Língua

Português

Início

Janeiro 2025

Período

Noturno

Formato

Online

Duração

15 Horas

Coordenador do curso

Leo Aragão

Preço

8 parcelas de R$605,63

O foco no comportamento do usuário permite que os alunos tenham acesso a teorias, com aulas em modelos de workshop e muitas aplicações práticas.

Data de início: 18/01/2024, terça e quinta, das 19h às 22h.

A combinação de ciências comportamentais e design de produto ajudam a sermos mais assertivos nas soluções propostas, uma vez que sejam consideradas com maior profundidade questões sobre psicologia humana e funcionamento do cérebro no desenho das soluções.

Descubra como o comportamento é regido por nosso sistema nervoso: os construtos da atenção, aprendizagem e sua relação com o design e a experiência do usuário; os construtos da memória, linguagem e pensamento e suas relações com a experiência do usuário; e os construtos da tomada de decisão e suas relações com a experiência do usuário e fechamento geral sobre UX e a cognição e como o comportamento influencia diretamente o uso de produtos.

O curso Neurociência, Design e Comportamento do Usuário é coordenado por Leonardo Aragão Silva, pesquisador em design no Banco Itaú e especialista em neurociências e psicologia aplicada.

 

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Neurociência, Design e Comportamento do Usuário!

O curso Neurociências, Design e Comportamento do Usuário tem aulas online, onde dinâmicas de workshop e exposição de conteúdo se misturam com exercícios práticos sobre cases de mercado para aplicação do conteúdo teórico.

 

Este curso possui formato online, seguindo um cronograma pré-determinado, e as aulas ocorrem ao vivo por meio de vídeo-chamadas.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Feito para estudantes de design, product designers, UX researchers, product managers, o curso de extensão apresenta conteúdo que beneficia o aprendizado de lógicas relacionadas ao comportamento humano, com o objetivo de melhorar produtos desenvolvidos e a experiência por eles propostas.

O curso também é voltado para quem atua com produtos digitais, tem formação em desenho industrial, design ou áreas correlatas, e para quem também quer conhecer processos de design, como o duplo diamante, e tem interesse em aprendizados relacionados à psicologia humana e comportamento.

 

O objetivo do curso Neurociência, Design e Comportamento do Usuário é colocar os alunos em contato com dinâmicas de ciências comportamentais a fim de desenvolver habilidades para aplicação de sessões de workshop e análise de produtos digitais, buscando oportunidades de evoluções e melhorias de produtos usando aprendizados das ciências comportamentais.

O foco na prática é um diferencial deste curso, no qual os alunos terão acesso a teorias, mas as aulas vão se desenvolver em modelos de workshop com bastante aplicação prática.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso Neurociências, Design e Comportamento do Usuário aborda comportamento e cognição, os principais conceitos e suas relações, com aplicação prática de frameworks para analisar e diagnosticar comportamentos de pessoas que usam produtos e serviços, e uma introdução sobre o universo da neurociência, da psicologia cognitiva, do design centrado no usuário e as principais disciplinas relacionadas.

A partir de um diagnóstico, vamos criar o planejamento de um experimento usando como base diferentes insights de comportamento humano.

Disciplinas

  • Neurociências, design centrado no usuário, comportamento e cognição, os principais conceitos e suas relações (3h)

  • Aplicação prática: Frameworks para analisar e diagnosticar comportamentos de pessoas que usam produtos e serviços (3h)

  • O que é cognição? Atenção, aprendizagem, memória, linguagem e tomada de decisão (6h)

  • O que é um experimento? Aplicação prática: a partir de um diagnóstico anterior, criar o planejamento de um experimento usando de base insights do comportamento humano (3h)

Docentes

Leo Aragão

Coordenador do curso

Dizem sobre nós

“Eu também adorei o curso. São muitas informações que eu vou pesquisar de acordo com o material. Melhor ainda é poder aplicar as ferramentas na nossa rotina e poder repensar nos nossos processos.”

Lorena Ramos Santos

“Professor, quero agradecer MUITO! Parabéns e obrigado pelas excelentes aulas, aumentaram mais ainda a minha vontade de seguir na Neurociência.”

Rafael Rafaelli

“[…]Didática impecável e conteúdo riquíssimo! […]Tinha dificuldades de encontrar cursos do tema aqui no Brasil, fiquei super feliz quando encontrei esse e agora mais feliz ainda depois de todas as aulas. Ansiosa para levar todo o conhecimento e aplicar no meu dia a dia!”

Laura Moll

“Leo, gostaria de agradecer pelas aulas e todo o conhecimento que adquiri aqui. O conteúdo é realmente desafiador, porém você o trouxe de forma acessível e compreensível. Obrigada pelo seu comprometimento e dedicação conosco. Sucesso!”

Mariana Foz

Poderia estar interessado em:

Notícias