi Niimestre ceramista nipo-brasileira
Maria Bonomiartista visual ítalo-brasileira
Renata Mellãocriadora de A Casa Museu do Objeto Brasileiro

Convidada especial

17h30 – “Trama de saberes, tradições e improvisos”
Por Flavia Aranhadesigner de Moda
Resgate e reinvenção de técnicas manuais, colaboração com comunidades de artesãos, tecidos e pigmentos naturais, uma busca incessante por matérias-primas brasileiras e o desenvolvimento sustentável definem a moda de Flavia Aranha.

Em seu ateliê na Vila Madalena, propõe criações essenciais, em roupas, acessórios e objetos, com texturas, cores e formas que valorizam não apenas o produto final, mas também seus materiais e especialmente quem o produziu, com a intenção de fomentar uma cadeia mais justa e humanizada.

PÁTIO

Feira de artesãos e designers
13h às 19h

Com curadoria da designer, consultora e professora Adriana Fernandes, artesãos e designers de São Paulo e do Rio de Janeiro expõem e comercializam seus trabalhos durante o Fashion Sunsets – feito à mão.

Participantes:
Artesãs da Linha Nove – grupo de bordadeiras representam através das linhas um artesanato tipicamente brasileiro
Belô Cami – Bordados manuais e ilustração. (São Paulo – SP)
Capim – Lançamento da marca de Fernanda Doaut Baptista (SP)
Casa de Thereza – Moda em tricô (SP)
Catarina Mina – Marca de bolsas feitas à mão
Christine Góes* – Joalheria sustentável criada a partir da reutilização de materiais variados, buscando valorizar as riquezas naturais do Brasil. (Angra dos Reis – RJ)
Delli Acessórios* – Transforma artefatos de couro em desuso e retalhos descartados pela indústria de bolsas e sapatos do Rio de Janeiro em belíssimos acessórios. (Rio de Janeiro – RJ)
Dulce Marine* – Joalheria contemporânea em alumínio reciclado. (Rio de Janeiro – RJ)
In Vitro* – Acessórios fabricados em Fusing de vidro. (Angra dos Reis – RJ)
Jouer Couture – Marca de Slow Fashion que encara a Moda como plataforma de transformação. Economia solidária, consumo consciente, preços transparentes e honestidade com os fornecedores. (São Paulo – SP)
Kasulo – Calçados sem origem animal fabricados com juta, descartes da indústria têxtil e pneu reciclado. (São Paulo – SP)
Maria das Candongas* – Biojóias onde sementes, madeiras e elementos naturais diversos ganham vida e formas surpreendentes. (Maricá – RJ)
Monica La Atelier* – Ceramista, mosaicista, produz jóias inspiradas pelo movimento modernista como também pela cerâmica, adornos e pinturas tribais. (Rio das Ostras – RJ)
Simone Coimbra – Moda em seda pintada à mão (Craft Design Rio*)
Sophos Rio* – A milenar técnica marchetaria aplicada na produção de biojóias feitas à mão. (Niterói – RJ)
Zana Maria – Alta Costura produzida com fuxicos. (Muzambinho – MG)

*Artesãos do Projeto Craft Design Rio, um programa de desenvolvimento do artesanato do estado do Rio de Janeiro, desenvolvido a partir de uma parceria entre CRIED – Centro Ricerche Istituto Europeo di Design, CRAB – Centro de referência do artesanato Brasileiro e SEBRAE RJ.

* Iniciativa CRAB SEBRAE e IED/CRIED.

Pode estar interessado em: