26 abril 2023

A Semana de Design de Milão é um evento excepcional para a indústria e, após quatro anos, foi realizada entre os dias 17 e 23 de abril e foi maior do que nunca, com mais de 900 eventos e exposições.

Muitos Alumni do IED estiveram presentes em instalações, exposições e eventos durante a semana mais relevante em Milão para a indústria do design, tanto no Salone del Mobile quanto no Fuorisalone, o off-event da semana.

Gabriele Chiave conquista Milão

O trabalho do ex-aluno do IED Milano Gabriele Chiave esteve presente em várias partes de Milão:

Ele concebeu “The Domino Act” para a Audi House Of Progress com Contravento, seu próprio projeto coletivo multidisciplinar fundado em 2022. A instalação destacou importantes tópicos, como a economia circular, o design e a sustentabilidade. Após o pôr do sol, a instalação interagia com sons, música e luzes, subjacente a uma mensagem única: “Ao alinhar nossas ações com os ritmos da natureza, podemos criar um futuro sustentável e próspero”, diz o designer.

Alguns outros projetos desenhados por ele no âmbito de Marcel Wanders - onde trabalhou antes de 2022- foram exibidos em Louis Vuitton, Lladró ou Fendi

Matteo Congiu, ex-aluno do IED Cagliari e IED Milano, participou do Salone del Mobile de Milão com Bisu, a primeira cama de cortiça do mundo. No primeiro dia do evento, ele recebeu um prêmio A’Design Award por sua proposta sustentável e funcional na categoria Design de móveis.

Nicolás Mosulén fez parte do Salone Satellite apresentando uma coleção baseada na relação entre artesanato e indústria com uma visão clara para objetos comerciais que expandem a contemporaneidade da cultura.

Under Design Lebanon com curadoria de Ghassan Salameh

"Under Design Lebanon" foi uma exibição curada pelo ex-aluno do IED Madrid Ghassan Salameh e hospedada por VIAFARINI Association, como parte do programa de Isola Design : “Nothing happens if nothing happens” no Distrito de Isola-Porta Nuova. A exposição foi apoiada pelo IED e exibiu um mapeamento realista e projeção dos organismos que ainda funcionam no Líbano durante a crise social, política e econômica.

Miguel Egaña e Aritz Antolín em Design Re-Evolution

Como vencedores da quarta edição da competição "ITmakES” da Embaixada da Itália em Madrid, dois projetos de ex-alunos do Master no IED Madrid foram apresentados na exibição “Design Re-Evolution Interni Magazine, localizada no pátio da Universidade de Milão.

O projeto de Miguel Egaña "¿UNA SILLA, UN JARRÓN?" explora o conceito de uma cadeira e como as pessoas a percebem. Por outro lado, "AMA AMA" de Artiz Antonlín faz um tributo às "rederas" - mulheres que consertam redes nos portos bascos - uma profissão que corre o risco de desaparecer, ao criar uma série de cestas feitas de biomateriais.

Yellowdot na Rossana Orlandi Gallery

Yellowdot, o estúdio de design e consultoria criativa fundado pelos ex-alunos Bodin Hon & Dilara Kan, apresentou na RoCOLLECTIBLE DESIGN da Rossana Orlandi Gallery sua nova coleção, 'Millstone' - Rotating Marble Tables.

A coleção consiste em mesas de centro e laterais esculturais inspiradas na era neolítica, apresentando uma base estacionária com tampo giratório que pode ser facilmente movido. A Millstone quer ser uma celebração da beleza natural do mármore como material.

Daniel Nikolovski entre as “Stars of Today” de Cappellini no Superstudio Show

Daniel Nikolovski, ex aluno do IED Milano, exibiu “Sacred Wellbeing” no Superdesign Show em SuprestudioPiù, uma coleção que explora o lado ritual do estar juntos através de copos, bandejas, espelhos e tamboretes. O tema central deste ano no Superstudio Show foi “Inspiração inovação imaginação”, que visa fornecer o que há de mais moderno na produção de design internacional e estimular a reflexão por meio de uma abordagem visionária.