Data

04 abril 2024

Venha ser um UX Designer Researcher conectado com a maior rede dedicada ao ensino do design no mundo.

A pós-graduação em UX: Design Research tem despertado um grande interesse no cenário acadêmico e profissional devido à sua abordagem inovadora e foco nas demandas em constante evolução do mercado de design de experiência do usuário. Com o objetivo de explorar mais profundamente os aspectos fundamentais do curso e entender como ele se alinha às tendências e desafios atuais da área, conversamos com o coordenador do programa, Eduardo Ariel. 

Esta entrevista busca fornecer insights sobre como o curso foi concebido para abordar as necessidades e expectativas dos profissionais em UX Research, bem como destacar as competências e habilidades que os alunos podem desenvolver ao longo do programa.

Como o curso UX: Design Research aborda as demandas do mercado de design de experiência do usuário? 

Com um percurso montado por um grupo de especialistas designers com reconhecimento profissional e acadêmico de pesquisa em design de experiência, seja atuando como gestores e líderes técnicos em empresas importantes do segmento ou na academia, a pós-graduação em UX: Design Research chega como uma resposta para essa nova demanda. O curso articula diversos conhecimentos, metodologias e ferramentas que fazem o Design mais interdisciplinar, como: comunicação, sociologia, antropologia, sistemas da informação e administração.

O curso oferece uma formação alinhada com competências e habilidades que o mercado busca, seja em esfera local ou global. Possui um projeto educacional acolhedor para formandos de outras áreas distintas ao Design, que é potencializado ao se associar com experiência de uso, seja em pesquisa com usuário, serviço e branding sensorial. Todas essas vertentes passam por uma revolução tecnológica como nunca fora visto antes.

Definitivamente, existe um abismo entre o que os usuários consumidores esperam e o que as marcas podem oferecer. Não se trata mais de telas ou aplicativos, trata-se de reimaginar como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. Assim, qual é o papel da experiência de uso de informações, serviços, produtos e tecnologias no cotidiano.

Projetar cultura e estruturar espaços de pesquisa em design como experiências é crucial para compreender o comportamento do usuário, os gatilhos, as motivações e outros fatores que impactam como e por que alguém seleciona, usa e descarta um produto ou serviço.

Quais são os principais objetivos e metas deste curso em particular?

O curso tem como missão preparar uma nova geração de designers com visão de futuro pautada em pesquisa, centrada em novas oportunidades de projetos, produtos e serviços que entendam os seus usuários de forma íntima e plena. Dentre os principais temas e objetivos, estão:

  1. Métodos de pesquisa remota e distribuída: com a crescente digitalização e globalização, as equipes de UX Research estão cada vez mais adotando métodos remotos e distribuídos para conduzir suas pesquisas. Isso inclui entrevistas online, testes de usabilidade remotos, pesquisas por e-mail e análise de dados coletados por meio de ferramentas de monitoramento de comportamento do usuário. Esses métodos permitem que as equipes alcancem uma audiência mais diversificada e obtenham insights valiosos de usuários em diferentes partes do mundo, tudo de forma eficiente e econômica;

  2. Integração de análise de dados qualitativos e quantitativos: uma tendência crescente no UX Research é a integração de análise de dados qualitativos e quantitativos. Em vez de confiar apenas em uma abordagem ou outra, as equipes estão combinando dados qualitativos, como feedback do usuário e observações, com dados quantitativos, como métricas de uso e análise de dados demográficos. Isso proporciona uma visão mais holística e abrangente do comportamento do usuário, permitindo que as equipes tomem decisões mais informadas e baseadas em evidências;

  3. Pesquisa contínua e iterativa: Em vez de realizar pesquisas pontuais em momentos específicos do ciclo de vida do produto, as equipes de UX Research estão adotando uma abordagem mais contínua e iterativa. Isso envolve a realização de pesquisas em intervalos regulares ao longo do tempo, permitindo que as equipes monitorem as mudanças nas necessidades e comportamentos dos usuários à medida que o produto ou serviço evolui. Essa abordagem ajuda as equipes a identificar problemas mais cedo e a realizar ajustes contínuos com base no feedback do usuário, resultando em produtos mais adaptados e orientados pelo usuário;

  4. Ênfase na diversidade e inclusão: Com um aumento na conscientização sobre a importância da diversidade e inclusão, as equipes de UX Research estão priorizando a representatividade em suas amostras de pesquisa. Isso inclui a busca ativa por participantes de diferentes origens étnicas, culturais, sociais e demográficas, garantindo que os produtos e serviços sejam projetados levando em consideração uma ampla gama de perspectivas e necessidades. Além disso, as equipes estão adotando abordagens inclusivas em suas metodologias de pesquisa, garantindo que todos os usuários possam participar e contribuir de maneira significativa.

Em resumo, as tendências atuais no campo do UX Research refletem uma abordagem mais abrangente, ágil e inclusiva para entender e atender às necessidades dos usuários. Ao adotar métodos de pesquisa remota, integrar análise de dados qualitativos e quantitativos, realizar pesquisas de forma contínua e iterativa e priorizar a diversidade e inclusão, as equipes de UX Research estão posicionando-se para criar produtos e serviços que verdadeiramente atendam e encantem os usuários em um mundo cada vez mais digital e diversificado. 

Como a metodologia "aprender fazendo" é incorporada ao curso e como beneficia os alunos? 

A Pós-graduação em UX Research possui como princípio filosófico e pedagógico do seu fazer educativo, orientando a aprendizagem dos estudantes de forma analítica, sistêmica, orgânica e relacional. Assim, o saber é sistematizado pelo pensamento teórico e crítico, centrado no saber fazer a ação prática projetual, bem como à reflexão por intermédio da ação. Com isso, valorizamos a individualidade do sujeito expressa no fazer empático, sensorial e projetual, potencializado pelas redes de conexão com o seu entorno. 

O curso trabalha com metodologias ativas, especialmente projeto, que é base essencial do design. Toda especialização se organiza em três projetos de Design que adensam características do egresso, tais como:

  1. Design Culture: Inovação e sociedade, reconhecendo o campo projetual na contemporaneidade e seus diálogos com outras disciplinas e vertentes do Design na atualidade (especulativo, afirmativo e crítico, e acrítico);

  2. Design Research: Nesse trecho da formação, o aluno se conecta com métodos, abordagens e ferramentas para realizar sua pesquisa em UX Research Design;

  3. Design Being: Ser e fazer são aspectos relacionais e dialogam com liderança, ambos se consolidam na última etapa da especialização, onde o aluno entende sua trajetória na pós-graduação e suas materialidades desenvolvidas no percurso, olhando para sua rede de contatos e mercado de forma estratégica. 

 

A pós-graduação em UX: Design Research oferece uma oportunidade de produzir iniciativas autorais, empreendedoras ou corporativas que possam levar o seu portfólio profissional para o nível mais alto possível, desenvolvendo projetos reais para o mercado sob orientação da coordenação do curso e supervisão do corpo docente.

Pode estar interessado em: