Língua

Português

Início

Outubro 2023

Período

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

132 Horas

Coordenador do curso

Marcelo Falco

Preço

7 parcelas de R$ 2.407,50

Data de Início: 05/10, terça e quinta, das 19h30 às 22h15.

A experiência do usuário adquiriu uma importância estratégica no mercado, e o design de interação pode assumir diversas formas, que são definidas por diversos elementos que compõem todo o processo. Para isso, o curso estimula a investigação de problemas para que os participantes sejam capazes de compreender cada um dos elementos que formam a experiência do usuário.

O curso UI: User Interface Design* proporciona a compreensão da fundamentação teórica e metodológica do campo de conhecimento e atuação em User Interface (UI).  Exercite a prática do projeto de UI, aplicada a problemas reais por meio da investigação do problema sob o foco do usuário e entenda cada elemento que compõe a experiência do usuário e áreas de atuação.

Serão apresentadas ferramentas para o levantamento de informação que precede o desenvolvimento de um produto digital, assim como pesquisas qualitativas e quantitativas em seus mais diversos formatos, como entrevistas, grupos de discussão, card sorting, questionários e cocriação/design participativo.

A partir de uma perspectiva derivada do Design Thinking, vamos pensar em estratégias para entender quem são os usuários, o que eles querem, como fazem as coisas e resolvem seus problemas no dia a dia, onde estão as oportunidades, como usam outros produtos hoje, e de que maneira a proposição de um produto digital faz sentido para seu contexto.  

*O curso UI: User Interface Design faz parte da Pós-graduação em UX/UI: Design, Inovação & Estratégia, dividida em 3 módulos (UX, UI e Inovação). Ao finalizar os 3 e cumprir os critérios acadêmicos, o(a) aluno(a) também recebe o certificado de Pós-graduado.

 

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso UI: User Interface Design!

Com metodologia voltada ao estudo e desenvolvimento de projetos, realizados em cada módulo e intercalados com disciplinas conceituais para a consolidação de uma visão crítica sobre UX e UI. Técnicas como arquitetura da informação, pesquisa com usuários, estratégias de negócios e liderança em design serão apresentadas em detalhes ao longo da jornada para que os estudantes sejam capazes de pensar e responder às demandas reais de mercado, além de desenvolver seus próprios produtos e serviços.

Durante as aulas, vamos trabalhar atividades práticas, aliadas à fundamentação teórica e validação conceitual para exercitar diferentes técnicas, aplicadas a situações reais, como pesquisa, design thinking, prototipagem, marketing e programação. O objetivo é estabelecer um entendimento detalhado sobre a forma como as diferentes partes se relacionam, sejam técnicas, estéticas ou humanas.

Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

O curso atende às necessidades de profissionais graduados de áreas como design, publicidade, marketing, tecnologia, jornalismo, educação, artes e arquitetura, com vontade de adquirir uma compreensão global de projetos de design centrado no usuário.

Mas quem trabalha em campos relacionados a esta área encontra os meios para se especializar e dominar novas competências, habilidades e ferramentas para refletir e projetar experiências para usuários de produtos e serviços interativos, sejam eles digitais ou híbridos.

O objetivo do curso de UI (User Interface Design) é formar profissionais com visão dos projetos em 360º, considerando a integração com outras áreas e comprometido com o sucesso do produto ou serviço. Engajamento e empatia com o público-alvo é o foco deste módulo que contempla dinâmicas de UX Writing, Design System e Design OPs, fazer o Design de Interação e Microinterações dialogar com Métodos e Técnicas de Avaliação para Produtos e Serviços de Design.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

Fase II

  • UI - User Interface (24h)

  • Redação para Ux (Ux Writing) (18h)

  • Design System e Design Ops (24h)

  • Design de Interação e Microinterações (18h)

  • Métodos e Técnicas de Avaliação (24h)

  • Trabalho - Conclusão Módulo UI (24h)

Docentes

Marcelo Falco

Carolina Toledo

Ceci Romera

Roger Pascoal

Poderia estar interessado em:

Notícias