Língua

Português

Início

Outubro 2022

Frequência

Meio período

Formato

Presencial

Duração

30 Horas

Coordenador do curso

Gil Tokio

Preço

6 parcelas de R$ 524,83

Com aulas externas, você aprenderá a desenhar uma edificação simples, utilizando apenas linhas, e em perspectiva.

Data de início: 08/10, sábado, das 9h às 16h30.

O Urban Sketching - SP consiste na prática de observar e documentar, por meio da representação gráfica, suas experiências pessoais. Se você anda sempre com um sketchbook na mochila, a prática do esboço urbano é mais uma forma de conhecer e explorar ruas e suas arquiteturas para contar histórias com um olhar único.

Com técnicas do desenho de observação, vamos desenvolver sua caligrafia gráfica individual, atentos às potencialidades de cada participante. Assim, os desafios propostos terão o mesmo tema, mas adequados ao nível de domínio técnico prévio individual. Ao final, após a oportunidade de desenhar edificações de grande valor arquitetônico, artístico e cultural da cidade de São Paulo, sua percepção estará mais precisa.

O curso também possui aplicação profissional, com as chamadas reportagens visuais, no qual artistas percorrem diferentes localidades a fim de realizar registros gráficos pelo desenho. Para isso, é necessário desenvolver a capacidade de observação e interpretar para capturar – e evidenciar – traços da cultura local que passam despercebidos nas fotografias, embora estejam presentes.

​*Este curso possui materiais que precisam ser adquiridos à parte após a primeira aula. Confira a lista completa aqui.

Informação para decidir

Se você está sempre com seu caderno de esboços na mochila, o curso de Extensão Urban Sketching - SP te leva para rabiscar diferentes pontos de São Paulo!

O movimento Urban Sketching é um fenômeno global, com praticantes em todos os continentes do planeta. O curso de Urban Sketching - SP pretende desenvolver fundamentos, teoria e prática, necessários para ser um urban sketcher. Com aulas expositivas em sala de aula e exercícios práticos, mas também aulas externas, em espaços urbanos de São Paulo, para praticar in loco o desenho de observação da cidade.

Coordenado por Gil Tokio, professor, designer e cartunista; e Eduardo Bajzek, professor de desenho e instrutor em 4 simpósios internacionais de Urban Sketchers.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Para alguns, carregar um caderno de esboços e registrar pessoas, objetos, veículos e paisagens que observa é um processo cotidiano, mas o curso também é voltado para estudantes e profissionais de Design Industrial, Arquitetura, Design de Interiores, e interessados em técnicas de representação gráfica – independente da experiência.

A beleza de ser um urban sketcher está na inspiração cotidiana – de objetos pessoais e pessoas que cruzam seus caminhos, até paisagens, ruas, veículos e o que mais atrai sua atenção por onde passa. Para capturar essa visão pessoal de mundo, é preciso conhecer algumas técnicas de desenho para criar narrativas únicas e cativantes. Esse é o propósito do curso Urban Sketching - SP, do IED São Paulo.

Programa de Estudos

O curso Livre Urban Sketching - SP busca o desenvolvimento das habilidades e sensibilidades ligadas à observação e documentação gráfica da paisagem arquitetônica, com foco na característica de urgência deste tipo de desenho, em que a busca da síntese e sugestão do traço do desenho prevalecem sobre o detalhe e a mimese fotográfica, a fim de criar maior intimidade entre desenho à mão-livre e o aluno, desbloqueando a cerimônia com o papel em branco e o medo do erro. 

Privilegiar a urgência do registro da percepção, em vez da busca pelo desenho acabado, contribuirá para que o aluno desenvolva sua própria linguagem. Para isso, faremos uma demonstração de materiais e práticas de desenho de observação, com exercícios de composição simples de edificações, com auxílio do visor. O curso ainda te leva para aulas externas para desenhar uma edificação simples, utilizando apenas linhas, e em perspectiva. 

Ao final do curso, com a finalização dos sketchbooks, será feita a apresentação e avaliação coletiva dos resultados. Se você se identificou, prepare seus materiais favoritos e vamos juntos registrar à mão tudo aquilo que salta aos olhos.

Disciplinas

  • Introdução e fundamentos: Linha do Horizonte, escorço, silhueta, espaços negativos, ângulos e importância do sketchbook (3h)
  • Aula prática externa: pátio/praça do IED SP e praça Buenos Aires (Desenho de silhuetas, forma e fundo, escorço, elementos urbanos, registros fotográficos com diferentes linhas do horizonte) (3h)
  • Luz e sombra, escala de valor tonal, chiaroscuro, texturas e técnicas de desenho monocromáticas (grafite, aquarela, caneta posca), profundidade atmosférica (3h)
  • Aula prática externa: Casa das rosas, av. paulista. Aplicação das técnicas de luz e sombra (3h)
  • Experiência com Desenho Urbano: Urbansketechers, Sketchcrawl, profissão de ilustrador de arquitetura (3h)
  • Aula prática externa: Centro Cultural São Paulo (Planejamento e experimentação de urban sketch com diferentes processos de criação) (3h)
  • Uso de cor no urban sketch: Técnicas de aquarela e canetas coloridas para urban sketch (3h)
  • Aula prática externa: Praça Vilaboim, Praça Garcia Redondo e Higienópolis (3h)
  • Linguagem e técnicas de urban sketch: Uso de colagem e edição de imagens no sketchbook (Mapeamento e discussão de influências de artistas e arquitetura, personalidade gráfica) (3h)
  • Aula prática: Vila Itororó (Exercícios de colagem, processos experimentais e produção de grande painel coletivo) (3h)

Docentes

Gil Tokio

Eduardo Bajzek

Poderia estar interessado em:

Notícias