Data

18 Abril 2024 - 18 Abril 2024

Horário

15:00 - 19:00

Local

Av. Antônio Carlos, 40, Centro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brasil

Formato

Presencial

Durante a oficina, aprenda a transformar resíduos têxteis em uma bolsa exclusiva, promovendo a conscientização sobre o reuso, a reciclagem e o descarte responsável na indústria da moda.

A Oficina De Upcycling "Crie Sua Tote Bag Com Resíduos Têxteis" é uma iniciativa oferecida durante a Semana Fashion Revolution 2024, agendada para o dia 18 de abril no IED Rio. Sob a orientação de especialistas como Fara Podestá, Sandra Tollentino e Diana Arbex, os participantes terão a oportunidade de explorar a moda sustentável de maneira prática e criativa. Durante a oficina, eles aprenderão a transformar resíduos têxteis em uma bolsa exclusiva, promovendo a conscientização sobre o reuso, a reciclagem e o descarte responsável na indústria da moda.

A criação de uma Tote Bag a partir de materiais reciclados é apenas uma parte da experiência proporcionada por essa oficina. Além de aprender técnicas de upcycling, os participantes também terão a chance de compreender a importância da moda sustentável e contribuir para a redução do impacto ambiental gerado pela indústria fashion. O painel decorativo criado com os materiais não utilizados servirá como um símbolo do compromisso com a sustentabilidade e a inovação na moda.

A Oficina De Upcycling "Crie Sua Tote Bag Com Resíduos Têxteis" é uma oportunidade única para os participantes mergulharem no universo da moda sustentável, adquirirem novas habilidades e contribuírem para um futuro mais consciente e responsável. Essa experiência prática e educativa faz parte dos esforços da Semana Fashion Revolution 2024 em promover uma moda mais ética, transparente e ambientalmente consciente.

Convidados

Fara Podestá | @_faraclash

Fara é designer de moda, formada em Desenho de Moda pela Escuela Argentina de Moda (Buenos Aires), e modelista industrial, formada em Modelagem de Vestuário pelo Senai Cetiqt (Rio de Janeiro). Desenha e administra sua marca, Fara Clash, que tem base de produção no Brasil e na Argentina, e é vendida em vários países do mundo. Além disso, é cofundadora da produtora cultural O-Cerco, do Rio de Janeiro. Em seu trabalho, sustenta valores como consciência ambiental, pluralidade, inclusão e confecção agênero. Sua marca, Fara Clash, já lançou mais de 15 cápsulas de experiência e trabalho de produção Slow Fashion e Eco-friendly, o que permite fundir a arte urbana e a música com a criação de desenhos atemporais e exclusivos.

Diana Arbex | @dianaarbexacessorios

Diana Arbex, uma apaixonada por miçangas desde os 9 anos, traçou sua jornada como arquiteta e estilista. Nascida e criada em Volta Redonda, ela tornou-se uma figura ativa no cenário de artesanato, organizando e participando de feiras, além de estabelecer uma loja temporária com 50 marcas artesanais autorais. Sua formação a conduziu a uma especialização em sustentabilidade, um tema que permeia sua vida e criações inteiramente autorais. Hoje, aos 41 anos, Diana escolheu dedicar-se plenamente à moda e seus acessórios, tendo como base a sustentabilidade, o reuso de materiais, e, claro, as amadas miçangas.

Sandra Tollentino

Sandra Tollentino é mineira radicada no Rio de Janeiro. Consultora de Imagem e Estilo, tem formação em Design de Moda, Stylist e Consultora de Imagem e Estilo pelo IED Rio, e Comunicação de Moda, pelo IED Florença, além de Fashion Management, pelo IBMEC. Sua trajetória é pontuada pela paixão por moda e pela busca por um propósito de trabalho pautado na autoestima e autoconhecimento.