Língua

Português

Início

Maio 2024

Período

Noturno

Formato

Presencial

Duração

230 Horas

Coordenador do curso

Yamê Reis

Preço

15 parcelas de R$ 1.423,81

Conheça as áreas de atuação dentro do design de moda, em produto, pesquisa, comunicação e gestão de negócios.

Data de início: 06/05/2024, segundas e quartas, das 19h às 22h. Sábados das 09h às 16h.

O mercado de moda amadureceu e não basta apenas vender roupas: é preciso entender posicionamento, pensar identidade e buscar inovação no design e no branding. Para atuar no mercado da moda é preciso dominar habilidades como pesquisa, marketing, branding, mídias sociais, direção criativa e ilustração, além de conhecer o mundo da moda por meio de um diálogo com a cultura de nosso tempo e outras áreas de conhecimento.

Com uma proposta única e completa, o curso de Design de Moda busca a formação de profissionais para atuarem em um dos mercados mais ativos e inovadores do mundo. Você terá a oportunidade de criar e assinar sua própria coleção ao lado de professoras e professores reconhecidos no mercado, aptos para auxiliar durante as aulas e direcionar sua jornada de aprendizado. 

Além de práticas projetuais e um photoshooting em parceria com uma marca de moda escolhida pela instituição, as aulas apresentam técnicas introdutórias de ilustração, para planejar, desenvolver e finalizar a construção da sua própria coleção autoral.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Design de Moda!

Para atuar no mercado da moda e se manter atualizado sobre os últimos acontecimentos e tendências, é preciso dominar diferentes habilidades, como: pesquisa, marketing, branding, mídias sociais, direção criativa e ilustração. Conheça o mundo da moda por meio de um diálogo com a cultura de nosso tempo e outras áreas de conhecimento, e desenvolva habilidades necessárias ao empreendedorismo, como análise de cenários e mercados, competências, identificação de colaboradores e planejamento para inovação e diferenciação do seu negócio de moda.

O curso One Year em Design de Moda tem uma abordagem sistêmica e holística sobre o mercado e sobre a atividade do profissional que atua nesta área, com professores especializados e atuantes nas áreas relacionadas às disciplinas do curso, para que os participantes se desenvolvam de maneira transdisciplinar, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, ou mesmo de empreender em projetos autorais.

Além de práticas projetuais sobre o que é ser stylist e um photoshooting para mídias sociais em parceria com uma marca de moda escolhida pela instituição, as aulas do curso Design de Moda do IED Rio aliam teoria e prática para que você conheça técnicas introdutórias de ilustração, assim como noções básicas de modelagem e saiba escolher materiais têxteis para planejar, desenvolver e finalizar a construção da sua própria coleção autoral, que será apresentada em forma de desfile no final do curso.

 

Este curso possui formato presencial, seguindo um cronograma pré-determinado. As aulas presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Visitas externas também podem ser parte das aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Planejado para receber profissionais de diversas áreas que querem entrar para o mundo da moda, assim como empreendedores e entusiastas, que procuram construir um portfólio com projetos reais, aprofundar seus conhecimentos na área e ampliar seu network para atuar como consultores e estilistas.

Curiosidade investigativa e capacidade de correlacionar diferentes movimentos globais e locais são habilidades importantes para quem deseja atuar com Design de Moda. 

Além de aprender a definir seu público, tema de coleção, cartela de cores, materiais têxteis, técnicas de beneficiamento e mix de produtos, de modo a criar coerência e autenticidade nas coleções, você também terá acesso aos melhores fornecedores para criar um projeto temático que corresponda às suas expectativas.

Com aulas teóricas online, faremos exercícios para aguçar sua intuição e senso crítico na hora de analisar cenários reais que influenciam comportamentos sociais e de consumo, além de contextualizar alta costura, prêt-à-porter, cultura pop, 4ª revolução industrial e anti-moda ao panorama atual da moda brasileira. 

Também olharemos para o cenário atual da indústria da moda pela ótica dos impactos socioambientais causados, e analisar a partir da conscientização dos legados das culturas afro-indígenas, a identidade da moda brasileira a fim explorar de forma crítica temáticas como apropriação cultural e antirracismo.

Módulo Internacional

O programa internacional busca trazer, através de conteúdos específicos, o universo do varejo internacional dominado pela tecnologia digital e os novos valores de governança socioambiental que transformaram as formas e os conteúdos da comunicação das marcas com sua audiência. Durante o percurso em Milão, que acontecerá na prestigiada Semana de Moda, vamos explorar como as marcas europeias têm vivido e enfrentado com criatividade e inovação as rápidas mudanças do mercado.

Conteúdos abordados:

Fashion Styling
Stylists são hoje grandes propagadores e comunicadores das marcas e celebridades. Iremos examinar qual é o seu papel na criação da imagem de moda veiculadas pelas marcas e imprensa especializada. De que forma o stylist trabalha associado ao buyer e ao criador pensando estratégias para alavancar produtos? O curso vai apresentar cases de diversas marcas e campanhas, estabelecendo conexões entre a moda e as diferentes áreas da cultura.

Fashion Branding
Iremos abordar como o processo de construção e gestão de marcas é fundamental para gerar diferenciação em cenários competitivos, como o da indústria da moda. Vamos mostrar como fashion brands europeias elaboram suas estratégias para se posicionarem como marcas de relevância no contexto mundial. Discutiremos os desafios dos profissionais que trabalham com Branding no atual cenário de grandes mudanças no comportamento de consumo, focando especialmente nas estratégias que contemplem ações para a interação das marcas com seus públicos no universo on-line.

Retail Tour 
Iremos examinar como as marcas europeias buscam diferenciais no setor do varejo. Visitas guiadas às lojas e showrooms com foco no design de interiores, visual merchandising e modelo de negócio. Compreensão das lojas como espaços híbridos com interseções entre design, moda, arte, arquitetura, varejo, história e consumo. Faremos visitas à Fundação Prada, Museu Giorgio Armani, Galeria Vittorio Emanuelle, lojas de departamento, brechós e outros estabelecimentos para ancorar conteúdos de aulas. Visitas agendadas nos principais museus de moda e design, assim como acompanhar a street style da cidade durante a Semana de Moda de Milão, serão complementos importantes para um mergulho no cenário cultural da cidade.

Professores estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso Design de Moda foi estruturado em 3 módulos. No primeiro, vamos contextualizar a moda e sua indústria a partir de uma análise da relação com as artes, cultura e sociedade, além de abordar temas como sustentabilidade e economia.

Os tecidos entram no 2º módulo, quando teremos contato com materiais têxteis, práticas de costura e processos de desenvolvimento e gestão de coleções.

Nesta etapa, vamos materializar um produto criado por você para então, no 3º e último módulo, combinar conceitos de imagem de marca e branding às aulas práticas de styling e fotografia para desenvolver em conjunto um photoshooting para mídias sociais em parceria com uma marca de moda escolhida pela instituição. 

  • Aula Inaugural (3h)

  • Banca de projetos (6h)

  • Branding e MKT (6h)

  • Cultura de Moda - Comportamento (6h)

  • Cultura de Moda - Arte (9h)

  • Desenho de Moda (24h)

  • Desenvolvimento de coleção-projeto (36h)

  • Estamparia (12h)

  • Gestão de Moda (6h)

  • Imagem de Moda (9h)

  • Materiais Têxteis (9h)

  • Moda e Sustentabilidade (6h)

  • Moulage (21h)

  • Narrativas Afro Indígenas (12h)

  • Styling Photo Shooting (6h)

  • Projeto Individual de Coleção (26h)

  • Projeto Moulage | upcycling (12h)

  • Styling (12h)

  • VM (9h)

Docentes

Yamê Reis

Coordenador do curso

Carla Lemos

Cynara Lourenço

Daniele Amaral

Eleonora Alves

Jaqueline Nogueira

Juliana Neves

Julia Vidal

Lilyan Berlim

Maya Marx

Marta Zollinger

Mariana Mansur

Paula Ritto

Rick Yates

Veronica Araujo

Dizem sobre nós

Módulo Internacional alunos IED

O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.

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