Língua

Português

Início

Setembro 2024

Período

Noturno

Formato

Online

Duração

57 Horas

Coordenador do curso

Andréa de Paiva

Preço

8 parcelas de R$ 605,63

Uma oportunidade única para se envolver de maneira aprofundada com a aplicação das neurociências ao design de interiores.

Data de início: 26/09/2024, terças e quintas, das 19h às 22h.

Os avanços técnicos no campo das neurociências levaram ao surgimento da neurociência aplicada à arquitetura e ao design. Esse campo interdisciplinar busca se basear nos estudos científicos sobre o cérebro e comportamento para entender como a relação indivíduo-ambiente e como, a partir de tal conhecimento, podemos criar espaços melhores e mais saudáveis.

Por ser um campo ainda novo e interdisciplinar, que ainda não foi incorporado aos cursos de graduação, o mercado carece de profissionais capacitados. A demanda por parte do mercado cresceu e foi acelerada pelas mudanças trazidas pela pandemia. Com os níveis de stress e ansiedade da população crescendo e com a pirâmide etária se invertendo, os insights trazidos por essa nova área de conhecimento se tornam ainda mais relevantes.

Ao longo do curso Interiores e Neurociência: Design focado em Pessoas, os participantes vão desenvolver habilidades como empatia com os diferentes tipos de usuários dos ambientes. Com isso, ao final do curso, os estudantes terão um entendimento aprofundado sobre como determinadas características do ambiente afetam seus usuários e saberão aplicar diferentes estratégias de projeto com foco na experiência do usuário e no seu bem-estar de longo prazo.

 

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Interiores e Neurociência: Design focado em Pessoas.

Com aulas expositivas, análises de casos e exercícios de aplicação em projetos, o curso Interiores e Neurociência: Design focado em Pessoas tem como objetivo principal apresentar, discutir e aplicar o design baseado em evidências científicas no processo projetual do design de interiores.

Desenvolva habilidades como empatia com os diferentes tipos de usuários dos ambientes e tenha um entendimento completo sobre como as características de um ambiente podem afetar seus usuários.

 

Este curso possui formato online, seguindo um cronograma pré-determinado, e as aulas ocorrem ao vivo por meio de vídeo-chamadas.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso Interiores e Neurociência: Design focado em Pessoas é pensado para atender profissionais do design de interiores que buscam entender como seus projetos podem afetar os usuários e como criar espaços mais eficientes e saudáveis através do design baseado em evidências científicas.

O curso aborda o momento atual do design de interiores e seu papel para a sociedade, com uma introdução às neurociências (sistema nervoso, cérebro e comportamento, emoções e sentimentos, percepção e sentidos, neuroplasticidade, memória e aprendizado).

As aulas são ministradas por profissionais de arquitetura, urbanismo, design, neuromarketing, neurociências, psicologia e com experiência e atuação internacional relevante para os estudos em sala.

Sob a ótica da neurociência, o curso também propõe uma introdução às cores (percepção das cores, seus efeitos universais, cuidados com generalizações, indução de percepção, sua subjetividade, aplicações para criação de atmosferas e estudo de casos no design de interiores.

Programa de Estudos

O curso oferece uma abordagem inovadora ao design de ambientes, combinando princípios de design com insights da neurociência. Por meio de disciplinas como "Projetando com Foco no Ser Humano" e "Cores no Ambiente", os alunos exploram como o ambiente físico pode influenciar o bem-estar humano. O curso também aborda iluminação integrativa, experiência multisensorial do usuário e design universal para promover espaços inclusivos e acessíveis. Ao final, os alunos estarão preparados para criar ambientes que promovam o bem-estar e a qualidade de vida.



Programa e Disciplinas

  • Projetando com Foco no Ser Humano (9h)

  • Introdução às Neurociências Aplicadas (6h)

  • Cores no Ambiente (6h)

  • Design Biofílico (6h)

  • Iluminação Integrativa (6h)

  • Conexão com o Ambiente: Ambiência, Cultura e Memorias Afetivas (6h)

  • Experiência Multisensorial do Usuário (UX) (6h)

  • Bem-Estar nos Ambientes (6h)

  • Design Universal: Inclusão, Acessibilidade e Neurodiversidades (6h)

Docentes

Andréa de Paiva

Coordenador do curso

Bia Rafaelli

Danni Couto

Heloisa Dalari

Poderia estar interessado em:

Notícias