Data

09 abril 2024

A exposição do Apriti, que aconteceu em 29 de fevereiro no IED São Paulo, reuniu os melhores TCCs realizados pelos formandos em 2023.

O Apriti no IED reuniu os melhores trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Graduação, apresentados em uma mostra e na passarela. Após as boas-vindas dos diretores, Gianfranco Pisaneschi e Paula Belfort, e dos Mestres de Cerimônia, Alexandre Rese e Veruska Pacheco, os alunos de Design de Moda surpreenderam com as coleções desenvolvidas ao longo dos últimos anos, cada uma transmitindo narrativas únicas que combinam moda, cultura e história de forma excepcional. Cada desfile trouxe uma narrativa distinta, combinando moda, cultura e história em criações que transcendem o simples vestuário, refletindo o talento e a profundidade dos profissionais formados pelo IED.

Além disso, a Mostra de Design Gráfico e Digital exibiu projetos inovadores como "MutuaMente" e "Contra Narrativas", enquanto a Mostra de Design Produto e Serviço destacou iniciativas como "Paredes Regenerativas" e "DespensAPP". Essa diversidade de projetos reflete a criatividade e a relevância dos estudantes do IED, demonstrando seu compromisso em explorar novas fronteiras e oferecer soluções impactantes no campo do design.

Leia mais:

Mostra Design Gráfico e Digital

Na Mostra de Design Gráfico e Digital, os estudantes apresentaram uma variedade de projetos inovadores. Destacaram-se iniciativas como "MutuaMente", concebido por Anna Lais Maggiora, um jogo de tabuleiro colaborativo voltado para a conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) entre pais e responsáveis.

Paula Rocha Jorge trouxe à mostra o seu projeto editorial intitulado "Manual - Um esforço desesperado de cultura", que visa destacar o artesanato como forma de resistência e identidade social e política, por meio de uma revista de arte. Luiza Leirner Ceneviva apresentou o "Contra Narrativas - Acervo Brasileiro de Memórias Sociopolíticas", um site dedicado à preservação da memória brasileira, com um enfoque sociopolítico, onde os usuários podiam compartilhar suas próprias experiências e explorar as de outros.

O projeto de Fernando Augusto Altstadt, "Canah Cultivando Conhecimento", utilizou animações para educar e conscientizar sobre o tratamento da Cannabis no contexto do Alzheimer. Já Mariana Leal idealizou a "MissBehave Magazine", uma revista de skate feminino que desafia os padrões de gênero. 

Além desses, outros projetos notáveis incluíram "Entre Atos" de Julia Spilborghs Sá Pinto, uma exposição que explorava a interseção entre design e performance artística, e "Neuromancer" de Lucca Morote, uma experimentação visual do famoso livro de William Gibson, explorando o uso de inteligência artificial em 2023.

Leia mais:

Mostra Design Produto e Serviço

Na Mostra de Design de Produto e Serviço, os estudantes apresentaram uma variedade de projetos inovadores. Destacaram-se iniciativas como "Paredes Regenerativas" de Carlos Ulisses Miranda Aziz, um projeto dedicado a repensar o uso de espaços urbanos privativos, adaptando-os às demandas contemporâneas de consumo consciente e experiências compartilhadas. Carlos propôs uma abordagem que prolonga a vida útil das estruturas existentes, utilizando resíduos de drywall como matéria-prima principal.

Catharina Soares Sievers apresentou "Haus Fi", um projeto que analisou a evolução do mercado imobiliário em meio à urbanização e à digitalização, propondo soluções para melhorar a experiência dos consumidores, especialmente daqueles que buscam aluguel ou compra de imóveis.

Dalila Jarouche trouxe "Decora Flora", uma reflexão sobre o desperdício de flores em eventos, propondo maneiras sustentáveis de reutilização e conscientização dentro da indústria de decoração de festas.

Tiago Villas Boas de Magalhães desenvolveu o "DespensAPP", um aplicativo destinado a mitigar o desperdício de alimentos em ambientes domésticos, oferecendo aos usuários uma plataforma integrada para gerenciar o consumo e evitar o acúmulo desnecessário de produtos.

Lucca Dias Xavier criou o "Fiel Consciente", um projeto focado na gestão de resíduos dentro do Neo Química Arena, estádio do Sport Club Corinthians Paulista, visando aprimorar a conscientização e as práticas de reciclagem entre os frequentadores.

Outros projetos incluíram o "GrowControl" de André Carneiro Cazzaniga, voltado para facilitar o cultivo de cannabis medicinal por meio de tecnologia IoT, e "Biomateriais no Design: Experimentação, Reflexão e Difusão" de Enzo Gonçalves Pretti, que explorou a aplicação de biomateriais como uma ferramenta educacional e política na promoção da biodiversidade brasileira.

Mostra Design de Moda

Já os alunos graduados em Design de Moda apresentaram projetos que refletiram sua criatividade e sensibilidade no universo da moda. Luana Mendes Simão explorou o poder das palavras em seu projeto de joalheria, inspirado nos versos de Fernando Pessoa e no romance de José Saramago, utilizando jóias como expressão de emoções.

Giovanna Melres apresentou "Azulejaria & Rio de Janeiro", uma coleção de maquetes têxteis inspiradas nos azulejos antigos e na arquitetura da cidade carioca, utilizando técnicas como patchwork e corte à laser.

Sabrina Heredia desenvolveu "Trajetória", uma coleção de joias que busca representar a fauna e flora das fronteiras entre Brasil e Argentina, explorando a natureza de forma imaginativa e simbolizando a inspiração nas Cataratas do Iguaçu. Sophia Marianne Morello Cuoco investigou o "Social Commerce" no setor varejista de moda feminina, com foco na loja online Morello’s Boutique, analisando o comércio eletrônico nas mídias sociais.

Thais Lagrasta explorou "O Poder do Corpo Dançante" em seu projeto de joalheria, criando peças inspiradas nos movimentos de dança e destacando a conexão entre as artes da moda e da dança. Cada coleção foi nomeada em homenagem a bailarinas renomadas, visando despertar o interesse pelo movimento e seus benefícios.

Destaques e Projetos Premiados do Apriti

O Apriti premiou projetos acadêmicos de alta qualidade com cursos de Pós-graduação, One Year e Extensão. Mariana Leal venceu com a "MissBehave Magazine", Catharina Soares Sievers ficou em segundo com "Haus Fi", e Sabrina Heredia conquistou o terceiro lugar com "Trajetória".

 

Assim foi a 17ª edição do APRITI, um evento que marca a finalização de uma etapa da vida de nossos estudantes, e também reflexo do comprometimento do IED em colaborar com a construção do futuro das múltiplas áreas do design. 

Conheça nossos cursos de Graduação, inscreva-se no Vestibular e faça parte da maior comunidade de designers e criativos do mundo.

Pode estar interessado em: