Data

14 Setembro 2022 - 14 Setembro 2022

Horário

19:00 - 20:00

Local

São Paulo - Brasil

Formato

Online

Inscreva-se

 

Como parte do curso inédito de Extensão Teoria da Imagem de Moda, o Istituto Europeo di Design promove uma aula aberta e gratuita (online) no próximo dia 14 de setembro de 2022, das 19h às 20h, com um debate sobre os rumos da imagem de Moda nos próximos anos. 

A atividade busca desenvolver a percepção crítica sobre imagem de Moda contemporânea, a construção de repertório cultural e referências teóricas e artísticas que possibilitam a leitura conceitual e comercial das imagens na comunicação e narrativas de Moda – e como utilizá-las para o processo de análise da sociedade e na criação para o futuro.  

A aula aberta é gratuita e ao vivo pelo YouTube do IED São Paulo, com a participação de Wellington Mendes, professor e especialista em Coolhunting e styling e Fashion Campaigns & Advertising; Jorge Abrão, pesquisador e professor de semiótica de Moda; e Brunno Almeida Maia, pesquisador em filosofia e Teoria de Moda e coordenador pedagógico do curso. 

 

Participantes:

Wellington Mendes é Especialista em Coolhunting e Styling pelo Senac, Fashion Campaigns & Advertising pelo Instituto Marangoni, além de bacharel em Design de Moda, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Técnico em Vestuário pelo Senai. Com trajetória iniciada no ano de 1999, ingressou aos estudos de expressões artísticas contemporâneas diversas, passando a desenvolver domínio técnico em processos criativos multifacetados. Ao ingressar no mercado fashion, trabalhou como estilista de street wear masculino, além de figurinista e produtor de moda em teatro, TV, assim como stylist em publicidade, editoriais e fashion films, possuindo ampla bagagem na produção executiva e coordenação de backstages em diferentes escalas do varejo: Tanto em fashion shows comerciais, quanto conceituais, incluindo passagens por algumas das principais semanas de moda do calendário nacional como Casa de Criadores e São Paulo Fashion Week. Desde 2015, leciona em cursos livres da Belas Artes e faz parte do corpo docente dos cursos de pós-graduação em Consultoria de Imagem e Beleza, Mercado de Moda e Consumo e Produção de Moda e Styling Criativo. Profissionalmente conduz projetos de direção criativa e design de produção, direcionados ao campo audiovisual e em suas aulas, propõe conteúdos embasados em teoria e prática, utilizando metodologias ativas aplicadas através do ensino híbrido e customizado.

Jorge Abraão é bacharel em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, com MBA em Comunicação Integrada pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com estágio no Brazil Institute do Kings College London. É autor de diversos trabalhos sobre processos de significação na cultura contemporânea, além de fazer parte do corpo editorial dos periódicos Rua; Língua e Instrumentos Linguísticos e Semeiosis. Atualmente, desenvolve e leciona cursos sobre Semiótica e Moda para o Adelina Instituto e Bureau Moda & Mercado e sobre comunicação digital na Escola de Educação Corporativa da Unicamp.

Brunno Almeida Maia é pesquisador em Filosofia e Teoria de Moda pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som). No ano de 2019, organizou a “Jornada em homenagem ao centenário de Gilda de Mello Souza”, na Casa Museu Ema Klabin (SP), que contou com a participação de Renato Janine Ribeiro, Jorge Coli, Walnice Nogueira Galvão e Celso Lafer. É coordenador pedagógico e professor convidado da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e do Centro Universitário Belas Artes. Já ministrou aulas sobre a relação entre a moda, a filosofia, a arte e a literatura em espaços como MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo, Casa Museu Ema Klabin, Adelina Instituto, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc Consolação, Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Sesc Jundiaí, Sesc 24 de maio, Sesc Belenzinho, Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Galera AMDO, em Belo Horizonte (MG), Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Pública Pedro Nava, Escola São Paulo. É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Foi facilitador pedagógico do módulo I de formação em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP. Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).