Língua

Português

Início

Abril 2023

Frequência

Weekend

Formato

Híbrido

Duração

144 Horas

Coordenador do curso

Meline Moumdjian

Preço

15 parcelas de R$ 1.852,00

Acompanhe o processo de concepção de uma marca de calçados e bolsas, do planejamento e design estratégico até a montagem da coleção.

Data de início: 01/04, sábado e domingo, das 9h às 17h (as aulas ocorrem uma vez por mês).

Conheça a história do mercado de bolsas e calçados, principais players, dinâmica de produção e comercialização, com olhar atento às tendências globais para identificar novos produtos e processos inovadores.

O curso estimula um olhar sensível, capaz de procurar, detectar e registrar comportamentos e manifestações emergentes, mas para atender às novas demandas e viabilizar a concepção de novos produtos, é preciso entender como diferentes estratégias de marketing afetam diretamente o resultado de um projeto.

Com projetos integrados e interdisciplinares, e parcerias institucionais com grandes marcas de Moda para criar oportunidades reais de acesso ao mercado, ao lado de professores com atuação relevante no mercado nacional e internacional, como Brasil, Espanha, Itália e Estados Unidos.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Shoes & Bags: Design and Business!

O curso apresenta o processo de concepção de uma marca e sua coleção de calçados e bolsas, desde o planejamento e design estratégico até a montagem da coleção. Branding e conceito da marca, assim como marketing e comunicação, são elaborados em paralelo com o design do produto, levando em consideração tendências globais e experiências de consumo.

Conheça os artigos disponíveis no mercado e sua aplicabilidade; as fôrmas e estruturas utilizadas para o planejamento e montagem de uma coleção e desenvolva habilidades de ilustração e desenho digital para criar seus modelos, sketches e apresentações de alto nível.

Arezzo&Co + IED

Há 47 anos, a Arezzo&Co trabalha para identificar comportamentos e necessidades da mulher para despertar seus desejos. Foi assim, buscando entender o universo feminino, que se tornou líder de mercado, reunindo conceito, alta qualidade e design contemporâneo bem definidos em suas seis marcas: Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Alme.

Com mais de 700 lojas no Brasil, o maior grupo de varejo de calçados femininos fashion da América Latina é parceiro do curso Shoes & Bags — Design and Business do IED.

Com a parceria, nossos alunos participam do Módulo Arezzo&Co. e participam de uma visita técnica imersiva de um dia no complexo industrial da , no Rio Grande do Sul.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Pensado para profissionais do setor da Moda, calçados e bolsas, com vontade de dominar a prática projetual focada nas principais demandas, seja para produção em escala ou artesanal, para varejo ou segmentos de luxo. 

Conheça algumas marcas de ex-alunos do curso Shoes & Bags – Design and Business:

  • Féder
  • Alma Shoes
  • AAreia
  • Rasteiríssima
  • Lalá Rossi
  • Adriana Farina
  • Estela Brugnolli
  • Carolina Estrela
  • Neinei
  • Mangará

A prática de pesquisa é fundamental para expandir a visão e entendimento sobre comportamento e funcionamento do segmento de calçados e bolsas no atual momento do mercado. Um olhar sensível, capaz de procurar, detectar e registrar comportamentos e manifestações emergentes é necessário para atender a novas demandas, saber viabilizar a concepção de novos produtos e entender como diferentes estratégias de marketing afetam diretamente o resultado de um projeto.

Semana Internacional

O Curso One Year Shoes & Bags – Design and Business oferece uma intensa experiência internacional nas cidades de Florença e Milão. A programação envolve a visita à The Micam, feira de calçados que acontece semestralmente em Milão, onde empresas e marcas de todo o mundo apresentam ali os produtos que serão tendência global na próxima estação. Outro ponto importante é a visita à Mipel – The Bag Show, evento que traz os principais lançamentos para o segmento de bolsas.

As grandes marcas do quadrilátero de moda em Milão serão visitadas com foco em todos os detalhes, pois são estes que diferenciam o produto e design italiano e o elevam ao melhor acessório de moda em pele do mundo. As ruas e lojas conceito serão exploradas a fim de provocar insights que serão aplicados nos projetos.

As experiências vão além da cidade, pois iniciaremos nossa viagem em Florença, berço dos produtos de alta moda italiana em pele. É na região da Toscana que são produzidas as bolsas e calçados em couro, das marcas de luxo de todo o mundo. A imersão envolve visitas importantes como: a Concept Store Luisa Via Roma, o Museo Ferragamo e o Museo Gucci e sua especial e única loja Gucci Garden.

O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso Shoes & bags – Design and Business é dividido em 3 fases: Fundamentação Conceitual, Fundamentação Específica e Projetual. As aulas da primeira fase contam com a participação de professores internacionais, que exercem diferentes profissões na área e lecionam em escolas no exterior. 

Ao longo do curso será desenvolvido um projeto de coleção para produto, branding, perfil do consumidor, tecnologia, com exercícios pontuais de criação pensando na segmentação do mercado. 

A jornada pelo universo da concepção projetual de bolsas e calçados termina com uma apresentação da coleção elaborada.

  • Apresentação do IED + Mentoring (3h)
  • Ambiente de Negócios (6h)

  • Branding Aplicado à Moda (6h)

  • Ambiente de Negócios (6h)

  • Tendência e Comportamento do Consumidor (9h)

  • Marketing Aplicado à Moda (9h)

  • Design Estratégico Aplicado (9h)

  • Tendências de Mercado 1 (3h)

  • Tendências de Mercado 2 (3h)

  • Tendências de Mercado 3 (3h)

  • Desenvolvimento de Produto (9h)

  • Planejamento de Coleção-Bolsas (9h)

  • Planejamento de Coleção-Calçados (9h)

  • Design de Produto 1 (12h)

  • Design de Produto 2 (15h)

  • Técnicas de Representação (9h)

  • Projeto de Coleção (18h)

  • Apresentação do Projeto (6h)

  • Módulo Internacional em Milão e Florença (40h)

  • Módulo Arezzo&Co (8h)

Docentes

Meline Moumdjian

Coordenador do curso

Christian Ullmann

Fabrício Saad

Gil Tokio

Janiene Santos

Lais Kantor Caserta

Luiz Otávio Abreu

Raul Vieira

Tâmara Viegas

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