Língua

Português

Início

Abril 2023

Frequência

Weekend

Formato

Híbrido

Duração

1 Ano

Coordenador do curso

Meline Moumdjian

Conheça o processo de concepção de uma marca de calçados e bolsas, do planejamento e design estratégico à montagem da coleção.

Mas não é só de paixão que se vive nesse mercado, para isso é necessário conhecer sua história, players, dinâmica de produção e comercialização para aprofundar o conhecimento, com olhar atento às tendências globais para identificar produtos e processos inovadores.

Vamos estimular o desenvolvimento de um olhar sensível, capaz de procurar, detectar e registrar comportamentos e manifestações emergentes. Mas para atender às novas demandas, é preciso viabilizar a concepção de novos produtos e entender como diferentes estratégias de marketing afetam diretamente o resultado de um projeto.

O time de professores do curso Shoes & Bags: Design and Business é formado por profissionais com atuação relevante no mercado nacional e internacional, como Brasil, Espanha, Itália e Estados Unidos. A troca de experiência com esses profissionais possibilita aos estudantes uma aproximação da realidade do mercado.

Informação para decidir

Se você também ama bolsas e sapatos, e quer fazer parte deste mercado, o curso One Year em Shoes & Bags: Design and Business do IED foi feito para você!

O curso prepara o participante para atuar no mercado global, estudando o design do produto conectado com a inovação e as tendências de consumo, conceito de marca e comunicação. O programa tem duração de dez meses, com projetos integrados e interdisciplinares, e parcerias institucionais com grandes marcas de moda para estreitar relações e criar oportunidades reais de acesso ao mercado – sempre com nosso suporte e mentoria.

Com mais de 700 lojas no Brasil, o maior grupo de varejo de calçados femininos fashion da América Latina é parceiro do curso Shoes & Bags — Design and Business do IED.

Há 47 anos, a Arezzo&Co trabalha para identificar comportamentos e necessidades da mulher para despertar seus desejos. Foi assim, buscando entender o universo feminino, que se tornou líder de mercado, reunindo conceito, alta qualidade e design contemporâneo bem definidos em suas seis marcas: Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Alme.

Com a parceria, nossos alunos participam do Módulo Arezzo&Co., com acesso a uma visita técnica imersiva de um dia em seu complexo industrial, no Rio Grande do Sul.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Pensado para profissionais do setor de moda, calçados e bolsas que busquem dominar a prática projetual focada nas principais demandas, seja para produção em escala ou de forma artesanal, para o grande varejo ou segmentos de luxo. O curso Shoes & Bags – Design and Business prepara os participantes para atuar no mercado de calçados e bolsas, da concepção ao design, passando pelo desenvolvimento das peças, conceito da marca, visão estratégica de mercado, utilização das ferramentas de marketing, até a comercialização no varejo.

O curso apresenta o processo de concepção de uma marca e sua coleção de calçados e bolsas, desde o planejamento e design estratégico até a montagem da coleção. Branding e conceito da marca, assim como marketing e comunicação, são elaborados em paralelo com o design do produto, levando em consideração as tendências globais e as experiências de consumo. Conheça os artigos disponíveis no mercado e sua aplicabilidade; as fôrmas e estruturas utilizadas para o planejamento e montagem de uma coleção e desenvolva habilidades de ilustração e desenho digital para criar seus modelos, sketches e apresentações de alto nível.

Marcas de ex-alunos do curso Shoes & Bags – Design and Business: Féder; Alma Shoes; AAreia; Rasteiríssima; Lalá Rossi; Adriana Farina; Estela Brugnolli; Sapatilha Colorida; Carolina Estrela e Jessica Perriello.

No atual contexto mercadológico, a prática da pesquisa é fundamental para expandir a visão e entendimento sobre comportamento e funcionamento do segmento de calçados e bolsas. É preciso estimular o desenvolvimento de um olhar sensível, capaz de procurar, detectar e registrar comportamentos e manifestações emergentes. Mas para atender a novas demandas, é preciso saber viabilizar a concepção de novos produtos e entender como diferentes estratégias de marketing afetam diretamente o resultado de um projeto.

Como parte da experiência de aprendizado no universo das bolsas e calçados proposto pelo curso Shoes and Bags: Design and Business, do IED São Paulo, o módulo internacional na Europa leva os estudantes à Itália para uma imersão técnica no reconhecido selo “Made In Italy“. A programação* conta com visitas às duas das mais importantes feiras do segmento, The Micam e Mipel, que acontecem em Milão, cidade berço da moda e do design. Os participantes vão percorrer as principais lojas das marcas que ditam a moda de luxo mundial para reconhecer as particularidades e excelências dos seus produtos. Na região da Toscana, reconhecida mundialmente por fornecer os melhores artigos em couro do mundo, os participantes farão visitas técnicas monitoradas nas industrias fornecedoras das grandes marcas globais. Em Florença, será elaborada uma imersão na história do calçado e artigos em couro, com a visita aos Museus Ferragamo e Gucci. *A programação da Semana Internacional está sujeita a alteração.

O branding e o conceito da marca, assim como o marketing e a comunicação são elaborados em paralelo com o design do produto, levando em consideração as tendências globais e as experiências de consumo. Saiba quais são os artigos disponíveis no mercado e sua aplicabilidade; as fôrmas e estruturas utilizadas para o planejamento e montagem de uma coleção e desenvolva habilidades de ilustração e desenho digital para criar modelos, sketches e apresentações de alto nível Conheça os elementos formadores do Brand Equity, o processo de criação da marca e estratégias de marketing e comunicação utilizadas para conquistar e formar comunidades de seguidores. Marcas emergentes e inovadoras serão apresentadas aos participantes como casos de estudo, para entendermos a lógica por trás do sucesso.

Semana Internacional

O Curso One Year Shoes & Bags – Design and Business oferece uma intensa experiência internacional nas cidades de Florença e Milão. A programação envolve a visita à The Micam, feira de calçados que acontece semestralmente em Milão, onde empresas e marcas de todo o mundo apresentam ali os produtos que serão tendência global na próxima estação. Outro ponto importante é a visita à Mipel – The Bag Show, evento que traz os principais lançamentos para o segmento de bolsas.

As grandes marcas do quadrilátero de moda em Milão serão visitadas com foco em todos os detalhes, pois são estes que diferenciam o produto e design italiano e o elevam ao melhor acessório de moda em pele do mundo. As ruas e lojas conceito serão exploradas a fim de provocar insights que serão aplicados nos projetos.

As experiências vão além da cidade, pois iniciaremos nossa viagem em Florença, berço dos produtos de alta moda italiana em pele. É na região da Toscana que são produzidas as bolsas e calçados em couro, das marcas de luxo de todo o mundo. A imersão envolve visitas importantes como: a Concept Store Luisa Via Roma, o Museo Ferragamo e o Museo Gucci e sua especial e única loja Gucci Garden.

O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

O curso Shoes & bags – Design and Business foi dividido em 3 fases: Fundamentação Conceitual, Fundamentação Específica e Projetual. As aulas da primeira fase serão ministradas em português, com a participação de professores internacionais, que exercem diferentes profissões na área e lecionam em escolas no exterior. 

Ao longo do curso, será desenvolvido um projeto de coleção levando em consideração produto, branding, perfil do consumidor, tecnologia, assim como exercícios pontuais de criação de produtos, pensando na segmentação do mercado. 

A jornada pelo universo da concepção projetual  de bolsas e calçados chega ao fim com a apresentação da coleção elaborada.

Disciplinas

  • Apresentação do IED + Mentoring (3h)
  • Ambiente de Negócios (6h)

  • Branding Aplicado à Moda (6h)

  • Ambiente de Negócios (6h)

  • Tendência e Comportamento do Consumidor (9h)

  • Marketing Aplicado à Moda (9h)

  • Design Estratégico Aplicado (9h)

  • Tendências de Mercado 1 (3h)

  • Tendências de Mercado 2 (3h)

  • Tendências de Mercado 3 (3h)

  • Desenvolvimento de Produto (9h)

  • Planejamento de Coleção-Bolsas (9h)

  • Planejamento de Coleção-Calçados (9h)

  • Design de Produto 1 (12h)

  • Design de Produto 2 (15h)

  • Técnicas de Representação (9h)

  • Projeto de Coleção (18h)

  • Apresentação do Projeto (6h)

  • Módulo Internacional em Milão e Florença (40h)

  • Módulo Arezzo&Co (8h)

Docentes

Meline Moumdjian

Coordenador do curso

Lais Kantor Caserta

Janiene Santos

Fabrício Saad

Luiz Otávio Abreu

Christian Ullmann

Raul Vieira

Gil Tokio

Tâmara Viegas

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