Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Tiziano Guardini

Combine sua inspiração com os estímulos externos e expresse sua ideia de moda no bacharelado em Design de Moda em Roma

Crie e realize peças que comunicam a essência das pessoas com o bacharelado em Design de Moda em Roma. Aprenda a projetar ideias e a realizar coleções de moda, roupas e acessórios, que deem espaço à sua criatividade e mostrem sua visão de moda. 

Durante os três anos de curso, você aprenderá a seguir com dedicação todas as etapas do processo criativo do design de moda, mas também a abrir-se com curiosidade às linguagens e influências de outros setores, conectando-as aos códigos tradicionais do mundo da moda. Você traçará um percurso onde poderá exprimir a paixão pelo setor e sempre atualizado com as últimas tendências.

Durante os três anos do curso de Design de Moda em Roma, você aprenderá como abordar todos os aspectos da profissão com disciplina e organização. Trabalhando de maneira transversal, você aprenderá como exercer diferentes funções em um departamentos de estilo e em empresas: da pesquisa de tendências ao projeto, da realização prática à comunicação de produtos e desenvolvimento de coleções. Além de competências estilísticas e criativas, você aprenderá a criar produtos inovadores, com atenção à qualidade, ao posicionamento no mercado e que contem uma história.

Informação para decidir

O curso para aprender a realizar uma coleção, desde a criação do modelo ao desfile

O curso de Design de Moda em Roma foi concebido para acompanhar você no desenvolvimento de competências e técnicas relacionadas a diferentes tipos de coleções (feminina, masculina, tecidos, acessórios) e na criação de protótipos. Começaremos com as disciplinas de base, onde você aprenderá as técnicas de modelagem e costura, a tecnologia dos materiais e sua fabricação, depois passaremos às técnicas de desenho e ilustração de moda, até chegar ao processo de produção de peças de vestuário e acessórios de fato.

Você construirá uma base cultural e teórica fundamental da profissão: analisaremos a linguagem da moda como um fenômeno histórico, artístico e social; como um fluxo de tendências e sinais, como uma narrativa criativa e visual e, finalmente, como um sistema econômico, com uma cadeia de produção e processos de marketing e comunicação específicos para o setor. Você desenvolverá uma visão completa do produto e aprofundará seus conhecimentos de design e técnicos com programas especializados em 3D têxtil e de vestuário. 

O objetivo do curso de Design de Moda em Roma é fornecer a você todas as ferramentas para projetar uma coleção de vestuário, acessórios ou tecidos, que seja original e reflita as necessidades do mercado. No projeto de conclusão, você criará sua própria coleção, onde você poderá testar suas habilidades projetuais e aprimorar sua singularidade expressiva e estilística, além de transmitir sua ideia sobre o design de moda.

O curso de Design de Moda em Roma destina-se às pessoas que, como você, desejam dar forma à própria criatividade criando uma coleção de roupas e acessórios. Se a moda é o local onde você se sente você mesmo expressando as suas ideias e se você tem uma grande curiosidade de aprender novas habilidades e técnicas, esse curso é para você.

Não importa qual seja sua formação, ao longo dos três anos você aprenderá o método e participará de diferentes atividades: desde o trabalho manual, passando pelo desenho, a modelagem e a costura, bem como os temas teóricos, chegando até programas 3D, que abrirão um mundo de possibilidades e caminhos inexplorados.

Mais do que um conhecimento prévio, será importante que você traga na sua bagagem o empenho, a dedicação e a determinação para atingir seus objetivos; a paixão, necessária para alcançar os resultados esperados e superar os obstáculos; e a disciplina, útil para concluir os projetos nos limites estabelecidos. Por fim, o curso de Design de Moda em Roma visa garantir que você identifique, com a ajuda do corpo docente que estará sempre ao seu lado, suas qualidades, seus limites e quais estratégias colocar em prática para superá-los.  

O curso de Design de Moda em Roma está entre os cursos mais interessantes do setor de moda: nessa sede, a costura, uma atividade muito difundida na capital italiana, ganha lugar tanto nas propostas metropolitanas típicas do street fashion como na alta costura. Neste curso, você também terá a oportunidade de ser acompanhado de perto pelos professores e viverá em um ambiente estimulante e, ao mesmo tempo, apartado da competitividade de outras cidades. Você será inspirado pelo estilo dos grandes designers de moda: não é uma coincidência que os diretores criativos mais importantes do momento tenham construído sua carreira nessa cidade.

Graças ao intercâmbio e relacionamento que o IED mantém com empresas e instituições da região, você participará de inúmeros projetos extra-curriculares. Você terá a possibilidade de experimentar na prática, junto com seus colegas de curso, coleções cápsula, microcoleções, desfiles de moda. Você também colaborará de forma interdisciplinar com estudantes de outros cursos do IED em um processo de aprendizagem que absorve e assimila diferentes influências, o laboratório vivo de sua construção como profissional.

O curso de Design de Moda em Roma tem como objetivo fornecer a você todos os conhecimentos teóricos e contextuais específicos e as habilidades técnicas e metodológicas para entrar na indústria da moda com toda a confiança. Um setor que, devido às suas contínuas e rápidas transformações, requer profissionais com uma abordagem projetual flexível, que sejam capazes atuar em diferentes áreas dentro de um processo multiforme. 

Desde o primeiro dia de curso de Design de Moda em Roma, te acompanharemos em sua trajetória profissional, organizaremos periodicamente o Career Day, onde você poderá se apresentar às empresas e poderá receber um feedback concreto sobre seus projetos. O curso é estruturado de tal forma que, ao final do período de três anos, você poderá se propor a empresas ou iniciar uma carreira independente como Designer de Moda, Designer de Acessórios, Designer Gráfico de Moda, Desenvolvedor de Produto, Gerente de Produto, Fashion Forecaster, Ilustrador de Moda.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, nós te ensinaremos as ferramentas técnicas, culturais, mas, acima de tudo, metodológicas e projetuais que serão a base de sua formação.  Você testará suas habilidades manuais e estudará matérias como a História da moda, História da arte e Semiótica, que servirão para dar uma panorama aprofundado do setor e desenvolver seu pensamento crítico.

ESTILO, HISTÓRIA DA ARTE E DOS COSTUMES
METODOLOGIA DE PROJETO
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
HISTÓRIA DA MODA 1
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO 1
CULTURA TÊXTIL 1
DESIGN DE MODA 1
ANATOMIA DA IMAGEM
SEMIÓTICA DA ARTE 1



segundo ano

No segundo ano, você aprofundará os temas teóricos já abordados no ano anterior, aprenderá novos temas e colocará em prática o que aprendeu. Você compreenderá a importância da base teórica durante as atividades de laboratório e projetos e o quanto ela pode te auxiliar no desenvolvimento de um pensamento estratégico original e inovador.

HISTÓRIA DA MODA 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
MODELAGEM 2
PROJETO GRÁFICO 2
CULTURA TÊXTIL 2
DESIGN DE MODA 2
SEMIÓTICA DA ARTE 2
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
LÓGICA E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 1



terceiro ano

Durante o terceiro ano, nos concentraremos no estudo aprofundado das matérias e atividades relativas às fases mais avançadas de projeto. Você se dedicará ao seu projeto de conclusão, que será uma representação concisa de seu percurso e de sua identidade como designer de moda. O último ano será concentrado na criação de sua coleção, que incorpora seu estilo e é o cartão de visita das habilidades e da autonomia que você adquiriu ao longo do curso.

MODELAGEM 3
DESIGN DE MODA 3
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
LÓGICA E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 2
TEORIA E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL
DESIGN DE MODA 4

Docentes

Tiziano Guardini

Coordenador do curso

Paola Pattacini

Textile Researcher e Development Manager

Carmine Distefano

Designer de Moda

Bonizza Giordani Aragno

Autora de textos sobre a história do traje e da moda

Alessio Tommasetti

Enrico Petti

Arquiteto e Designer de Vídeo

Simona Petrollini

Diretora de Arte

Alessandra Lanna

Stefano Dominella

Presidente da Maison Gattinoni Couture

Pier Daniel Procopio

Tiziana Melchiorri

Paola Ungaro

Laura D'Ancona

Salvatore Nicosia

Giulia Rossi

Maddalena Libertini

Antonio Capobianco

Anna Sampietro

Sofia Piomboni

Nicola Righi

Maria Cristina Silvestrini

Stefano Cassio

Carmen Palumbo

Luigino Piccolo

Docente

Antonio Piccirilli

Designer de Moda

Eleonora De Martini

Simona Filippini

Notícias