Data

08 junho 2022

UMA HOMENAGEM DOS NOSSOS ALUNOS ÀS DEZ MULHERES VISIONÁRIAS DE CONHECIMENTOS DIFERENTES, MAS UNIDAS PELA CAPACIDADE DE OLHAR ALÉM

Por ocasião do Fuorisalone 2022, que acontecerá de 6 a 12 de junho, o IED apresenta no BASE Milano um projeto inédito, coletivo, que surgiu do encontro entre cento e cinquenta estudantes pertencentes a todas as doze sedes do Grupo IED da Itália, Espanha e Brasil e dez figuras femininas de expressão e pensamento visionário. A instalação é o resultado de um projeto multidisciplinar e transversal que reuniu estudantes  de diversos cursos para dar voz a um diálogo entre jovens designers, Absolute Beguinners, da atualidade e dez mulheres, verdadeiras pioneiras em seus campos de atuação

As dez personalidades – Lina Bo Bardi, Eva Mameli Calvino, Ada Bursi, Rei Kawakubo, Cinzia Ruggeri, Laura Solera Mantegazza con Maria Montessori e Giuseppina Pizzigoni, Gala Eluard Dalì, Bélen Moneo, Carla Accardi, e Patricia Urquiola – foram escolhidas pelos grupos de trabalho para serem interpretadas porque, com a sua obra, o seu gênio criativo e a sua luta pela igualdade de gênero, deixaram uma marca pessoal, e indelével, na história. Uma interpretação que se transformou em output de projetos, verdadeira alma da instalação que será apresentada no BASE Milano: um espaço orgânico e interativo que viverá de sugestões e se concretizará a partir de projetos em diálogo entre si, às vezes cruzando-se, ora despedaçando-se, ora recompondo-se, tanto no modo digital quanto no analógico. No projeto brincará com a luz, sons, projeções, materiais e cores. 

O Absolute Beginners nasce a partir de uma ideia de Rossella Bertolazzi e Davide Sgalippa, membros da Direção de Artes Visuais do IED Milão, responsáveis por todos os aspectos de design e exibição, interpretando a criatividade dos estudantes para dar destaque e reunir os diferentes projetos.

O projeto é patrocinado pela Região Lombardia, Prefeitura Municipal de Milão e ADI. É também uma das atividades promovidas pelo Grupo IED como parceiros oficiais da New European Bauhaus Initiative.

A instalação Absolute Beginners, inserida na Exposição “We Will Design” organizada por BASE Milano, pode ser visitada nos seguintes dias e horários:

Base Milano – Via Bergognone 34, Milão | 1° andar

De 6 a 12 de junho, com os seguintes horários: de segunda a sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 18h.

A entrada na Base Milano é livre e gratuita e esperamos vê-los lá!

Pode estar interessado em: