Língua

Português

Início

Abril 2024

Período

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

400 Horas

Coordenador do curso

Ana Cotta

Preço

24 parcelas de R$ 1.472,17

Aprenda a criar marcas capazes de solucionar problemas reais, do modelo de negócio ao marketing estratégico, para transformar sociedades.

Data de início: 24/04/2024, segundas e quartas, das 19h às 22h.

Toda marca tem uma história, elaborada a partir de um conjunto de estratégias próprias e estudos aprofundados sobre origens, de modo a transmitir com naturalidade valores, missão e personalidade. Quando pensamos em Branding, imediatamente lembramos de marcas cuja comunicação é única e se destaca em meio a tantos posicionamentos semelhantes.

A construção de um posicionamento sólido e coeso determina a forma como uma marca será recebida, identificada e lembrada pelos consumidores. A pós-graduação de Branding propõe uma atualização para os novos ritmos do mercado e em ressonância com a atualidade, trazendo metodologias ágeis para a condução das disciplinas, princípios de ESG, com foco em equidade, para o centro do debate de gestão de marcas e a inteligência artificial como realidade e como uma das ferramentas de construção.

Para saber apresentar uma marca e acessar sua personalidade é preciso aliar dados concretos, estratégia e uma boa dose de criatividade. A pós em Branding nasce com a proposta de fornecer um olhar contemporâneo, colaborativo, humanizado e aberto para trabalhar os principais conceitos, estratégias relevantes para negócios e ferramentas acessíveis, conectadas às práticas atuais do mercado. 

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Branding!

O curso terá uma marca como parceira, que será o projeto real a ser desenvolvido ao longo do curso. Os alunos e alunas lidarão com questões teóricas, praticas e emocionais que ajudarão no processo de aprendizagem e de entendimento do que é fazer um projeto de Branding.

Através de um olhar contemporâneo, colaborativo e aberto, vamos trabalhar o Branding, suas estratégias, desenvolvimentos, relevância para negócios e ferramentas de forma acessível e totalmente conectado com a sua prática na vida real. Dessa forma, potencializamos os alunos para o mercado de trabalho, gerando a habilidade de se manterem atualizados para fazer parte do seu tempo.

O curso tem como objetivo entregar um mapeamento de mercado, segmento de atuação, entendimento de público e definição de necessidades e características comportamentais de público contemporâneo, com análises de tendências contemporâneas de comportamento, estratégias de marca que definem quem é essa marca, qual sua essência.

Domine ferramentas e técnicas para capturar e tangibilizar em estratégias o que é uma marca, para que criar diretrizes estratégicas que servem como balizadoras para tomada de decisões. 

 

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso é voltado para profissionais das áreas de marketing, administração, comunicação e design com olhar estratégico, assim como interessados em atuar na criação e gestão de marcas de forma criativa e contemporânea. 

Profissionais que atuam nas áreas de design ou redação podem assumir um papel estratégico ao dispor de um amplo acervo de ferramentas, habilidades e competências reais, desenvolvidas, potencializadas e colocadas em prática nos projetos ao longo do curso.

O Branding facilita a vida no início e no fim do dia, e te ensina a encontrar o propósito de marca, causas, valores e personalidade, assim como suas plataformas, essência e expressões de marca – quando ela ganha forma, identidade visual, verbal e tom de voz. A pós apresenta uma jornada de aprendizado para profissionais de diversas áreas, para:

 

  • Fazer uma imersão e desenvolver conhecimento profundo em Branding no cenário de negócios e comportamentos humanos dos tempos atuais;

  • Saber desenvolver e ter capacidade analítica de projetos de Branding;

  • Entender o que é uma marca e seu papel na sociedade, nos futuros e na vida das pessoas;

  • Compreender como uma marca de alto valor para seus públicos é construída, identificada e gerida;

  • Ser profissional de seu tempo, com práticas agéis, inclusivas e tecnológicas;

  • Construir portifólio e adquirir mais experiência prática e real na área;

  • Ter oportunidades de acesso, relação com profissionais da área, e entendimento do mercado;

  • Ter uma experiência de estudo de Branding no exterior.

Módulo Internacional - O Branding e o Posicionamento de Marcas: estudo guiado sobre o segmento de museus e seus players

Durante o Módulo Internacional, serão realizadas visitas a alguns dos principais Museus da cidade de Milão para uma imersão estratégica no segmento e estudo de seus posicionamentos de marca. Além da teoria dada em sala de aula por uma professora local, vamos conceituar o que é ser um museu “Made in Italy", vivenciar e analisar as diferentes experiências, expressões e artefatos de cada museu, através das perspectivas de: tom de voz, identidade gráfica e arquitetônica, brand senses, site, app e sítio, atendimento, exposições, amenidades (café, souvenir shop etc) e toda a vivência periférica ao museu. Tudo isso guiado por um tool kit desenvolvido especialmente para o módulo.

Conteúdos abordados:

Posicionamento de Marcas e suas estratégias

Apresentação das principais tendências de posicionamento de marcas, adequações a outras estratégias de Branding, análise de momento em que um projeto de (re)posicionamento deve acontecer e imersão em táticas de implementação.

Visitas técnicas com análises presenciais

Visitas em grupo a alguns dos principais museus, guiadas por ferramentas de análise e (des)concordância de marcas + reuniões diárias de consolidação das percepções e saberes adquiridos no dia.

Posicionamentos futuros desejáveis

Produzir cenários faz parte de todo planejamento estratégico, porém estes cenários, em sua maioria são projetados baseados em performances passadas e algumas certezas futuras. Agregar o pensamento abdutivo e perguntar “E se?” é uma forma de se construir novas narrativas e posicionamentos possíveis visando explorar novas áreas com novos produtos e serviços.

Workshop de conclusão

Para conclusão do Módulo Internacional de Milão é proposto um workshop onde os alunos irão sintetizar os conteúdos e através da conexão entre os olhares de cada um, consolidar possíveis desalinhamentos de marcas, matrizes de posicionamento para o segmento e oportunidades de negócios com novos produtos, serviços e posicionamentos.

Profissionais estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

A pós-graduação em Branding aborda comunicação e cultura de marca, com pesquisas em campo para coletar dados importantes para os projetos que serão realizados. O curso possui três disciplinas principais, que são os pilares do aprendizado: Investigação e Diagnóstico, Estratégia de Marca e Expressão de Marcas.

Em Investigação e Diagnóstico, vamos estimular os instintos e habilidades de pesquisa e análise dos estudantes para que desenvolvam práticas que vão ajudá-los ao longo de toda a jornada. 

Nas disciplinas “Estratégia de Marca” e “Expressão de Marcas”, vamos pensar o universo das marcas a partir dos dados levantados e avaliar quais os melhores caminhos para a comunicação e as melhores formas de expressá-la.

O curso propõe a elaboração de quatro projetos com foco em: coolhunting e trends mindset; arquétipo de marcas; branding aplicado e transformação digital. Vamos desenvolver um projeto de marca pessoal e, para o TCC, realizaremos parceria com grandes empresas, marcas ou organizações.

Módulo I

  • Introdução ao Branding (21h)
  • Os futuros do trabalho (36h)
  • ESG (24h)

Módulo II

  • Investigação e Diagnóstico de Marca (69h)
  • Estratégia da Marca (69h)
  • Expressões da Marca (69h)

Módulo III

  • Comunicação da Marca (27h)
  • Cultura de Marca (30h)
  • Personal Branding (18h)
  • TCC (37h)

Docentes

Ana Cotta

Coordenador do curso

Carlos Denisieski

Caio Esteves

Daniele Aragão

Gláucia Neves

Lívia Boeschenstein

Nathália Basil

Rafaela Bastos

Susana Arbex

Dizem sobre nós

Módulo Internacional alunos IED

O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.

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