Alunos criam vinheta para festival de cinema italiano

10 outubro 2017

Os estudantes foram responsáveis pelo projeto do vídeo, que apresenta referências da cultura italiana e brasileira

Em sua primeira edição, o Italian Film Fest surge com a intenção de juntar o melhor do audiovisual italiano com a cultura paulistana. Entre 10 e 21 de outubro, em diversas locações, serão apresentadas propostas ligadas às tradições culturais da Itália, com o objetivo de celebrar o cinema clássico e contemporâneo, grandes atores e autores, técnicos, produções, as novas plataformas, fotografia, documentários, vídeos industriais, moda, costume, comida e vinho.

O IED São Paulo, que está apoiando o evento, foi responsável pela produção de uma vinheta de divulgação do festival a partir do trabalho dos alunos da graduação de Design Gráfico e Digital, que desenvolveram todas as etapas do projeto, desde o atendimento ao cliente até a entrega final.

“Encontramos os responsáveis pelo festival em um primeiro momento em que os alunos fizeram perguntas e foi estabelecido um briefing de comum acordo. Depois passamos semanas pesquisando e estudando referências, testando possibilidades, discutindo”, comenta o professor do curso e orientador do projeto, Daniel Grizante.

O resultado da produção foi uma vinheta de 30 segundos inspirada na abertura de um clássico filme italiano Il Compagno Don Camillo de Luigi Comencini, que possui abertura feita pelo designer italiano Iginio Lardani, dando o tom de homenagem à peça.

De acordo com o professor, as ilustrações da vinheta representam as duas culturas envolvidas. “Ela é um jogo/brincadeira entre dois chapéus como metáfora para uma relação entre culturas distintas, a brasileira e a italiana. Um dos chapéus é de Totò, ator italiano homenageado na mostra, e o outro é um chapéu panamá, típico de sambistas”, descreve Grizante.

Pode estar interessado em: