14 julho 2022

O Absolute Beginners nasce a partir de uma ideia de Rossella Bertolazzi e Davide Sgalippa, membros da Direção de Artes Visuais do IED Milão, responsáveis por todos os aspectos de design e exibição, interpretando a criatividade dos estudantes para dar destaque e reunir os diferentes projetos.

Os alunos do curso de Graduação em Design de Produto e Serviço do IED São Paulo realizaram um trabalho incrível e escolheram a artista Lina Bo Bardi como tema para o projeto Absolute Beginners que levou a turma direto para Milão durante o Salone del Mobile, maior evento de design do ano na Itália.

Confira mais do trabalho dos alunos: Bárbara Prandina, Eduarda Dantas, Enzo Pretti, Gabriel Sotrati, Isabela Tsurusawa, Juliana Midori, Luiza Cavalcante, Gabriela Michelin, Mariana Leal, Sofia Kalassa e os registros deste momento especial para os nossos alunos da graduação.

Lina Bo Bardi | Artista visionária e arquiteta naturalizada brasileira.

Nasceu em Roma em 1914.
Formou-se em arquitetura e iniciou sua carreira no estúdio de Gio Ponti em Milão, onde descobriu a paixão pelo design de objetos e interiores.

Após seus estudos, abriu seu próprio estúdio, mas este foi totalmente destruído durante os bombardeios de 1943. Lina então se dedicou ao ativismo político e documentou a Itália do pós-guerra.

Depois da Segunda Guerra Mundial casou-se com Pietro Maria Bardi e juntos se mudaram para São Paulo em 1946.

Em sua incrível produção profissional, além de projetos para prédios públicos como o Museu de Arte de São Paulo e a Casa de Vidro, destacam-se três cadeiras destinadas a espaços culturais e sociais.

Estas cadeiras caracterizam-se pela utilização inovadora de materiais, leveza de linhas e ligação intrínseca aos espaços para os quais foram concebidas.

Após os primeiros anos em São Paulo, Lina trabalhou na Bahia, onde descobriu uma arquitetura ligada à dimensão mais artesanal da produção e da cultura popular.

Durante esses anos, desenhou objetos com materiais reciclados e ajudou a promover a criação do design contemporâneo e da cena artística brasileira.